60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

A IMAGEM FOTOGRÁFICA A SERVIÇO DO CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Thais Helena Ribeiro Lourenço1
Maria de Fátima Garcia2

1. Faculdades Network
2. Núcleo de Informática Aplicada à Educação/UNICAMP


INTRODUÇÃO:
Este estudo insere-se na abordagem da pesquisa-ação cujo objetivo é trabalhar a questão das diversas linguagens que podem ser empregadas nas práticas curriculares com ênfase à linguagem imagética, onde a fotografia digital constitui-se como ferramenta mediadora à visibilização dos conhecimentos produzidos por alunos e professores. O trabalho faz parte do Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME)– desenvolvido em Escolas Municipais de Hortolândia, SP. É um projeto que possibilita a formação continuada de professores para a utilização das tecnologias digitais (computador, Internet, câmera digital) e produção de mídias (fotografia, movie maker, HQ) no cotidiano escolar sob uma ótica cidadã. Nesse contexto, o estudo orienta-se pela seguinte pergunta de pesquisa: “Como as professoras de Ensino Fundamental, inseridas no Projeto TIME, se apropriam e fazem uso da imagem fotográfica em suas práticas curriculares?” Buscando documentar no processo, como as professoras “vêem” a relação da máquina fotográfica digital com a produção de conhecimento por meio da fotografia, o estudo mostra que é possível levar o aluno a estudar problemáticas de sua realidade por meio de imagens, e também auxiliar na formação das professoras.

METODOLOGIA:
Partindo do pressuposto de que a linguagem fotográfica é tão importante quanto à linguagem verbal nas práticas cotidianas o estudo desenvolve-se em estreita colaboração com as professoras de ensino fundamental pertencente ao Projeto TIME. Estudos e atuação profissional desenvolvidos na área da fotografia comercial por parte da primeira autora deste trabalho, propiciam-lhe conhecimentos para transmitir conhecimentos acerca da imagem fotográfica aos professores das escolas. Conceitos da área da educação, apreendidos no processo de formação inicial em Pedagogia, possibilitam-lhe o estabelecimento de relações entre letramento visual na linguagem imagética e currículo. Metodologia: Formação continuada privilegiando-se no primeiro momento - oficinas de fotografia - e depois, na seqüência, trabalho conjunto com as professoras em aula, auxiliando-as sempre que necessário no trabalho com produção de imagens problematizadas em temáticas do cotidiano escolar; Pesquisa qualitativa na abordagem da pesquisa-ação: a pesquisadora inicializa os professores na formação para o uso da fotografia digital, acompanha o processo de fortalecimento dos mesmos no domínio da tecnologia e registra todo esse processo avaliando seus resultados. São atendidos 07 professoras e 210 alunos.

RESULTADOS:
Contabilizando sete meses do início do trabalho percebe-se uma maior familiaridade das professoras com a câmara digital e melhor diferenciação de ferramentas didáticas no cotidiano das salas de aula integrantes do Projeto e da comunidade escolar. Reflexões numa prática crítico-reflexiva junto aos alunos acerca do marketing televisivo, outdoors, imagens de revistas e jornais, oferecendo-lhes o conceito de mídia cidadã, foram realizadas. Como exemplo podemos citar reuniões de pais acontecendo nas salas multimídias e as atividades desenvolvidas com as crianças sendo apresentadas em forma de fotografias, articulando-se o uso da TV e o computador, numa dinâmica de apresentação em movie maker em que se valoriza tanto o aprendizado quanto o aluno. Os pais, ao verem seus filhos em evidência, desenvolvem uma relação mais afetiva com os mesmos e, em conseqüência, aproximam-se mais da escola, num processo de fortalecimento entre pais, filhos e conhecimento.

CONCLUSÕES:
Ao iniciarmos o trabalho com as professoras, tínhamos um grupo de docentes preocupadas com suas práticas e com recursos tecnológicos limitados, com alguma familiarização com os computadores, embora com dificuldade em utilizá-los. Em relação à fotografia digital, eram leigas no assunto, ao participarem de oficinas de fotografia, viram a possibilidade de transmitir mensagens por meio da fotografia aliando-a ao currículo e suas práticas. Com as técnicas, interiorizadas, partiram para o uso da câmera digital com as crianças em sala de aula, mediando suas experiências e letrando-as pela/para as imagens, onde a fotografia era a principal ferramenta mediadora das práticas com as mídias. A prática docente das professoras envolvidas no Projeto TIME, num todo, foram enriquecidas, proporcionando uma superioridade na qualidade do ensino público nas escolas envolvidas, não apenas por desenvolverem um trabalho de pesquisa com diferenciação de ferramentas didáticas no cotidiano de suas salas de aula, mas também de envolvimento com toda a comunidade escolar

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo – FAPESP



Palavras-chave:  Formação de Professores, Mídias, Fotografia

E-mail para contato: thaishrl@hotmail.com