60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Vanessa Aparecida Perez1
Juliene Leiva Rosa1, 2

1. Faculdade de Educação São Luís
2. Profa. Orientadora


INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa fundamentou-se pelo interesse em estudar assuntos relacionados à importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, na qual utilizamos a teoria de Henri Wallon para a objetivação do trabalho, visto que traz grande contribuição para o estudo do desenvolvimento infantil, por considerar o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio, com seus aspectos afetivos, cognitivos e motores. Procuramos pesquisar os estágios de desenvolvimento para especificar como se desenvolve a afetividade em cada faixa etária e como o educador pode realizar propostas pedagógicas que se adaptem com o estágio de desenvolvimento em que a criança esteja. O principal objetivo dessa pesquisa é mostrar a relação entre o afeto e a inteligência, haja vista que muitas vezes o fracasso escolar é atribuído a problemas emocionais. Procuramos ressaltar que a afetividade no ambiente escolar e no processo de desenvolvimento infantil contribui para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que esse afeto não ocorre somente por contato físico, mas sempre que o educador motive seus alunos, podendo assim construir formas cognitivas de ligação afetiva.

METODOLOGIA:
A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, que nos possibilitou um levantamento de dados na visão de autores que estudam a teoria de Henri Wallon e suas contribuições para o entendimento do dia a dia escolar. Abordamos, então, as idéias de Mahoney, A.A.(2007); Galvão, I.(1995); Dantas, H.(1992); Dér, L.C.S.(2007); Almeida, L.R.(2007) e outros, para melhor entendimento da proposta, visto que são autoras que pesquisam os métodos utilizados por Wallon no processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos também como pesquisa trabalhos acadêmicos de autoras que, assim como fizemos neste, mostram que a afetividade aparece como mediadora no processo de construção do conhecimento. Por fim, ressaltamos a idéia de que adotamos como referencial teórico o proposto por Henri Wallon, por conta da perspectiva que apresenta para o estudo do desenvolvimento humano, em que a afetividade ocupa uma função estratégica essencial para a cognição.

RESULTADOS:
Visto que o educador participa ativamente do desenvolvimento do ser humano, é de grande valia abordá-lo e fazer com que essa área torne-se de primordial importância em suas pesquisas e sua formação. Ao propor a psicogênese da pessoa completa, Wallon deixa claro que não é possível dissociar o biológico do social no desenvolvimento humano, mostrando que este depende de aspectos afetivos, cognitivos e motores, o que se configura como uma das características básicas da sua Teoria do Desenvolvimento. Na teoria de Wallon, a afetividade aparece como tema central, visto que seu papel no desenvolvimento infantil é de extrema importância e que aparece como mediadora na construção da inteligência. Juntamente com a teoria psicogenética walloaniana, a construção do conhecimento se organiza por estágios, nos quais ele mostra cada processo detalhadamente e diz que para cada etapa a criança responderá de uma maneira. Ressaltamos a idéia de que o aspecto motor é evidenciado no estágio impulsivo-emocional, o aspecto afetivo nos estágios do personalismo e puberdade e adolescência e o aspecto cognitivo nos estágios sensório-motor e projetivo e o categorial, que juntos possibilitam a construção da pessoa.

CONCLUSÕES:
Devemos tomar consciência de que a questão da afetividade no âmbito escolar deve ser um assunto bem abordado por educadores e instituições de ensino, que devem considerar o fato de que a criança ao longo do seu desenvolvimento passa por estágios de desenvolvimento, nos quais há relevância de aspectos afetivos, cognitivos e motores para a construção da pessoa. Além de elaborar uma teoria sobre o desenvolvimento humano, Henri Wallon estudou as bases da educação, procurando trazer benefícios para a atuação pedagógica. Por ter sua teoria relativamente pouco divulgada, pensamos ser de grande valia apresentá-la para os meios educacionais, a fim de mostrar suas contribuições para a psicologia da educação com a promessa de talvez atrair mais estudos acerca de sua teoria. Podemos, assim como Wallon, que com uma educação mais humanista na qual a pessoa é colocada em primeiro lugar e para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem, sejam levados em conta todo o empenho do aluno e o seu nível de desenvolvimento. Por fim, podemos verificar a forte influencia da afetividade no processo de construção do conhecimento, pois todos os envolvidos no processo influenciam para a efetivação do mesmo. Pensemos para o futuro considerando as idéias de Wallon em que a afetividade é o centro do processo.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Wallon, Afetividade, Inteligência

E-mail para contato: pereznessa@yahoo.com.br