60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

AS HABILIDADES DE ESCRITURA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO

Jackson Santos Trindade1
Juliana Carla dos Santos1
Solange dos Santos1
Raquel Meister Ko. Freitag1

1. Universidade Federal de Sergipe/Itabaiana


INTRODUÇÃO:
A falta de domínio das habilidades de leitura e escritura é visível não somente na educação básica, como também na educação superior. O ensino de escrita na escola tem sido visto como defasado, combinado a carências do sistema educacional, como a má-qualidade e defasagem de materiais didáticos adotados (quando adotados) e a falta de aderência entre currículo escolar e vida cotidiana. Ao mesmo tempo em que os avanços no campo da comunicação ocorrem, ainda há professores que limitam o aprimoramento das habilidades de escritura à realização da clássica redação “As minhas férias”, ainda que naquela comunidade não haja o hábito (nem os recursos financeiros) das férias. Na educação superior, poucos são os cursos e menores ainda os espaços destinados ao aperfeiçoamento das habilidades de escritura. A deficiência de formação se perpetua e vem à tona nos exames de classe, como OAB, em que reprovações em massa ocorrem. A par dessa perspectiva e das diretrizes propostas pelos PCNs, este estudo discute questões ligadas às habilidades de escritura no espaço acadêmico.

METODOLOGIA:
Para constituir o corpus do estudo, procedemos à aplicação de um instrumento de pesquisa (questionário) para avaliar a percepção dos alunos de outros cursos de graduação quanto a necessidade da inclusão na grade curricular de uma disciplina voltada, especificamente, para o aprimoramento das habilidades de escritura. A investigação foi realizada no Campus “Professor Alberto Carvalho” da Universidade Federal de Sergipe, no semestre 2008.1, com os alunos dos cursos oferecidos: Administração Bac.; Ciências Biológicas Lic.; Ciências Contábeis Bac.; Física Lic.; Geografia Lic.; Matemática Lic.; Pedagogia Lic.; Química Lic. e Sistemas de Informação Bac. Excetuamos da pesquisa o curso de Letras Português Lic., visto que este possui em sua grade curricular disciplinas especializadas no trato da feitura de textos, enquanto aqueles não. Após recolhimento dos questionários procedemos a análise das respostas, atentando, para a necessidade e dificuldade dos graduandos relacionadas à produção textual em seus cursos.

RESULTADOS:
As respostas ao questionário sinalizam a necessidade de inclusão de uma disciplina destinada à produção textual ao programa curricular dos cursos que tiveram alunos questionados. As razões citadas pelos alunos para justificar a carência de disciplina referida versam sobre a superação de dificuldades de escritura de textos, que serão submetidos à avaliação ou apreciação (provas, exercícios), ou de textos específicos, citando como exemplo a elaboração de contratos pelos que se habilitarão em Ciências Contábeis Bac.; o ensino de técnicas de elaboração de textos comuns no meio acadêmico (fichamentos, resenhas, resumos); o exercício da compreensão de textos e, de um modo geral, o incentivo à leitura. A avaliação revela que a Internet é muito usada para solucionar dúvidas, a ela se recorre em busca de modelos de textos para feitura de trabalhos próprios. Observa-se ainda que há, por parte dos graduandos, consciência de que a habilidade de escritura contribui para sua melhor qualificação profissional.

CONCLUSÕES:
Neste trabalho nos propomos a refletir sobre a necessidade do aprimoramento das habilidades de escritura e sobre a contribuição do curso de Letras para a formação dos demais profissionais na educação superior. A análise realizada aponta para a carência de disciplinas, oficinas e cursos de extensão que auxiliem o aprimoramento das habilidades de escritura dos acadêmicos.



Palavras-chave:  redação, educação superior, ensino de língua portuguesa

E-mail para contato: oijackson@hotmail.com