60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: UM ESTUDO DE CASO QUALITATIVO

Polyana Cindia Olini1
Graciela Cristina Berno Acco1
Josemeire Nascimento Ferreira1

1. Instituto de Educação/UFMT


INTRODUÇÃO:
A dificuldade das escolas ao tratarem das contribuições dos africanos escravizados e seus descendentes para formação da cultura nacional, se torna ainda mais complexa quando a temática é a inclusão da religiosidade afro-brasileira nessa cultura. Pretendi verificar as concepções dos alunos do Ensino Médio acerca das religiões afro-brasileiras, como sendo elementos que constituem a cultura religiosa popular. Estas percepções são explicitadas de forma atenta à necessidade de organizações escolares que garantam à todos, independente do grupo étnico-racial ou da doutrina religiosa à que pertencem, o direito de ampliar seus conhecimentos sem que lhes sejam impostos costumes, idéias e comportamentos adversos. É uma forma de desvelar possíveis discriminações que mesmo não tendo sua formação na escola fazem-se presentes nessa instituição por falta de abordagens adequadas dessas religiões. Sugeri o seguinte tema por estar consciente da desvalorização da cultura de origem africana na educação e considerar que a incorporação da diversidade cultural nas escolas contribui para formação de indivíduos que se comprometam com o outro, sendo sensíveis à diferença e evitando assim atitudes etnocêntricas nas relações étnico-raciais.

METODOLOGIA:
Tomo como metodologia o estudo de caso do tipo qualitativo focalizo as diferenças nas impressões coletadas e considero a unidade escolhida, uma coletividade de alunos do Ensino Médio, como sendo representativa de muitos outros casos. A aplicação de questionário e a entrevista com grupo focal são as duas técnicas de coleta de dados utilizadas. Os questionários possibilitaram verificar as impressões em uma perspectiva geral, isto é, identificar as percepções de recusa ou aceitação das religiões afro-brasileiras na cultura religiosa popular através de questões objetivas de múltipla escolha que se referem às concepções dos pesquisados sobre os conceitos de: religião, cultura e religiões afro-brasileiras. Os dados coletados por meio destas questões me permitem uma análise preliminar e suas representações, processada com o apoio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A entrevista com grupo focal também possibilitou identificar as impressões dos alunos, porém, livre de qualquer caráter determinista que o questionário possa refletir. Portanto, indo além das impressões manifestadas de forma imediata no questionário e considerando assim a orientação de correntes filosóficas convergentes à fenomenologia, que visam à compreensão dos fenômenos em sua amplitude.

RESULTADOS:
Os dados recolhidos revelam o imaginário dos estudantes entrevistados, demonstrando assim a desvalorização das religiões de origem africana. Tais dados nos fazem constatar uma veemente construção conceitual que entende as religiões negras como algo maldoso. Ficou ressaltado que a doutrinação cristã, principalmente a cristã protestante sustenta o processo de discriminação que as religiões afro-brasileiras e seus devotos vêm sofrendo. Por meio não só da transmissão dos padrões cristãos como único modelo de religiosidade, mas também na forma preconceituosa com que se declaram, chega-se a ponto de verdadeiros ataques às religiões negras e seus devotos. Ataques estes que se tornam cada vez mais comuns, contudo forma-se uma ditadura da maioria cristã, onde o direito da minoria perde o seu valor. Mesmo com o reconhecimento da contribuição da cultura africana para a construção da cultura nacional demonstrado pelos alunos, não há nada que evidencie a aceitação da diversidade religiosa presente no país e conseqüentemente no interior das escolas. Ao contrário, é possível perceber que, mesmo com alguns avanços da escola no trato com a diversidade cultural, os alunos em geral demonstram ainda entendê-la apenas pela cor da pele, reduzindo as manifestações culturais religiosas negras.

CONCLUSÕES:
Neste artigo, busquei retratar a importância de se compreender o imaginário sobre as religiões afro-brasileiras, visando que a escola precisa se atentar para as questões da inclusão da diversidade cultural e abordar a compreensão multiétnica e pluralista das manifestações religiosas. A escola, assim como as outras instituições que fazem parte da sociedade têm o dever de contribuir para uma convivência harmoniosa entre as religiões, de modo que não haja tratamento desigual entre as formas de religião e nem o fomento de discriminação e/ou preconceito de uma religião pela outra. Contudo a relação entre a escola e a diversidade religiosa principalmente entre as religiões afro-brasileiras é complexa, visto que envolve abandono do preconceito estabelecido nas considerações dos alunos. Preconceito este proveniente das construções culturais que alegam à subornação da identidade africana e das atitudes que induzem a um comportamento judaico-cristão ignorando a concepção de que religião, enquanto formação própria consiste em algo individualizado.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Diversidade, Educação, Percepções

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