60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada

MEDIDAS ELÉTRICAS EM FRUTAS E LEGUMES

Luís Fernando Lopes Silva1
Wilton Ferreira Borges1
Washington Lemos Pereira1
Fábio Henrique Silva Sales1
Giordano Melo1

1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão


INTRODUÇÃO:
O fenômeno elétrico é amplamente estudado em diversas áreas, como na biofísica que ultimamente se preocupa em investigar a influência da eletricidade em sistemas vegetais. Tais sistemas formam uma grande incógnita de compressão devido, principalmente, à pequena quantidade de pesquisas físicas relacionadas a campos elétricos em plantas, disponíveis na literatura, e também por causa da complexidade que envolve todo o processo de crescimento dos vegetais em geral, sob influência desses campos. O presente trabalho apresenta um estudo macroscópico preliminar, porém pioneiro, da diferença de potencial elétrico de baixa intensidade e os seus efeitos em legumes e frutas típicas da região maranhense.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada no projeto foi a do método hipotético dedutivo. Inicialmente foram realizadas várias pesquisas bibliográficas acerca do efeito da eletricidade em vegetais. Em seguida foram selecionados os legumes e as frutas típicas da região maranhense, como o chuchu, abacaxi, banana prata, maças verde e vermelha, pepino, tomate e batata inglesa. Após a seleção iniciaram os experimentos com medidas de potencial elétrico versus tempo e corrente elétrica (utilizando um osciloscópio) com todas as amostras pré-selecionadas.

RESULTADOS:
Alguns legumes e frutas apresentaram diferença de potencial estável, à temperatura ambiente e em seus estados naturais, em torno de 100mV, enquanto que outras amostras apresentaram um comportamento análogo, porém na faixa de 50mV. Nas medidas realizadas com o osciloscópio, algumas amostras apresentaram curvas de corrente elétrica com comportamento alternado, e outras com comportamento contínuo. Todas as amostras apresentaram comportamento elétrico de geradores de eletricidade.

CONCLUSÕES:
O chuchu, a cenoura, a banana, a cebola, a batata inglês, o tomate e outras frutas e legumes, em seus estados naturais e à temperatura ambiente, são bons geradores de eletricidade, gerando uma ddp na ordem de 10-3V, o que viabiliza a possibilidade de uma catalogação pioneira das propriedades elétricas destes e outros vegetais visando um melhor entendimento, por exemplo, do efeito da eletricidade contida nesses alimentos quando digerido no corpo humano. Outra viabilidade constatada pelos resultados obtidos diz respeito a possibilidade de criação em laboratório de pilhas sintetizadas, a base de casca de vegetais como batata inglesa, cebola, banana, as quais muita das vezes são descartadas pelo ser humano no cotidiano.

Instituição de fomento: Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Medidas Elétricas, Legumes, Frutas

E-mail para contato: fsales@cefet-ma.br