60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada

ANÁLISE QUALITATIVA DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRESENTES EM SOLANUM CERNUUM L.(PANACEIA).

Luzia Alexandra de R. CAMPOS1
Marcelo José Ferreira VAZ1
Marcela Moreira ALVARENGA1
Wander Luiz Alves AMORIM1
Alexandre Horacio Couto BITTENCOURT1

1. FACULDADE DE MINAS- FAMINAS MURIAE


INTRODUÇÃO:
As plantas com potencial medicinal, tem sido usadas indiscriminadamente por terem o pressuposto de conterem princípios ativos, que dependendo da dose podem ser benéficos para nosso organismo. Os estudos fitoquimicos visam primordialmente elucidar os constituintes quimicos do metabolismo secundário dos diversos gêneros das famílias do reino vegetal , por meio de sua caracterização. Solanum cernuum L. da família Solanaceae, originária da América do sul é um arbusto grande e perene, possuindo ramos com pêlos pardacentos e compridos, suas folhas são alternadas, oblongas e coriáceas, seus frutos possuem baga globosa e amarela. Possui propriedade hemostática (raiz), desobstruente do fígado (folhas e flores), sudorífera, diurética e depurativa. Também usada para moléstias de pele e reumatismo. O objetivo deste trabalho foi realizar a triagem fitoquímica em Solanum cernuum, buscando identificar os seguintes princípios ativos: heterosídeos antrasênicos, saponínicos, flavônicos, cardiotônicos, taninos (hidrolisáveis e condensados), alcalóides (terciários e quaternários), composto esteróides e cumarínicos

METODOLOGIA:
O material foi identificado com a ajuda de especialistas da Universidade Federal de Vicosa e o material testemundo depositado no Herbariuo VIC da UFV. Após coleta e secagem o material botânico foi triturado, pulverizado, estocado em vidro bem fechado para proteger de qualquer contaminação e utilizado para proceder às análises ao longo do processo. Foram feitos diversos testes de identificação para averiguar a ocorrencia de metabólitos secundários em Solanum cernuum (Panacéia). Para a identificação de Flavonóides, utilizou-se extrato hidroalcoólico para verificação com fragmentos metálicos de Mg. Para a avaliação de Saponinas, utilizou extrato aquoso neutralizado. Na reação de identificação de Cumarinas, utilizou extrato alcoólico com acetato e KOH verificando em luz U.V. Na reação de Taninos, utilizou-se extrato aquoso com sais de ferro. Para Alcalóides, utilizou-se solução aquosa de ácido clorídrico, com posterior alcalinização e adição de clorofórmio e observou com reagente de Dragendorff. A presença de Antraquinonas foi identificada através da reação de Borntraeger. A identificação de glicósidos antraquinônicos é feita atraves de extrato etéreo e com extrato aquoso.

RESULTADOS:
Após o processamento do material os dados obtidos mostram a presença de Flavonoides, Saponinas, Cumarinas, Alcalóides, Antraquinonas e Taninos como resultados positivos e a ausência de Glicosídeos antraquinônicos. A análise qualitativa dos metabólitos secundários existente nas plantas é uma ferramenta essencial na busca de produtos e substâncias presentes nas mesmas. São diversos metabólitos secundários que podem vir a ser encontrados em plantas, muitos com diversas utilidades e de fundamental papel tanto para o homem quanto para a própria planta.

CONCLUSÕES:
Através das análises feita para identificação de metabólitos secundários presentes em Solanum cernuum, pode-se confirmar que esta planta pode vir a apresentar alguns de seus metabólitos não encontrados ao longo da pesquisa devido a diferentes metodologias que possam vir a ser utilizadas. Podemos observar também que a planta, ao apresentar resultados positivos no presente estudo favorece a sua utilização para fins medicinais ou terapêuticos nos dias de hoje, quer seja através de processos tecnológicos e científicos atuais pela indústria farmacêutica ou a cosmética, quer seja através da sua utilização natural principalmente pela Medicina Alternativa, das quais se destacam a Homeopatia e a Fitoterapia. É uma planta medicinal com grande valor principalmente para os nossos antepassados, que em tantas situações souberam tirar proveito em diferentes situações problemas.

Instituição de fomento: FACULDADE DE MINAS- FAMINAS MURIAE

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Fitoquimica, Metabolitos Secundarios, Solanun cernuum

E-mail para contato: ahcouto@faminas.edu.br