60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

RELAÇÃO DAS PROFESSORAS COM AS MÍDIAS INTERATIVAS ENVOLVIDAS NO PROJETO TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS NA ESCOLA (TIME)

Vanessa Moreira Crecci4, 5, 6
Maria Cecília Martins4, 6

4. Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED)
5. Faculdade de Educação (FE)
6. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho integra uma pesquisa de Iniciação Científica que dá atenção ao processo de apropriação/formação de/com tecnologias e mídias por algumas professoras de escolas municipais de Hortolândia que atuam no projeto “Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME)”, desenvolvido desde 2007 por pesquisadores da Unicamp. Este intenta para a contemplação da formação de professores em relação à apropriação de recursos tecnológicos e midiáticos à sua atuação profissional. Neste contexto de pesquisa de mídias, bem como de ambientes interativos na Web estão sendo apresentados para as sete professoras envolvidas e as mesmas estão utilizando tais recursos como meio de fomentar e viabilizar o desenvolvimento dos currículos prescrito e vivido na escola. O presente trabalho enfoca uma destas iniciativas de formação desenvolvida em 2007 que envolvia a utilização de um aplicativo de edição de vídeo focado em atividades do contexto escolar. No processo as professoras vivenciaram a elaboração de roteiros, filmagens, edições de imagem e som. O resultado desta vivência nos permite abordar alguns fatores que permeiam esta intrincada rede que envolve questões ligadas ao conhecimento tecnológico e a constituição do mesmo no cenário educacional.

METODOLOGIA:
Neste trabalho de pesquisa aqui abordado são realizadas atividades de campo como oficinas de trabalho e encontros com as professoras nas escolas para coleta de dados. Tais atividades são registradas em áudio para posterior análise possibilitando assim o refinamento dos contextos de uso das tecnologias pelos sujeitos desta pesquisa. Fomentando o permanente diálogo com as professoras também são realizadas entrevistas, fomentadas narrativas orais as quais oferecem indícios de suas percepções do desenrolar das atividades desenvolvidas no projeto. As análises se dão através das reflexões advindas dos encontros e atividades práticas com as professoras bem como dos relatos das professoras acerca das atividades desenvolvidas pelos alunos. Pode-se dizer que o trabalho desenvolvido com as professoras - com o enfoque de produção de vídeos utilizando ferramentas computacionais de edição – foi desenvolvido em 05 encontros que tiveram ênfases diferenciadas e que foram fomentadas a cada atividade. Houve vários momentos de orientação operacional para uso de aplicativos e de dispositivos armazenamento dos dados (imagens, sons e arquivos de vídeo) em elaboração e também para gravação de DVD.

RESULTADOS:
Nesta experiência pode-se ver o envolvimento das professoras no processo de formação e na relação com os equipamentos e programas, além de iniciativas para encontrar soluções para problemas identificados durante o processo de materialização das idéias. Pode-se verificar um processo de apropriação de uma variedade de informações envolvidas nesta tarefa de edição de vídeos no computador, bem como articulação de atividades de uso das mídias junto aos alunos. Além de aprenderem a usar inicialmente alguns recursos do aplicativo (compor roteiros, inserir sons e imagens etc) tiveram que lidar com vários equipamentos, ou seja, câmeras diferentes que geraram diversos formatos de vídeo.A partir das possibilidades encontradas no programa algumas professoras desenvolveram vídeos que contavam a história de vida de cada um de seus alunos, sendo que estes foram envolvidos inclusive na produção. E por último apresentaram a possibilidade de utilização de outro programa para edição de vídeo. Na exploração deste novo programa de edição de vídeo pudemos perceber uma independência de cada professora em relação à "descoberta" dos novos recursos e operacionalização do software.

CONCLUSÕES:
Esta dinâmica de trabalho também possibilitou a reflexão do grupo sobre o que estavam aprendendo no momento quanto ao uso de mídias no contexto educacional, e ainda que repercussões identificavam no entorno (espaço pessoal, profissional) acerca do processo de formação que vivenciavam. Indícios do processo de apropriação da tecnologia para utilização em atividades junto aos alunos foram evidenciados. Em suma, a (re)significação que cada professora deu em seu contexto e a contribuição que deram no processo de formação ao trazerem outro programa de edição, constatou a importância de uma formação que valorize o professor enquanto sujeito que de fato interage com a formação que participa.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Formação-na-ação, Currículo, Tecnologias - Mídias Interativas

E-mail para contato: vancrecci@gmail.com