60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

BIBLIOTECA DIGITAL E SONORA DA UNB

Patrícia Neves Raposo1
Thaíza de Almeida Kosac1
Veryanne Couto Teles1
Virgínia Barbosa Lobo da Silva1

1. Universidade de Brasília/Faculdade de Educação


INTRODUÇÃO:
O acesso à informação e ao conhecimento é um direito pleno em uma sociedade democrática. A garantia de acessibilidade em todas suas formas (física, digital, a informação e a comunicação) tem mobilizado o Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade de Brasília (PPNE/UnB) na busca de propostas que visem a efetiva participação ativa e criativa de todos da comunidade universitária. Neste sentido, o PPNE propôs o Projeto Biblioteca Digital e Sonora (BDS) cujo principal objetivo é viabilizar o acesso de pessoas com deficiência visual a textos adaptados, em forma digital ou sonora. Planejado e apresentado pelo PPNE por meio do Programa INCLUIR 2005, a BDS é um projeto de utilidade pública para democratizar o acesso à educação, à informação e à cultura. Visa garantir o direito de acesso à informação às pessoas com deficiência visual, disponibilizando para acesso gratuito, materiais didáticos, pedagógicos e literários, digitalizados e em áudio, adaptados para uso de softwares leitores de tela, tanto de forma on-line como por meio de empréstimo de CDs.

METODOLOGIA:
Para execução do Projeto foram determinadas três metas principais com suas respectivas metodologias: 1. Tornar acessível o portal da UnB e o sítio da Biblioteca Central da UnB (BCE), garantindo o pleno acesso às informações disponíveis. Foi necessário adaptar o Laboratório de Acesso Digital da Biblioteca, fazer estudo de softwares adequados ao ambiente computacional da BCE, bem como, tornar acessível às pessoas com deficiência visual, a página e a base de dados do sistema de automação da Biblioteca; 2. equipar o Laboratório de Apoio ao Deficiente Visual da UnB (LDV) com tecnologias de acesso e suporte ao computador para pessoas cegas e com baixa visão; 3. proporcionar acessibilidade aos conteúdos digitais multimídia ou hipermídia. O acervo da BDS é adaptado e adequado às especificidades da leitura realizada por programas leitores ou ampliadores de tela. O desenvolvimento de uma metodologia para acessibilidade ao conteúdo digital da BDS é objeto de estudo da equipe do PPNE. O treinamento de pessoal para a adaptação de material digital e gravação em áudio é realizado continuamente.

RESULTADOS:
A BDS realiza a adaptação e gravação de textos em formato digital e sonoro. Além disto, oportuniza a qualificação da comunidade externa e interna da UnB, na utilização das tecnologias assistivas. Essas tecnologias proporcionam maior facilidade de acesso à informação, contribuindo para a inclusão social, posto que incrementam o desenvolvimento cultural e acadêmico da população com necessidades especiais, particularmente, das pessoas com deficiência visual.

CONCLUSÕES:
A UnB com o Projeto da Biblioteca Digital e Sonora demonstra sua proposição de garantir a prática dos princípios de igualdade de direitos e da equalização do acesso e uso dos espaços acadêmicos. A acessibilidade à informação deve ser proporcionada a todas as pessoas, independentemente da instrumentalização que permita tal acesso. A sociedade deve possibilitar de modo adequado os meios de participação dos alunos em todos os espaços escolares e sociais.

Instituição de fomento: Universidade de Brasília - UnB



Palavras-chave:  Deficiência visual, Acessibilidade, Acervo digital e sonoro

E-mail para contato: panera@brturbo.com