60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia

AÇÃO DO NACL SOBRE O COMPRIMENTO RADICULAR, CONTEÚDO DE ÁGUA E PERCENTAGEM DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE VIGNA UNGUICULATA (L.) WALP. CV PITIUBA

Eduardo Cardoso Rodrigues1
Giselle Nerino Brito de Souza1
Nara Elisa Lobato Rodrigues1
Allan Klynger da Silva Lobato1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto1, 2
Roberto Cezar Lobo da Costa1, 2

1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Prof. Orientador


INTRODUÇÃO:
A salinidade influencia significativamente a resposta germinativa da semente. O excesso de sais solúveis provoca uma redução do potencial hídrico do solo, induzindo menor capacidade de absorção de água pelas sementes. Esta redução do potencial hídrico e os efeitos tóxicos dos sais interferem inicialmente no processo de absorção de água pelas sementes, influindo na germinação. O alto teor de sais no solo, especialmente de cloreto de sódio (NaCl), pode inibir a germinação, primariamente, em razão do efeito osmótico. Também, o incremento na concentração salina produz um aumento na porcentagem de plântulas anormais, em virtude da ação tóxica dos sais sobre as sementes. A salinidade dos solos age como um fator limitante à obtenção de elevadas produtividades nos cultivos agrícolas de muitas regiões onde o solo sofre intensa influência de baixas precipitações, elevadas temperaturas e altas taxas evapotranspiratórias, em particular na região Nordeste onde o feijão constitui uma valiosa fonte de proteínas e renda para os agricultores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a ação do estresse salino sobre o crescimento radicular, conteúdo relativo de água e percentagem de germinação de sementes de feijão de Vigna unguiculata (L.) Walp. cv Pitiuba.

METODOLOGIA:
As sementes de Vigna unguiculata (L.) Walp. cv Pitiuba foram obtidas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte), provenientes da safra 2007. O experimento foi realizado, no Laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-Pa. As sementes foram postas em tipo gerbox, de dimensões (comprimento x largura x altura; 11 x 11 x 4 cm), forrados com papel germitest estéril e umedecidos com as soluções de a serem avaliadas (NaCl e água) até alcançar 2.5 vezes o peso do papel seco. Os gerbox, hermeticamente fechados e contendo as sementes, foram colocados em câmara de germinação, a 25 ºC e no escuro. No 7º dia após a implantação do experimento, determinou-se o conteúdo de água, pela diferença entre a massa fresca e a seca, o comprimento da radícula e a percentagem de germinação. O delineamento estatístico adotado foi o inteiramente casualizado, constituído por 3 tratamentos ( 0 , 75 e 150 mM de NaCl ). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de tukey a 5% de significância.

RESULTADOS:
O conteúdo de água das sementes sofreu ação significativa do estresse salino, de acordo com a análise de variância, na qual os tratamentos sob as concentrações de 0, 75 e 150 mM NaCl tiveram os conteúdos de água de 0.30, 0.37 e 0.27g.sementes germinadas-1, respectivamente. Os resultados revelam que o tratamento que utilizou a solução salina de 75 mM NaCl teve o maior conteúdo de água na semente, sendo diferente estatisticamente dos outros tratamentos. O comprimento radicular da semente foi reduzido pelo estresse salino imposto, obtendo-se 100.1, 58.4 e 28.1 mm. sementes-1 nos tratamentos sob estresse salino de 0, 75 e 150 mM NaCl, respectivamente. Houve diferença significativa na germinação de sementes de Vigna unguiculata sob estresse salino, a que as percentagens de germinação das sementes foram de 99, 98 e 95.8% nos tratamentos sob as concentrações de 0, 75 e 150 mM NaCl, respectivamente. As variáveis analisadas sofreram forte ação da redução do potencial hídrico provocado pela presença do NaCl no substrato utilizado, no qual as sementes embeberam água insuficiente para ativar os processos metabólicos envolvidos na absorção de água, germinação e desenvolvimento da radícula, possivelmente devido à ação acumulativa e tóxica do NaCl sobre o embrião.

CONCLUSÕES:
As concentrações salinas de 75 e 150 mM NaCl reduziram os comprimentos das radículas das sementes. A percentagem de germinação foi afetada pelo aumento dos níveis de NaCl no substrato usado. O conteúdo de água, verificado na concentração salino de 75 mM NaCl, foi o maior.



Palavras-chave:  Comprimento da radícula, estresse salino, percentagem de germinação.

E-mail para contato: neto.fsvegetal@hotmail.com