60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

ATLAS GEOGRÁFICOS MUNICIPAIS EM MEIO ANALÓGICO – UMA PROPOSTA PARA CÁCERES–MT

Ronaldo José Neves1
Carla Bernadete Madureira Cruz2
Sandra Mara Alves da Silva Neves1

1. Depto. de Geografia - Campus de Cáceres - Universidade do Estado de Mato Grosso
2. Departamento de Geografia - Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ


INTRODUÇÃO:
Este estudo objetivou modelar um atlas municipal, na forma de estudo de caso, que minimize o nível de abstração na leitura, interpretação e representação do espaço local e global, por parte dos alunos em sala de aula dos diferentes níveis de ensino (infantil, fundamental e médio). Buscou-se também, contribuir com a formação inicial (licenciatura plena) e continuada dos professores que estão atuando na área de geografia, enfocando a importância da investigação da realidade em que a comunidade escolar encontra-se inserida, assumindo a pesquisa como ponto de partida para a construção do conhecimento. Nesse sentido, a meta é subsidiar, tanto conceitualmente como metodologicamente, o trabalho dos professores, a partir de um material de apoio (modelo de atlas) que os estimulem a ensinar Geografia de maneira significativa. O material produzido poderá ainda, ser utilizado por órgãos e/ou instituições que direta ou indiretamente são co-responsáveis pela formação dos cidadãos. Estes últimos têm grande poder de influência neste campo, através, por exemplo, dos meios de comunicação de massa, que incluem a mídia falada, escrita, televisionada e digital. A área de estudo foi o município de Cáceres, situado a sudoeste de Mato Grosso, integrando a microrregião do alto Pantanal e a mesorregião do centro-sul mato-grossense, com uma área territorial de 24.796,8 km2 (IBGE, 2000).

METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com o uso das geotecnologias aplicadas ao estudo do espaço, mais especificamente o sensoriamento remoto e a cartografia digital. Os dados da pesquisa foram coletados, tratados, armazenados, manipulados e transformados em material didático em sistemas de informação geográfica (SIG). O Spring do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi utilizado para o tratamento das imagens de sensoriamento remoto e o ArcGis para o armazenamento do banco de dados final da pesquisa e a manipulação (vetorização, edições e acabamento cartográfico) dos dados matriciais, vetoriais e alfanuméricos. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, num primeiro momento, investiu-se na geração de dados, para compor o banco de dados da pesquisa, feita em duas etapas: levantamento de dados preliminares para o inicio da modelagem do atlas municipal de Cáceres e produção de dados cartográficos e gráficos (mapas, perfis, cartas-imagem e outros). Num segundo momento, partiu-se para a modelagem do atlas municipal de Cáceres em meio analógico, realizada em duas etapas: a elaboração e organização de proposta de atlas para o município de Cáceres e a validação do modelo de atlas com os sujeitos envolvidos no processo (professores, pesquisadores e graduandos).

RESULTADOS:
A base de dados da pesquisa, em particular o banco de dados geográficos (BDG), armazenado em sistemas de informações geográficas e denominado “Projeto Atlas Municipal de Cáceres”, mostrou-se positiva, possibilitando a produção de diversas representações e/ou informações (mapas, gráficos, perfis, cartas-imagem, modelos, textos, imagens diversas, entre outras) que foram utilizadas na elaboração do protótipo de atlas para o município de Cáceres. O atlas amenizará a carência de informações geográficas de localidade em Cáceres, auxiliando professores, alunos e órgãos gestores nas atividades de ensino e formação dos cidadãos do município. Os dados da pesquisa encontram-se armazenados no programa ArcGis 9.0, e organizados em forma de pastas principais, novas pastas e arquivos de diferentes extensões, facilitando o processo de localização de arquivos, manipulação dos objetos (layers e outras informações), construção de representações e entrada de novos dados no banco. O objetivo é que o banco de dados geográfico seja avaliado, alimentado e atualizado constantemente, e possa ser utilizado, também, por outras áreas de conhecimento, em outras pesquisas, além da presente.

CONCLUSÕES:
Os resultados da pesquisa vão ao encontro dos objetivos propostos para o trabalho, bem como aos resultados e contribuições esperados. Evidenciam também novas necessidades apresentadas em forma de recomendações. Quanto ao modelo de atlas elaborado, concluiu-se que o mesmo apresenta-se como uma excelente ferramenta, tanto para o professor como para o aluno, no ensino de Geografia e áreas afins. No entanto, sua implementação nas escolas de Cáceres, requer um maior envolvimento dos professores e gestores municipais na referida proposta, no sentido, de que sejam tomadas algumas ações, para dar continuidade à pesquisa e, proceder a implementação final do atlas municipal nas escolas de Cáceres. Algumas recomendações merecem ser observadas, quais sejam: Fazer atualização constante do banco de dados geográficos da pesquisa, através da coleta de novos dados, objetivando atender às necessidades e sugestões dos usuários do atlas (professores e alunos); além de realizar a avaliação do modelo de atlas de forma contínua. Nesse sentido, sugere-se a realização de cursos de treinamento e atualização dos professores de sala de aula. A participação dos professores e alunos, nesta pesquisa, é condição essencial para o aprimoramento das atividades do atlas.

Instituição de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES



Palavras-chave:  Cartografia Escolar, Atlas Municipal, Geotecnologias

E-mail para contato: rjneves@terra.com.br