60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 74. Serviço Social Aplicado

RELAÇÕES INTERGERACIONAIS E FOLCLORE BRASILEIRO: O BOI-BUMBÁ NO BAIRRO DO GUAMÁ EM BELÉM DO PARÁ.

Hedrícia Fernanda Andrade de Oliveira1
Heliana Baia Evelin2

1. Acadêmica - Universidade Federal do Pará
2. Prof. Dr. - Universidade Federal do Pará- UFPA - Orientadora


INTRODUÇÃO:
O folclore existe devido às relações intergeracionais. Neste sentido, a pesquisa busca a compreensão das relações intergeracionais no folclore brasileiro, através de uma de suas mais significativas expressões: o boi bumbá. O lócus da investigação é o Bairro do Guamá, o mais populoso da cidade de Belém do Pará, com escassos equipamentos culturais. A pesquisa objetiva contribuir para Política da Cultura, para as práticas de intervenção social que utilizam a arte popular como fator de proximidade entre as gerações e na construção de identidades sócio-políticas. Pretende também contribuir para a formulação de conceitos atuais sobre intergeracionalidade que considere a faixa etária, as diferenças sociais, educacionais, de classe, etnia dentre outras. O estudo remete: à compreensão das três matrizes étnicas e de tradições culturais na formação do povo brasileiro (Darcy Ribeiro); às comunidades de folk, grandes responsáveis por manter as tradições de uma geração a outra; ao objeto de estudo do folclore: elementos culturais que sobrevivem (Florestan Fernandes); às relações intergeracionais (Karl Manheim, Heliana Evelin, Gisele Brito); ao movimento do Boi-bumbá no Pará (Vicente Sales, Cincinato Sousa, CITAR OS OUTROS NOMES), ao direito à cultura (Constituição da República Federativa do Brasil, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso).

METODOLOGIA:
Os documentos oficias de garantias de direitos, as legislações em vigor pautaram a formulação e análise de questionamentos sobre direitos constitucionalmente previstos relativos à cultura, à memória e identidade O estudo sistematizou bibliografia relacionada ao tema: documentos dos Programas Luamim: peças interventivas na realidade(UFPA), UNITERCI/UFPA-Universidade da Terceira Idade, Fundação Municipal de Cultura e Associação de Folclore do Pará, livros sobre folclore, cultura brasileira, boi-bumbá, intergeracionalidade; realizou análise crítica do material coletado nas leituras e nas visitas em instituições; elaborou relatórios e textos para apresentação em eventos científicos.

RESULTADOS:
Segundo a Associação Folclórica de Belém (AFBE), atualmente estão cadastrados vinte e oito (28) grupos de bois-bumbás em Belém, o bairro do Guamá é o que concentra o maior número, com sete (7) grupos. O estudo pontua a importância da relação intergeracional para a manutenção da cultura popular (em âmbito geral) e do folclore (em âmbito local). Pode-se afirmar que as manifestações populares (como o boi-bumbá) se mantêm vivas porque são formas de resistência cultural uma vez que não contam (a maioria) com apoio permanente e efetivo do Estado. A pesquisa permite uma definição de relações intergeracionais como sendo a convivência entre diferentes grupos etários (gerações), podendo ocorrer a troca de informações repassadas de acordo com a leitura de mundo de cada geração, que obviamente corresponde ao contexto histórico no qual cresceram (ou crescem) e se formaram (ou se formam).

CONCLUSÕES:
Constata-se a importância da intergeracionalidade para o folclore, indicando a necessidade de dar continuidade à pesquisa de forma a contribuir para os estudos atuais sobre o conceito de intergeracionalidade e folclore brasileiro. Através de escolhas aleatórias, serão aplicados formulários a 50 indivíduos de diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) entre participantes de 50% dos movimentos folclóricos do boi bumbá no bairro do Guamá; serão realizadas visitas aos locais de apresentação do auto e reunião com os pesquisados para apresentação dos resultados e coleta de opiniões a respeito dos mesmos(resultados).

Instituição de fomento: Universidade Federal do Pará e PIBIC/ CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  intergeracionalidade, folclore brasileiro, boi bumbá

E-mail para contato: hedricia_fernanda@yahoo.com.br