60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL: UMA VISÃO PROGRESSISTA DA TEIÚ INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, (VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA).

Nailton Oliveira Almeida1
Núbia Oliveira Almeida2

1. Graduando em Administação-Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – UESB
2. Pós-Graduanda em Análise do Espaço Geográfico-Departamento de Geografia – UESB


INTRODUÇÃO:
O novo contexto econômico caracteriza-se por uma rígida postura dos clientes, voltada à expectativa de interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado, e que atuem de forma ecologicamente responsável (TACHIZANA, 2002). Frente a essa realidade as empresas brasileiras estão aderindo aos avanços da ciência e da tecnologia no estabelecimento de uma nova ordem econômica, social e ambiental. A partir dos anos 60 e 70 surge uma nova consciência ambiental, mas é na década de 80 que as organizações começam a atribuir os gastos destinados a proteção ao meio ambiente como futuro investimento, e paradoxalmente, como vantagem competitiva não só no mercado interno como externo. Igualmente, a responsabilidade social que emerge na década de 90 também através de uma estratégia de assistência a sociedade engloba-se nessa esfera de gestão empresarial. Assim este estudo tem o objetivo de analisar a importância das ações de Responsabilidade Sócio-ambiental exercida pela Teiú Indústria e Comércio Ltda.

METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado em dois momentos, no primeiro, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a Gestão Ambiental e Responsabilidade Social no Brasil para ampliar a compreensão sobre o tema e buscar subsídios teóricos para esse estudo, bem como traçar algumas classificações de empresas indústrias brasileiras que estão se inserido na Lei de Responsabilidade Sócio-ambiental para ter um parâmetro dessas novas transformações. No segundo momento foi realizada uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso. As informações foram coletadas por meio de registros documentais e fotográficos. Através dos dados gerados pela Teiú Indústria e Comércio Ltda foi possível avaliar e confrontar a aplicabilidade das ações da empresa com o que é proposto a sociedade e ao meio ambiente.

RESULTADOS:
Caminhando sempre dentro de uma visão progressista, a Teiú faz parte do grupo de empresas que entende a Lei de Responsabilidade Social como um novo conceito organizacional a nível mundial que é uma exigência da modernidade. A Teiú antes da sua automação desenvolveu alguns serviços manuais terceirizados pelos detentos do Presídio Nilton Gonçalves. Atualmente vem desenvolvendo várias ações, como o apoio a creches e orfanato. Os resíduos sólidos gerados pelo processo produtivo são destinados ao projeto Recicla Conquista que reúne em torno de 106 catadores que estão aliados a um sistema de cooperativismo. A sociedade também conta com uma atividade conhecida como Futebol é Limpeza, que foi desenvolvida para incentivar e apoiar projetos que tenham a finalidade de ajudar as crianças e jovens carentes. Além disso, desenvolve um trabalho de conscientização ao combate a dengue, onde consta em todas as embalagens dos produtos de higiene e limpeza um selo de orientação preventiva para evitar a propagação do Aedes aegypti. E ambientalmente a Teiú mantém uma área de 500 mil árvores com o objetivo de suprir os processos produtivos sem comprometer a natureza.

CONCLUSÕES:
Partindo desse novo paradigma, as empresas com o intuito de acompanhar as mudanças, estão abdicando da dominação em busca de parcerias e revendo a ideologia do crescimento econômico para a ideologia do social e da sustentabilidade ambiental, é uma maneira de conversão do pensamento mecanicista para o pensamento sistêmico, ou seja, perceber o mundo não como máquina, mais como um sistema vivo. Através desse pressuposto, pode-se inferir que as ações da Teiú estão voltadas ao exercício da cidadania e do desenvolvimento sustentável, além de atender as necessidades dos seus clientes sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. E as suas atitudes não só se restringem aos seus benefícios, mas toda a matéria-prima adquirida vem de fornecedores que respeitem a legislação ambiental.



Palavras-chave:  Gestão Empresarial, Investimento, Responsabilidade Sócio-Ambiental

E-mail para contato: nailtonoliveira@hotmail.com.br