60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia

AVALIAÇÃO DA RESPOSTA NEGATIVA A MEDICAMENTOS EM PACIENTES QUE UTILIZAM ANTI-RETROVIRAIS

Jorge Ederson Gonçalves Santana1
Francivandi coelho Barbosa1
Maria do Socorro Ramos de Queiroz1

1. Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba


INTRODUÇÃO:
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) ou do inglês Adquired Immunodeficiency Adquirida (AIDS), é uma doença do sistema imunológico causada pelo retrovírus do inglês Human Immunodeficiency Vírus (HIV). Os primeiros casos foram identificados em junho de 1981, nos Estados Unidos e se difundiu rapidamente no mundo com o Brasil concentrando um terço do total de pessoas infectadas pela AIDS na América Latina, com aproximadamente 620 mil soropositivos no país. A terapia anti-retroviral (ARV) teve início em 1987, com o lançamento do azidotimidina (AZT), porém não trazia benefício em longo prazo. No início da década de 90, surgiram, a didanosina (ddI) e a zalcitabina (ddC) e atualmente existem mais de 17 tipos diferentes de fármacos ARV disponíveis no mercado agindo em esquemas terapêuticos para uma maior eficácia. Junto à farmacoterapia a Atenção Farmacêutica atua com finalidade de aumentar a efetividade do tratamento medicamentoso, concomitante à detecção de Respostas Negativas a Medicamentos (RNM´s), que são problemas de saúde relacionados a farmacoterapia e que interferem nos resultados terapêuticos e na qualidade de vida do usuário, podendo ser ocasionados por causas relacionadas ao sistema de saúde, aos profissionais, aos usuários e ao medicamento.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi do tipo longitudinal, documental, descritiva e analítica cujos dados foram avaliados através da estatística percentual e realizou-se no período de agosto de 2007 a fevereiro de 2008 no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB. Os dados foram coletados através de fichas elaboradas com a finalidade de fazer um levantamento minucioso a respeito de história clínica e da farmacoterapia do paciente e as RNM´s foram avaliadas de acordo com os critérios do Terceiro Consenso de Granada.

RESULTADOS:
Foram acompanhados 42 portadores de HIV, sendo 24 homens e 18 mulheres e 84% apresentavam idade acima de 20 anos. Dos participantes 45% relataram que o período de descoberta que são portadores varia de 1-5 anos e a maioria 81% fazia uso de ARV’s há mais de 5 anos. O principal esquema foi TDF+3TC+ATV+NFV (tenofovir + lamivudina + atazanavir + nelfinavir), correspondentes a 2INTR+2IP com 36% e a RNM mais freqüente foi a 5 com 42% que está relacionado com a supra-categoria segurança.

CONCLUSÕES:
Apesar do avanço no tratamento de portadores de HIV, muitos esquemas terapêuticos prescritos colocam em risco a saúde do usuário porque compromete ainda mais a sua imunidade uma vez que foram identificadas RNM´s. E preciso uma maior avaliação dos profissionais de saúde, não basta apenas distribuir os medicamentos, o importante é garantir uma terapia eficaz. Palavras-chave: Anti-retrovirais; AIDS; Respostas Negativas a Medicamentos.

Instituição de fomento: CAPES

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Anti-Retrovirais, AIDS, Respostas Negativas a Medicamentos

E-mail para contato: edersantana22@hotmail.com