60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

PEDAGOGIA HOSPITALAR: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.

Maria Carolina Canale Sanches1
MARCIA CRISTINA ARGENTI PEREZ1, 2

1. Faculdade de Ciências – UNESP Bauru
2. Profa. Dra.


INTRODUÇÃO:
O presente estudo investiga a infância a partir do contexto de práticas educativas direcionadas pela Pedagogia Hospitalar, bem como analisar as implicações para a atuação do Pedagogo em contexto não-escolar.

METODOLOGIA:
O projeto objetivou concretizar a temática enfocando a análise da literatura recente que explícita discussão acerca das especificidades da infância e do posicionamento da Pedagogia no contexto hospitalar.

RESULTADOS:
Dentre os principais resultados podemos mencionar as seguintes constatações: 1) a confirmação da necessidade do trabalho do Pedagogo no contexto hospitalar direcionando adequações para a preservação do desenvolvimento e aprendizagem infantil; 2) as publicações são recentes e escassas acerca da Pedagogia Hospitalar e reforçam a necessidade da atuação do profissional da educação em contexto não-escolares; 3) a Pedagogia Hospitalar é defendida como um campo de atuação do Pedagogo que deve possibilitar à criança ou jovem hospitalizada (o) a continuação de suas atividades educativas, envolvendo o lúdico e o pedagógico no seu contexto geral; 4) a bibliografia nacional e internacional sobre as práticas educativas na instituição hospitalar permite averiguar que o trabalho pedagógico em hospitais apresenta diversas interfaces de atuação: intervenção, estimulação, escolarização, pesquisa, além do voluntariado; 5) a classe hospitalar é um espaço pedagógico dentro do hospital com propostas educativo-escolares para crianças e adolescentes no intuito de que o aprendizado durante o ano letivo não fique prejudicado, prevista na legislação brasileira que reconhece o direito de crianças e adolescentes hospitalizados ao acompanhamento pedagógico-educacional.

CONCLUSÕES:
Em suma concluímos que a Pedagogia Hospitalar constitui-se de fato em um campo viável e adequado para o enfrentamento da hospitalização e da preservação da infância e pode ser mais utilizada quando encontramos apoio nas ações institucionais que viabilizam e disponibilizam recursos humanos e materiais para este fim. Para tal desafio deixamos a provocação: qual formação estamos oferecendo ao Pedagogo, no que tange a infância e os contextos não-escolares formais? Quais os encontros e os desencontros nas práticas educativas relacionadas à infância?

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Infância, Pedagogia Hospitalar, Práticas Educativas

E-mail para contato: docinho_sanches@hotmail.com