60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Serviço Social Aplicado

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O TRATO DA TEMÁTICA DA SEXUALIDADE/HOMOSSEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ALGUNS CAMINHOS.

Juliana Barbosa Estolano De Macêdo1
Nadia Patrizia Novena2

1. LAPED/ ESEF/ UPE
2. Profa. Dra. LAPED/ESEF/ UPE - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A sexualidade apresenta-se como um dos temas mais inquietantes do universo da organização escolar. Neste estudo, será concebida não somente a partir da dimensão do sexo como caráter puramente biológico, fisiológico e anatômico, mas também, a partir de sua dinâmica cultural. Considerando que a sexualidade tem grande importância no desenvolvimento psíquico e social das pessoas é fundamental que o educador inclua essa temática em sua pratica pedagógica, a fim de contribuir para o esclarecimento de dúvidas e inquietações dos alunos e com isso, superar a estrutura repressiva e tradicional dos valores que envolvem a sexualidade. A partir das referências do Ministério da Educação – MEC, lançada por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais – P.C.Ns., este estudo tem o objetivo de apresentar indicações teórico-metodológicas para o trato da temática da sexualidade nas aulas de Educação Física. De maneira específica busca-se: 1) discorrer sobre as teorias que buscam compreender a sexualidade; 2) discorrer sobre a inclusão da temática da sexualidade nas aulas de Educação Física; e 3) apresentar indicações teórico-metodológicas para o trato da sexualidade nas aulas de Educação Física.

METODOLOGIA:
A pesquisa caracteriza-se por uma metodologia bibliográfica e documental. Seu delineamento implica considerar as fases descritas por GIL (1991). A pesquisa foi desenvolvida a partir da seguinte trajetória: a) Identificação e compilação das produções teóricas das temáticas sobre sexualidade, em especial a homossexualidade realizadas em revistas especializadas, livros, dissertações, teses e sites da internet na área de sexualidade e áreas afins; b) Construção de material didático-pedagógico sobre as questões da sexualidade para utilização na escola, em especial, nas aulas de Educação Física. Optamos pela análise documental e análise interpretativa (hermenêutica) do material levantado.

RESULTADOS:
Foram construídos alguns caminhos para a inclusão da temática da sexualidade na pratica pedagógica. Apontamos os conhecimentos e orientações pedagógicas que devem ser considerados na formação dos professores, a fim de permitir a construção de uma prática pedagógica adequada nessa temática: a) Deve ser construída a partir de um aprofundamento teórico que envolva o tema da sexualidade; b) Os professores precisam entrar em contato com suas dificuldades diante do tema e se capacitar pedagogicamente para estabelecer uma relação de confiança em relação a seus alunos. Algumas ações que devem ser evitadas em sua prática pedagógica: a) Banalizar as dúvidas dos alunos em relação à sexualidade; b) Praticar o simbolismo; c) Desconectar a diversidade cultural da vida cotidiana; d) Estereotipar; e) Silenciar quando as temáticas que envolvem a sexualidade. Os objetivos da ação pedagógica no trato da sexualidade devem privilegiar: a) aquisição de conhecimentos sobre a sexualidade; b) conhecimento dos conceitos de preconceito, discriminação, intolerância, culpabilidade e marginalidade; c) reflexão sobre os fatores históricos que colaboraram para a construção da sexualidade. Sugerimos como metodologia para o trato da sexualidade, a participativa.

CONCLUSÕES:
Vale ressaltar, no entanto, que os jogos, dinâmicas e vídeos, devem compor uma proposta pedagógica de educação sexual de maneira que os adolescentes tenham o contato com essa temática de forma sistematizada e balizada pelos conhecimentos que fundamentam essa área.

Instituição de fomento: Escola Superior de Educação Física – Universidade de Pernambuco



Palavras-chave:  Sexualidade, Educação física, Prática pedagógica

E-mail para contato: julianadeolinda@hotmail.com