60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

AVALIAÇÃO DO SENSO COMUM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE VALENÇA (RJ), SOBRE MEDICINA VETERINÁRIA E SAÚDE PÚBLICA, BEM ESTAR ANIMAL E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Abelardo José Lauriggio1
Aline de Souza Leal2
Alvaro Alberto Moura Sá dos Passos2
Flávio da Silva Nunes1
José Machado Neves Júnior1, 2

1. Fundação Educacional Dom André Arcoverde – FAA
2. Universidade Severino Sombra – USS


INTRODUÇÃO:
Atualmente, o tema Educação Ambiental é um dos principais assuntos abordados pelas escolas, bem como pela mídia, congressos, simpósios e palestras. Acredita-se que a educação seja de fato a ferramenta necessária para que o problema ambiental se resolva, uma vez que é através dela, que a população pode adquirir o conhecimento necessário para conservar o meio ambiente. Ela cria oportunidades de desenvolvimento das capacidades de solucionar problemas e promover as mudanças necessárias no senso comum. É importante incentivar a interação aluno x matéria através do aprimoramento da técnica ensino x aprendizagem e através da educação formal e informal. O objetivo dessa prática é formar indivíduos conscientes, e não apenas informar, quanto à necessidade de conservar os recursos naturais. Para que se possa interferir, no entanto, é necessário saber até onde as pessoas têm consciência do ambiente que os cerca e qual a interação estabelecida com esse meio. Este trabalho teve como objetivo principal, avaliar o senso comum de alunos do ensino médio da rede pública do Município de Valença - RJ, a respeito de conceitos relacionados à educação ambiental, saúde pública, bem estar animal e participação do Médico Veterinário na sociedade, através de um questionário com perguntas objetivas.

METODOLOGIA:
Foram avaliados alunos com idade entre 15 e 23 anos, do 1º ano do ensino médio de 2 colégios do Município de Valença: o Centro Interescolar Monsenhor Tomás Tejerina de Prado - Pólo Agrícola (20 alunos) e o Colégio Estadual Theodorico Fonseca (15 alunos). Foi aplicado o seguinte questionário com 14 questões relacionadas aos objetivos da pesquisa: 1. O que você entende por Meio Ambiente?; 2. Extinção é:; 3. Os animais para você são:; 4. A existência do centro de Educação Ambiental na cidade de Valença é importante?; 5. Uma doença só se inicia quando:; 6. O que você procura fazer para manter a sua qualidade de vida?; 7. Você observou alguma mudança no meio ambiente em que vive?; 8. Para você existem problemas ambientais no Município de Valença?; 9. O Médico Veterinário estuda para:; 10. Você acha que os problemas ambientais estão relacionados à:; 11. Qual(is) a(s) área(s) de atuação do Médico Veterinário?; 12. Que doenças os animais podem transmitir para o homem?; 13. Para você a Mata Atlântica tem quanto valor?; 14. O que você faria se encontrasse algum destes animais na mata: Paca, Mico, Tamanduá, Cobra, Preguiça, Aves, Lagarto? Foi disponibilizado um tempo de 20 minutos para resolução. Inicialmente foi avaliado o total de alunos que responderam a todas as questões. A seguir foram atribuídos os pesos 1 para respostas “inadequadas” e 2 para as “adequadas”. Foram então obtidas as médias e desvios padrões para os resultados de cada questão em cada Colégio, que foram comparadas através do teste “t” de Student (p<0,05).

RESULTADOS:
Observou-se uma grande aceitação pelo corpo docente dos Colégios, demonstrando o interesse pela análise informal. A educação informal refere-se às influências que a sociedade e o meio ambiente exercem sobre os indivíduos. Através dessas influências poderiam ser desenvolvidos mecanismos que promovessem o engajamento das comunidades em atividades relacionadas à educação ambiental e conservação do meio ambiente, uma vez que se a concepção geral mudar, o meio talvez também sofra mudanças. A base conceitual da Educação Ambiental tem sido objeto de muita discussão pelos pesquisadores e educadores em função de seu caráter interdisciplinar. As questões formuladas serviram como informações preliminares, uma vez que não foram obtidas referências na literatura que as abordassem. Para que não ocorressem influências de umas respostas sobre as outras, as questões foram organizadas aleatoriamente. De todos os 35 alunos que foram submetidos aos questionários, 24 responderam a todas as questões (83%), o que indicou o seu interesse sobre o assunto, o que se soma ao tempo de execução, que ultrapassou 20 minutos. A questão 7: “Você observou alguma mudança no meio ambiente em que vive?”, apresentou como resultado adequado, a resposta: “Sim”, compondo a maior parte das respostas e tendo sido a única questão a ter apresentado diferença significativamente maior no Colégio 1, que desenvolve atividades agrícolas, em relação ao Colégio 2. A interferência na fauna é uma prática considerada normal e não é vista como um problema.

CONCLUSÕES:
A obtenção de respostas através de questionários é importante e apropriada para auxiliar na identificação do censo comum a respeito de questões ambientais, de saúde pública, bem estar animal e medicina veterinária. Na forma apresentada, os alunos apresentaram grande interesse em responder ao questionário, demonstrando que foi adequada à identificação dos problemas do público alvo. A maioria dos alunos não tem noções adequadas a respeito da: origem dos problemas ambientais; importância da mata atlântica, extinção e dos animais e sobre as formas de atuação do Médico veterinário na sociedade. O trabalho demonstrou que se faz necessário o desenvolvimento de novas técnicas de avaliação do senso comum, para que seja possível trabalhar novas estratégias de ensino, que visem o despertar de um espírito crítico sobre a relação dos estudantes com o meio em que vivem.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Medicina Veterinária, Meio Ambiente, Educação Ambiental

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