60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica

ANÁLISE MACROGRÁFICA DA SOLDAGEM FCAW CORRELACIONADA AOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM

Reginaldo Amaral Mendes1, 5
Anne Caroline Melo de Alcântara1, 5
Luciana Gaspar Feio1, 5
Paulo D’Angelo Assunção2, 5
Alderi Pantoja Fernandes1, 5
Carlos Alberto Mendes da Mota1, 3, 4, 5

1. Universidade Federal do Pará
2. Centro Federal de Educação Tecnologica do Pará
3. Instituto Tecnológico
4. Faculdade de Engenharia Mecânica
5. Grupo de Estudo em Tecnologia de Soldagem - GETSOLDA


INTRODUÇÃO:
Ensaios de macrografia são essenciais para o processo de inspeção de juntas soldadas. Esse ensaio consiste em, basicamente, submeter uma face do corpo-de-prova que se deseja analisar a um lixamento e ataque químico para a revelação da macroestrutura, sendo esta visualizada a olho nu. No caso de juntas soldadas, esse ensaio serve para determinar características importantes tais como penetração, diluição, identificação das regiões características decorrentes do processo de soldagem, espessura da camada depositada e ocorrência de defeitos que podem alterar a microestrutura do metal base. O objetivo deste trabalho é determinar as características citadas acima com relação à soldagem ao arco voltaico com arame tubular (FCAW) e analisar correlacionando com os parâmetros da operação de soldagem.

METODOLOGIA:
O processo de soldagem foi realizado em uma chapa de aço SAE 1020, de modo manual, na posição plana e sentido de soldagem puxando. Para o passe de raiz, o processo de soldagem foi o GMAW tendo como consumível o arame E705-6, o gás de proteção foi o CO2 com vazão de 15 l/min, tensão de 30V, corrente de185A e velocidade de alimentação do arame de 6 m/min. Para os quatro passes de enchimento foi utilizado o processo de soldagem FCAW, tendo como eletrodo o arame E71T-1, com o mesmo gás de proteção e mesma velocidade de alimentação do processo anterior mas com tensão de 27V e corrente de 170ª. Foi realizado ainda um passe reverso também com soldagem GMAW e mesmos parâmetros do passe de raiz. Feita a junta, executou-se um corte na sua sessão transversal para realizar os processos de lixamento, com lixas de granolumetria 100, 210, 360, 400, 500 e 600, e o ataque químico, feito com o reagente Nital 2%, de acordo com os procedimentos estabelecidas por norma.

RESULTADOS:
O ensaio foi realizado com sucesso, o corpo de prova analisado, apresentou regiões bem definidas (zona fundida, esta dividida em passes, ZTA, e metal de base), possibilitando um calculo médio da espessura de cada cordão e também a media por cordão depositado para os quatro passes de enchimento que foram respectivamente 2,32; 3,15; 2,98 e 2,02 (valores dados em milímetros) e também uma média geral por cordão que foi de 2,61mm, alem da largura média da ZTA que foi de 180mm. Também pode se analisar a ocorrência de defeitos, que não foram detectados.

CONCLUSÕES:
Através das análises obtidas pôde-se concluir que os parâmetros da operação de soldagem (tensão, corrente, velocidade de soldagem, tipo de gás de proteção e vazão citados na metodologia), bem como a operação (técnica utilizada e habilidade do soldador), foram satisfatórios juntamente com, a análise macroestrutural já que, puderam ser identificadas com clareza as regiões da junta soldada em questão e os valores médios obtidos não tiveram grandes variações entre si o que levaria a junta analisada a uma provável aprovação em um exame de inspeção.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Macroestrutura, lixamento, média geral

E-mail para contato: ream.engmec@hotmail.com