60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES INTER-ÉTNICAS.

LUCIANE SIMÕES DE ABREU1
Claude Lépine1, 2

1. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, FFC-MARÍLIA/SP
2. Prof. Dr. Orientador


INTRODUÇÃO:
Este resumo é parte integrante da pesquisa para elaboração da dissertação de mestrado em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista FFC-Marília. Verifica-se que a mulher negra, desde sua mais tenra idade, é amplamente discriminada em nossa sociedade, onde se depara com entraves em qualquer âmbito das relações sociais. Como pontuam alguns teóricos, ela se defronta inicialmente no ambiente escolar com tais entraves, que inclusive a prejudicam no campo afetivo-sexual. Nesse sentido, considerando a escola como formadora de personalidades e o período escolar do 3º ao 4º ciclo do ensino fundamental, como o início da fase em que os jovens começam a estabelecer outras formas de relações sociais, tais como o namoro, compreendendo a instituição escolar, como afirmam alguns autores, como a difusora do preconceito e da discriminação racial, faz-se necessário analisarmos o posicionamento da jovem negra no que se refere às escolhas amorosas, no nível de ensino mencionado acima, verificando a hipótese segundo a qual as escolhas afetivas tenderiam para uma endogamia étnico-racial.

METODOLOGIA:
Averiguação do fazer pedagógico dos docentes que nesse nível de ensino lecionam, quanto à aplicação do que fora sancionado pela lei 10.639/03 e pelo parecer CNE/CP 003/2003, que visam obter sobretudo, uma educação para igualdade. Partimos do pressuposto segundo o qual preconceito, dissimulado, é obrigado a revelar-se no momento de escolher uma namorada. A metodologia utilizada na pesquisa, na instituição escolar, tem se dado por meio de um olhar etnográfico, pela observação dos estudantes (negros/brancos) do 5º e 8º ano do 3º e 4º ciclo do ensino fundamental da escola estadual Vanda Helena em Marília e dos docentes do mesmo. Analisando como se operam as escolhas afetivas, o planejamento curricular e a metodologia de ensino dos professores. Após a pesquisa bibliográfica e análise dos textos, aplicando os questionários, estes por sua vez são fechados, (dirigidos aos aluno(a)s de uma sala de 5º e outra de 8º ano do 3. e 4. ciclo do ensino fundamental) e as entrevistas com os professores de História, Geografia e Português das respectivas salas.

RESULTADOS:
As análises até agora organizadas, apontam para práticas pedagógicas eurocêntricas, que não atendem ao que fora sancionado pela lei referida acima, sendo decisivo ao complexo de inferioridade e baixa estima do alunado negro.No trabalho de campo foi possível verificar que as relações afetivas entre os estudantes desse nível de ensino tendem a endogamia étnico-racial, os alunos se orientam no momento da paquera, do namoro, pelo padrão estético hegemônico europeu, o que comprova a hipótese do trabalho.

CONCLUSÕES:
Com nos base resultados, podemos concluir que as práticas pedagógicas dos docentes do nível de ensino fundamental da escola analisada, apontam para ação educativa tradicional, mantedora do preconceito racial. Isto foi notório ao verificar o conteúdo do currículo e a metodologia de ensino do os professores, estes por sua vez, não exercem uma prática pedagógica aberta a diversidade étnica, de modo a promover o pleno desenvolvimento de todos, na formação de estudantes livres de preconceito e aptos à estabelecerem relações inter-raciais.

Instituição de fomento: cnpq



Palavras-chave:  endogamia, estudante negra, preconceito racial

E-mail para contato: perolanegra_abreu@hotmail.com