60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

EXISTEM RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS PRESENTES NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?

João Paulo Casaro Erthal1
Marília Paixão Linhares1

1. Universidade Estadual do Norte Fluminense / LCFIS


INTRODUÇÃO:
O currículo de Física do ensino médio em nossas escolas é, geralmente, alvo de críticas. Talvez a mais contundente seja o seu desligamento da realidade vivenciada pelo aluno, o que resulta em textos e materiais didáticos tão ou ainda mais desligados dessa realidade. Pode-se argumentar que é muito difícil fugir das idealizações nesse nível de ensino, mas nada impede nossos alunos de conhecer as limitações e de saber que a realidade não é tão comportada e uniforme como muitos dos livros de Física insinuam (ERTHAL e GASPAR 2006). Nossa escolha de trabalho recai sobre o estudo das radiações eletromagnéticas, justificado pela importância de compreender os efeitos e as aplicações das radiações no cotidiano. O tema está presente nas sugestões de temas estruturadores, do documento que complementa os PCN. Nesse trabalho apresentaremos a etapa inicial de uma proposta pedagógica de ensino de radiações eletromagnéticas, que trata de uma sondagem de pré-concepções sobre tópicos atuais relacionados ao tema. Essa sondagem teve como objetivos verificar o que os alunos do ensino médio de escolas diferentes conhecem sobre o assunto, e com isso direcionar a pesquisa para a produção de uma proposta pedagógica que possa propiciar o ensino de conteúdos contextualizados das radiações eletromagnéticas.

METODOLOGIA:
A primeira etapa do trabalho diz respeito à pesquisa bibliográfica. Os resultados dessa pesquisa serviram como um elemento orientador para a elaboração do questionário de sondagem. O questionário foi elaborado por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UENF e é composto por dez questões sendo cinco de múltipla escolha e cinco discursivas. Sua validação seguiu indicações de Rea e Parker (2000) e cada questão tinha um objetivo específico. Consideramos, durante a validação, que quarenta minutos seriam suficientes para a resposta das dez questões. Os questionários não exigiam dados pessoais, para evitar o clima de avaliação entre os alunos participantes. Chegando às salas de aula, explicamos sobre a proposta de ensino e solicitamos a colaboração dos alunos para realizar a sondagem inicial. Os questionários foram lidos para sanar dúvidas de interpretação de texto e entregues aos alunos para que o respondessem. Enfatizamos a importância da fidelidade das respostas. Os questionários foram recolhidos, analisados e serviram como elemento orientador para as etapas seguintes.

RESULTADOS:
Quatro turmas de duas escolas do ensino médio da cidade de Campos dos Goytacazes no Norte Fluminense, totalizando cento e dez entrevistados, participaram da sondagem de concepções-prévias sobre radiações eletromagnéticas. As respostas foram classificadas em quatro patamares: Certa, Parcialmente correta, Errada e Não sei a resposta. Os percentuais obtidos nos dois últimos patamares totalizaram os resultados negativos. O resultado mostrou que existe uma grande falta de conhecimento dos alunos do ensino médio sobre o assunto. Nove das dez questões tiveram um percentual maior de resultados negativos do que de resultados positivos. Destaca-se a segunda questão, que trata da recepção de ondas eletromagnéticas por um rádio e de blindagem eletromagnética, e a décima questão que trata da utilização de um forno de microondas, ambas com mais de 85% de resultados negativos. Após a análise das questões, foram selecionados os tópicos da proposta pedagógica e os materiais didáticos a serem produzidos. Os conceitos selecionados correspondem aos mais elementares sobre radiações eletromagnéticas: geração, transmissão, recepção e características físicas, tais como comprimento de onda, freqüência e velocidade de propagação.

CONCLUSÕES:
A sondagem das pré-concepções de alunos do ensino médio sobre tópicos de radiações eletromagnéticas guiou a construção do material pedagógico para as aulas sobre o tema, as quais tiveram como referencial teórico à teoria sócio-cultural de Vygotsky (1989). Os resultados dessa sondagem inicial mostraram em síntese que: - Os alunos não têm conhecimentos sobre a natureza das radiações eletromagnéticas que estão presentes no seu dia a dia. - Os alunos praticamente desconhecem as utilizações dessas radiações em tecnologias utilizadas por eles em seu cotidiano. Os resultados negativos da sondagem nos incentivaram a continuar com esse trabalho, pois acreditamos ser essencial a discussão de assuntos presentes na vida cotidiana, para uma boa formação dos estudantes do ensino médio.

Instituição de fomento: FAPERJ



Palavras-chave:  Radiações eletromagnéticas

E-mail para contato: jperthal@uenf.br