60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 78. Serviço Social da Saúde

O SERVIÇO SOCIAL EM SAÚDE: ANÁLISE DA PRÁTICA PROFISSIONAL NO HOSPITAL GERAL DR. WALDEMAR ALCÂNTARA EM FORTALEZA

Kelly Maria Gomes Menezes3, 4
Maria Helena de Paula Frota2, 4

2. Profª Dra. em Sociologia pela Universidade de Salamanca - USAL - Orientadora
3. Graduanda do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará - UECE
4. Programa de Educação Tutorial - PET


INTRODUÇÃO:
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara – HGWA, administrativamente considerado Organização Social, localizado na zona sul da cidade de Fortaleza, na abrangência da Secretaria Executiva Regional – SER VI, foi inaugurado em 26 de dezembro de 2006 sendo considerado como hospital de nível secundário dentro da rede pública de saúde. Como já afirmamos, por ser uma organização social, é uma instância pública não-estatal que contém autorização legislativa para celebrar contrato de gestão com o Poder Executivo, portanto essa classificação permite que o mesmo receba recursos orçamentários e administre serviços, instalações e equipamentos do Poder Público, depois de firmado contrato de gestão com o Governo Federal. Sua política geral é prestar serviços de saúde à população usuária do Sistema Único de Saúde – SUS, bem como pesquisar e produzir conhecimentos e técnicas nas áreas de gestão hospitalar. Desenvolve ainda assistência ambulatorial e domiciliar, como também programas especiais e personalizados, com equipes multidisciplinares para pacientes portadores de enfermidades crônicas. Analisar a prática do profissional de Serviço Social no referido hospital e suas especificidades enquanto uma organização social é o objetivo desse estudo.

METODOLOGIA:
Definido como estudo exploratório, este foi desenvolvido através de visitas institucionais com vistas à observação direta do funcionamento da dinâmica do local, procurando averiguar o máximo possível as particularidades deste hospital; também realizamos uma entrevista com um dos assistentes sociais da instituição; além de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Procuramos, em visita ao HGWA, verificar os seguintes aspectos: se os direitos de cidadania estão sendo efetivados através do oferecimento de um serviço de qualidade prestado à população; se o Serviço Social do HGWA vem realmente buscando, através de trabalho em equipe, a democratização de informações e a troca de experiências junto aos usuários, seus familiares e as equipes de saúde. A entrevista semi-estruturada, realizada com o assistente social, forneceu muitas informações relevantes no processo de pesquisa.

RESULTADOS:
Após a pesquisa exploratória realizada com os instrumentos e técnicas aplicadas observamos que as principais funções do Serviço Social no HGWA são: viabilizar, juntamente com a equipe multidisciplinar, o tratamento do paciente; checar a documentação do usuário, se possui acompanhante, ou seja, se existe apoio; observar se há conflitos familiares frente a nova situação enfrentada. Os procedimentos são efetivados por meio da visita ao leito do paciente, no ato da admissão. Outro processo similar é realizado no momento da alta, em que o profissional verifica se o usuário possui condições financeiras de continuar o tratamento em casa, dentre outras informações. Elabora um relatório social denominado ata social e faz contatos com os familiares a fim de garantir a volta do paciente e a continuidade do tratamento veiculado pelo do Programa de Saúde da Família – PSF. Na pediatria, o Serviço Social realiza atividades sócio-culturais com as mães e seus filhos internados. Na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, desenvolve reuniões com os acompanhantes que chegam ao hospital para esclarecer as normas deste e informar a eles os direitos e deveres do paciente. Além disso, efetua entrevistas de satisfação com os usuários, e os índices positivos são extremamente altos no HGWA.

CONCLUSÕES:
Através de toda a metodologia observada sobre a intervenção do Serviço Social na referida instituição, constatamos que o hospital é de referência em nossa região. Trata-se de um lugar bem estruturado, com boas instalações e organizado. Outro ponto positivo destacado é a multidisciplinaridade, pois, conforme o que foi observado, os profissionais trabalham numa ação interdisciplinar não havendo conflitos significativos relativos ao seu inter-relacionamento. Enfim, a atuação do Serviço Social neste hospital contribui para a formação da consciência crítica do usuário, numa linha sócio-educativa, visando fortalecer sua participação na sociedade enquanto cidadão. Adicionalmente, esclarece sobre os determinantes sociais do processo saúde x doença, caracterizando-os e interpretando os resultados como elemento de reflexão e de ação ante as questões do cotidiano dos usuários. Outrossim, também se constata que a implantação deste projeto hospitalar veio concretizar uma política pública de saúde universal e de qualidade, cuja humanização dos métodos e processos de atendimento perpassa todos os usuários, profissionais, familiares e gestores enquanto sujeitos ativos, tanto nas ações de prevenção, cura e reabilitação; quanto na qualidade de vida individual e coletiva dos mesmos.



Palavras-chave:  Prática Profissional, Serviço Social em Saúde, Hospital - Organização Social

E-mail para contato: kellynhapetss@yahoo.com.br