60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Economia Regional e Urbana

PROJETO DE PESQUISA: “PARTICIPAÇÃO JUVENIL: CAUSAS E OBJETIVOS”

Ana Paula Lima Ferreira1
Jorge David Barrientos-Parra1, 2

1. 1.Departamento de Administração Pública/ UNESP – FCLAr
2. Professor Doutor/Orientador


INTRODUÇÃO:
No Brasil, os jovens somam 50 milhões de pessoas, se considerada a faixa etária entre 15 e 29 anos. Este número representa quase 26% da população do país. Em Araraquara esta representação é de 27% da população da cidade. Eles não devem ser analisados apenas pela idade que os une, ou pelas mudanças físicas em comum, existem diferenças sociais, étnico raciais, culturais e de gênero que devem ser observadas e que interferem largamente nas diversas juventudes existentes, dando, a cada uma, características, problemas e desafios a serem enfrentados por elas e pela sociedade. Os jovens são classificados como ambivalentes, uma vez que, se encontra em um período de transição onde são extremamente dependentes das relações familiares e da sociedade e, ao mesmo tempo, buscam independência e passam a formar novas tendências que vêm quase sempre a mudar as relações sociais das quais fazem parte. A participação dos jovens em grupos sociais é a questão aberta neste projeto. O objetivo é apresentar a proposta de se analisar a participação juvenil, suas causas e quais os objetivos buscados nesta participação, tendo como objeto da pesquisa, jovens entre 15 e 29 anos que compõem o Conselho Municipal de Juventude, grêmios estudantis e jovens que participam de movimentos sociais na cidade de Araraquara.

METODOLOGIA:
Pesquisa qualitativa, de ordem descritiva e social, para analisar os motivos que levam os jovens, já inseridos em algum grupo ou espaço de participação na cidade de Araraquara, a buscar novas respostas aos antigos problemas da sociedade e quais os objetivos que pretendem alcançar com esta participação. Para tal análise, além da pesquisa bibliográfica, já realizada para a apresentação deste projeto, serão realizadas três fases: a primeira, composta de elaboração e aplicação de questionário com questões abertas e fechadas inquirindo o entrevistado sobre as causas que o levaram a participação e os objetivos desta atitude; a segunda, onde serão selecionados alguns indivíduos, participantes da primeira fase, para entrevista pessoal sobre suas expectativas e conquistas alcançadas, ou não, através desta participação e a terceira fase, que se constituirá na avaliação dos dados coletados e na apresentação de relatório constando tais dados e a análise realizada sobre eles. Após estas fases, serão realizadas: a elaboração da conclusão e a entrega da pesquisa completa. Para a conclusão total desta pesquisa estabeleceu-se o prazo máximo de dois anos seguindo-se o cronograma estabelecido neste projeto. Ela terá início em Fevereiro de 2009 e seu término está previsto para novembro de 2010.

RESULTADOS:
Os jovens encontram-se em um período de transição da dependência familiar e social, para a independência onde busca novas formas de convivência que mudam as relações das quais fazem parte. Isto faz com que esta fase se torne conturbada e problemática, porém, essencial ao amadurecimento e à vida adulta. Em um país como o Brasil, marcado por desigualdades extremas, esta fase torna-se desigual. Na participação, o Brasil teve avanços nos últimos 60 anos (ampliação do direito ao voto de analfabetos). Neste contexto o jovem participa mais cedo da vida política e democrática do país, através do voto aos 16 anos. Em pesquisa de 2005, os jovens têm uma certa descrença na atuação política em relação à formas tradicionais de participação, porém há um crescimento na busca de alternativas. O que surge no cenário são novas formas através de grupos menos formalizados e constituídos na base de convivência destes jovens. Ainda cabe saber quais são as reais condições de participação da juventude, uma vez que, grande parte não tem acesso a condições de vida adequadas. Neste sentido, há uma relação intrínseca entre condição social e participação, segundo o IBASE, quanto melhor as condições de emprego, educação e cultura, mais o jovem costuma participar da vida política da sociedade em que se insere.

CONCLUSÕES:
Este projeto de pesquisa tem por objetivo propor a análise dos motivos e objetivos que envolvem a participação dos jovens atualmente. Apresentou-se aqui um resultado preliminar de pesquisa bibliográfica sobre juventude e participação que pretende se utilizar como base para as etapas da pesquisa a ser elaborada. Neste resultado buscou-se apresentar aspectos relacionados ao que é ser jovem atualmente, à democracia e participação em nosso país e aos entraves encontrados para uma maior participação juvenil. Foi também determinada a metodologia a ser utilizada durante a pesquisa. O objetivo deste projeto e da pesquisa que ele propõe é fazer uma análise descritiva e social da questão da participação juvenil em Araraquara, que possa servir como base para a elaboração de projetos e políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da participação juvenil, bem como servir de base para outras pesquisas de âmbitos estadual e nacional em torno do tema aqui proposto.

Instituição de fomento: PET/SESu/MEC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Juventude, Participação, democracia

E-mail para contato: anapaulalferreira@yahoo.com.br