60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DAS COMUNIDADES RURAIS CIRCUNVIZINHAS A MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA

Cláudia Fernanda Costa Estevam Marinho1
Albênia Silva Monteiro1
Hermes Alves de Almeida2

1. Universidade Estadual da Paraíba - Curso de Lic. em Geografia
2. Prof. Dr. / Orientador - Departamento de História e Geografia - UEPB


INTRODUÇÃO:
A conservação ambiental nas áreas agropecuárias circunvizinhas as microbacias hidrográficas, pressupõe a integração de esforços, na solução de problemas comuns das comunidades envolvidas, visando à ocupação e o uso racional do espaço rural. A microbacia constitui a célula de um programa integrado, cujas ações devem contemplar interesses e necessidades das comunidades nela inserida, que permita a melhoria na produtividade, na renda e no bem-estar, sem com isso, degradar o meio ambiente. Generaliza-se, em âmbito nacional, o discurso de que a “pobreza” é um atributo do nordeste, de que a seca “maltrata” sua população. No entanto, essa mesma natureza “permite” a um segmento da população prósperos negócios e grandes lucros. Uma microbacia hidrográfica é formada por divisores de água que retratam os escoamentos superficiais e subsuperficiais que deságuam num rio ou em um reservatório. Os impactos ambientais que ocorrem no meio rural e urbano “refletem” nos rios e/ou nos açudes e, portanto, as microbacias têm um papel importante no sentido de mostrar o que está acontecendo no próprio ecossistema. Por isto se fez necessário estabelecer as principais características socioeconômicas das comunidades rurais que residem nos arredores da microbacia hidrográfica do açude Epitácio Pessoa.

METODOLOGIA:
O açude Epitácio Pessoa fica localizado no município de Boqueirão, na microrregião do Cariri da Paraíba, cuja bacia de drenagem é de 2.680 ha. A efetivação deste trabalho consistiu de um diagnóstico socioeconômico, com 187 famílias que residem nos 26 sítios que margeiam a microbacia hidrográfica do referido açude. Foram aplicados questionários, contendo várias perguntas de forma a quantificar as variáveis demográfica, social e econômica, tais como: idade, número de filhos, naturalidade, grau de instrução, renda familiar, consumo e tratamento de água, dentre outras. Os perfis social e econômico dos que habitam nas margens do referido reservatório foram determinados, agrupando-se os dados mediante a distribuição de freqüência, sendo calculadas as freqüências relativas para cada variável, no intervalo de classe pré-estabelecido, utilizando-se a planilha Excel.

RESULTADOS:
Os principais resultados mostraram que 40% dos entrevistados são analfabetos, 21,7% têm o primário e 38,3% o primário incompleto. Quanto à faixa etária das famílias, verificou-se que 60,3% têm menos de 50 anos e 21,0% mais de 60 anos. O número de famílias com três filhos ou menos foi de 33%, com quatro a seis 36%, de sete e oito 18% e maior do que oito filhos 9, 7%. Apenas 16,6% dos que habitam nas margens do açude Epitácio Pessoa consomem água potável e a maioria (83,4%) usam água não potável, ou seja, retiram a água diretamente do reservatório sem nenhum tratamento. Atitude que pode acarretar risco a saúde, uma vez que cerca de 40% dos lavradores usam algum tipo de agrotóxicos e frações desses defensivos podem ser carreadas pela água da chuva ou da irrigação para o interior do açude. Em 71% dos sítios aos arredores do reservatório plantam-se cultivos de subsistência, embora os lavradores tenham quase nenhum conhecimento de práticas agrícolas que degradam o meio ambiente, de técnicas de manejo do solo e da água. Do universo analisado, 83% das pessoas sobrevivem das receitas das suas pequenas propriedades e 17% são aposentadas. Constatou-se que a maioria da população economicamente ativa é subempregada.

CONCLUSÕES:
O perfil demográfico das pessoas que residem nos sítios aos arredores do açude Epitácio Pessoa, 6O% delas têm menos de 50 anos, 40,0% são analfabetos e 38,3% têm o primário incompleto. O número de famílias com até seis filhos foi de 69% e 16,6% dos entrevistados são aposentados. Indicadores sociais, como, saúde, educação e renda são bastante precários. Apesar de o planejamento familiar ser uma das metas do ministério da saúde, a taxa de natalidade ainda é elevada. A agricultura familiar é principal atividade econômica. Não há sistema de esgotamento sanitário em mais de 70% das casas e a maioria do lixo produzido é incinerado. Com relação à água utilizada no consumo humano, em apenas 16% das famílias esta é água potável. Os lavradores utilizam algum tipo de defensivos agrícolas sem nenhum conhecimento de técnica de aplicação e dos efeitos maléficos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente. De uma maneira geral, a população que reside às margens do açude Epitácio Pessoa é carente, tem baixo nível educacional e carece de assistência técnica. Por isso, necessita de ações e da presença de órgãos governamentais no gerenciamento sócioambiental da microbacia hidrográfica do Açude Epitácio Pessoa.

Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraíba/ CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Bacia hidrográfica, demografia, degradação ambiental

E-mail para contato: nandaestevam1@yahoo.com.br