60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

PSICOLOGIA ESCOLAR E PEAS: UMA INTERVENÇÃO JUNTO A ESCOLA PUBLICA RURAL.

Júnia Gisleângela Martins Santos1
Ludimila Belmonte Duarte1
Jefté Moraes de Souza1
Kilza Horst da fonseca1
Karina Lopes de Paula1

1. FAMINAS - FACULDADE DE MINAS


INTRODUÇÃO:
O Programa Educacional Afetivo Sexual-PEAS, foi criado pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e recentemente vem sendo trabalhado junto a alunos da 5ª e 8ª séries, em uma escola pública rural do município de Miradouro-MG. Este trabalho tem como propósito a análise qualitativa dos temas e da metodologia utilizada para que a sexualidade dos alunos não seja objeto de tabu no âmbito da escola e conseqüentemente, na vida desses adolescentes.

METODOLOGIA:
Foram assistidas 5 oficinas de atuação professor-aluno.Todos os dados foram relatados no diário de campo. Após os encontros que ocorriam uma vez por mês, sempre no primeiro sábado do mês dados eram analisados qualitativamente e discutidos como o coordenador do projeto. Após essas discussões confeccionava-se um relatorio geral dessa experiência.

RESULTADOS:
Qual a contribuição que a psicologia pode dar no processo de educação afetivo sexual no âmbito escolar? O PEAS como programa, atende a demanda dos alunos para que suas dúvidas afetivo-sexuais seja atendidas? Na busca de respostas a essas e outras questões surgidas no desenvolvimento do PEAS, um grupo de acadêmicos do curso de psicologia se integram á equipe de pedagogas e professoras responsáveis pelo desenvolvimento das atividades do programa no município. Atuando como observadores, os acadêmicos tem participado das oficinas que são desenvolvidas junto aos alunos de uma escola pública da zona rural..Essa participação se dá com sujeitos observadores das atividades que são baseadas nas propostas da metodologia ativa , dinâmica de grupos e exposição oral dialogada. Busca-se avaliar o desenvolvimento de alunos e professoras nessa nova proposta de conhecimento na área de afetividade e sexualidade. Inicialmente foi feito o acompanhamento da realização de 5 encontros da equipe com os alunos. Pode-se observar e registrar falas e atitudes de alunos e professores, que apontam para a necessidade de reflexões criticas a cerca das dinâmicas desenvolvidas. Percebeu-se que as exposições dos alunos geram desconforto em alguns membros da equipe .Ao indagaram aos alunos sobre, por exemplo, seus sonhos tema de uma das oficinas , tema de uma das oficinas, as respostas foram: quero casar e ter gêmeos; casar e ser bióloga; quero viver de amor. O viver de amor trás em si uma manifestação que consideramos típica de adolescentes, mas que foi tida como fora da realidade por uma das professoras da equipe, que tratou logo de repreender o aluno.

CONCLUSÕES:
O importante para a educação é termos um olhar diferenciado e reconhecer que precisamos de uma nova escola.“Uma escola democrática, aberta e afetiva que forme cidadãos éticos,críticos,participativos, criativos e os melhores, protagonistas dos seus saberes e atitudes.” Para trabalhar a educação, sexualidade, afetividade é preciso descobrir onde e como vive esse , o que é sexualidade e como acontece no meio dele, essas descobertas quando o aluno tem a oportunidade e é convidado a interagir, a participar.

Instituição de fomento: ju.gis@hotmail.com

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  psicologia escolar, interagir, resignificar

E-mail para contato: ju.gis@hotmail.com