60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

ALUNO COLABORADOR: INCLUIR PARA AJUDAR

Maria Gomes de Albuquerque Craveiro1

1. SE


INTRODUÇÃO:
Segundo Moran “A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos”. Portanto em um mundo cada vez mais informatizado as utilidades e os benefícios no desenvolvimento de diversas habilidades fazem do computador, hoje, um importante recurso pedagógico. Não há como a escola atual deixar de reconhecer a influência da informática na sociedade moderna e os reflexos dessa ferramenta na área educacional. Partindo deste pressuposto, o projeto Aluno Colaborador tem como objetivo principal a formação de alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Saturnino de Brito, para atuarem no laboratório de informática, dando suporte aos professores, bem como aos colegas e todos que compõem a escola, para o manuseio dos equipamentos tecnológicos (Tv/vídeo, DVD, Computador, Internet e periféricos) na realização de atividades pedagógicas e administrativas. . Dessa forma, contribuir para o desenvolvimento da qualificação para o mercado de trabalho, proporcionando a socialização para a inclusão digital.

METODOLOGIA:
O projeto “Aluno Colaborador: Incluir para ajudar” foi elaborado em consonância com o Projeto Político Pedagógico da referida escola, partindo das necessidades existentes. Inicialmente fora apresentado, como proposta, aos gestores, coordenadores e professores para análise e apreciação. Após ter sido aprovado, foi então, o projeto, divulgado para os alunos, bem como, as etapas, período de inscrição e critérios para a seleção, com a finalidade de despertar o interesse na participação do mesmo. Em seguida, iniciamos a formação, partindo do levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o uso e manuseio dos equipamentos tecnológicos existentes na escola, ressaltando o papel do aluno colaborador, bem como a importância do trabalho colaborativo e voluntário nesse contexto. A capacitação foi realizada numa perspectiva sócio-interacionista, visando a teoria/prática, concomitantemente, através das ferramentas tecnológicas, assim como, os recursos de edição de textos e imagens, planilhas, Internet e suas possibilidades, componentes básicos do computador, configurações e sistema operacional. Ampliando a formação, dessa forma, com os recursos da Tv/Vídeo e DVD como ferramentas pedagógicas na educação.

RESULTADOS:
Dos vinte e um alunos inscritos, apenas dez atenderam ao perfil para participar da capacitação, a mesma teve inicio logo a pós a seleção, onde trabalhamos a importância do trabalho voluntário e colaborativo bem como o aprender fazer fazendo. Os alunos participaram com interesse e logo em seguida cobrou o cronograma de atuação no laboratório de informática, que foi feito com a direção da escola e os alunos mediante seus horários disponível para a atividade. Procuramos distribuir os dez alunos de forma que todos os dias e nos horários da manhã, tarde e noite o professor, alunos e comunidade pudesse contar com seu apoio nas atividades desenvolvidas pelos mesmos, como também nas capacitações realizadas pelos multiplicadores que atuam no laboratório, nas atividades de pesquisas, trabalhos e estudos realizados pelos alunos e comunidade escolar.

CONCLUSÕES:
O trabalho colaborativo, mesmo tendo inicio no final do semestre foi muito positivo, pois o apoio nas capacitações realizadas no laboratório de informática para diversos professores da Rede, como também o apoio ao professor já capacitado da própria escola, foi muito importante para o desenvolvimento nas atividades desenvolvidas no laboratório. O apoio ao funcionário e aluno que utilizaram o laboratório foi muito significante uma vez que os mesmos contaram com a colaboração e os procedimentos corretos para a realização dos seus trabalhos e pesquisas. Portanto o projeto terá continuidade com os alunos que permaneceram na escola como também está prevista nova seleção para os novatos que queiram participar

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Trabalho colaborativo, Trabalho voluntário, Inclusão-digital

E-mail para contato: mariagcraveiro@yahoo.com.br