60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

BUSCANDO CAMINHOS PARA PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA

Milena Gomes dos Santos1
Angela Chuvas Naschold1, 2

1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Profa. Dra. Orientadora


INTRODUÇÃO:
A pesquisa enfoca a problemática da realidade educional existente no “Centro Educacional José Augusto” (CEJA), no que se refere a infreqüência e conseqüente abandono escolar. A escola, a maior do município, trabalha os níveis: fundamental, médio, educação para jovens e adultos e ensino normal (magistério) e está localizada no município de Caicó/RN (região do semi-árido), pertencendo à Rede Estadual de ensino. No decorrer dos anos a escola vem apresentando um alto percentual de evasão, revelando a necessidade de buscar ações de busca de retorno dos alunos à escola. A pesquisa objetivou, propiciar um diagnóstico indicativo dos caminhos possíveis de retorno e de permanência dos alunos na escola. Para tal entende que apenas o resgate dos alunos à escola não é o suficiente, sendo necessário buscar estratégias para a continuidade da permanência dos alunos, com ênfase na participação ativa do estudante no processo de ensino e aprendizagem.

METODOLOGIA:
Primeiramente foi realizado o levantamento e a categorização dos percentuais de abandono escolar do CEJA, os quais foram triangulados com o conceito de redes vinculares comunicativas (NASCHOLD, 2003), que constata que a formação de redes entre o aluno, o saber e a escola (direção, professores, alunos, funcionários e pais) com a sociedade política e civil tem a possibilidade de incluir o aluno não só na escola (fisicamente), mas de aproximá-lo tanto do saber escolar (CHARLOT, 2000) como do saber da convivência social responsável, fato que geometricamente provoca replicamentos, tanto no mundo educativo como no mundo social (MOLL; FISCHER, 2000). Foram também realizadas observações semi-estruturadas no ambiente escolar em geral, bem como entrevistas com alunos, professores e equipe pedagógica da escola. Os dados coletados foram objeto de discussão com a escola.

RESULTADOS:
Os dados numéricos levantados a partir dos documentos da escola revelaram um índice de evasão bastante elevado. No ano de 2007 dos 1928 alunos regularmente matriculados, 27% alunos abandonaram a escola. Das quinze entrevistas realizadas com alunos regularmente matriculados na escola em 2007, somente 40% concluíram os estudos com aprovação, 6,7% foram reprovados e 53,3% abandonaram a escola. Entre os motivos apontados para o abandono: a necessidade de trabalhar apareceu com 80% e a distância da escola 20%. Como causa do abandono da escola os professores afirmaram que o uso de bebidas alcoólicas interfere de forma preponderante, já a coordenação pedagógica indicou a falta de motivação dos professores na sala de aula. Nas aulas observadas foi verificado que a metodologia de ensino acontece de forma predeterminada, o mesmo ocorrendo em relação aos conteúdos; verificou-se desde as observações realizadas que alunos têm, em grande parte, aulas baseadas em exposições orais, seguidas de trabalhos e exercícios pré-determinados nos livros didáticos e textos fotocopiados, os quais intencionam a memorização dos conteúdos.

CONCLUSÕES:
Apresentados os resultados à escola, constatou-se a necessidade de desenvolver um trabalho de prevenção na tentativa de combater a evasão escolar, e através dessas discussões foram sugeridas algumas estratégias que viabilizam um programa de acolhimento para o retorno e a permanência do aluno na escola com êxito no processo de ensino e aprendizagem. Tais estratégias começariam por uma implantação de círculos de discussões envolvendo a escola e a sociedade em geral, reunindo direção, professores, alunos, funcionários, pais e comunidade social na tentativa da criação de um caldo de cultura de combate à evasão escolar. Nos casos específicos de alunos em processo de evasão foi discutida a necessidade de convocação dos pais ou responsáveis para o comparecimento na escola a fim de justificarem e dialogarem a respeito da problemática e, na hipótese do não comparecimento sugeriu-se visita domiciliares aos pais ou responsáveis de alunos que se encontram em processo de evasão.

Instituição de fomento: PROPESQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Evasão escolar, Redes vinculares, Permanência na escola

E-mail para contato: mileninharn@hotmail.com