60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Serviço Social Aplicado

MAPEAMENTO E LEVANTAMENTO DOS LOCAIS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E DE LAZER EM UMA REGIAO DE CAMPO GRANDE.

CAROLINE SILVA DE OLIVEIRA1
OMAR IZIDORO DA SILVA FILHO4
CLAUDIA APARECIDA STEFANE2
ANTONIO CONCEIÇÃO PARANHOS FILHO3

1. PET Educação Física/Departamento de Educação Física/ UFMS
2. Tutora PET Educação Física/Orientadora
3. Departamento de Hidráulica e Transporte/UFMS
4. Departamento de Educação Física/ UFMS


INTRODUÇÃO:
Desde a década de 1980 observa-se uma tendência em pesquisas e publicações voltadas para a qualidade de vida. Atualmente existem diferentes instituições nacionais e internacionais estabelecendo diretrizes e metas para o desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade e uma das formas de atingi-la é através da atividade física. Pesquisadores voluntários mapearam as atividades físicas no Brasil em aproximadamente 300 abordagens diferentes, cujos dados estão expostos no Atlas Nacional do Esporte (2005). Este documento é o maior banco de dados sobre esporte, atividade física e Educação Física no Brasil, pois detalha informações sobre as diversas áreas que envolvem a temática (espaços existentes, jogos, lazer, profissionalismo, formação, instituições de ensino, etc). Entretanto, verifica-se que não existe no Brasil um sistema de informações objetivo e acessível sobre as práticas esportivas e de atividades físicas em geral, em especial em Mato Grosso do Sul, o que dificulta intervenções adequadas e/ou políticas públicas coerentes. O objetivo deste estudo é contribuir na elaboração do Atlas, ao iniciar pela capital Campo Grande, mapeando e identificando as condições dos locais possíveis para a prática da atividade física e de lazer em Campo Grande.

METODOLOGIA:
A capital de Mato Grosso do Sul é subdividida em sete regiões. A primeira a ser estudada foi a Região Imbirussú, localizada na parte oeste da cidade. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva observacional. Os equipamentos utilizados são: Global Positioning System (GPS), motocicletas para transporte dos pesquisadores e mapa da região observada. As coletas são feitas e, aos quais percorrem ruas e intersecções, marcando posteriormente em um mapa do bairro, a área visitada. As coordenadas dadas pelo GPS e as características dos locais são organizados em planilha contendo as especificações: coordenadas, acurácia, endereço, especificação do local (clube, praça, escola, parque, academia, associação/sindicato, ginásio e outros), instalações (piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol, quadra, quadra de tênis, salas, ginásio, estádio, cancha, salão de jogos, pista de caminhada, playground , pista de skate e outros), estado de conservaçao, medidas (piscinas), tipo de administraçao e características (piso, cobertura, cercamento, iluminaçao, acesso PNE, estacionamento, banheiro e bebedouro). Após coletados, os dados são lançados no programa Microsoft Excell e posteriormente importados para o programa PCI Geomatica, em que os pontos são então visualizados em mapas.

RESULTADOS:
A Região do Imbirussú em Campo Grande foi estudada por completa e 106 locais para prática de atividade física e de lazer foram identificados. Ao todo, 188 instalações: 63 quadras, 50 campos, oito ginásios, 20 pistas (atletismo e skate), 23 piscinas e 24 salas (academia e escolas). Das 63 quadras, 98% estavam construídas, 57% de administração pública, 85% em bom estado de conservação. Dos 50 campos, 98% estavam construídos, 64% administração privada, 82% boa conservação. Nenhum ginásio tinha acesso PNE, porém todos com iluminação e banheiros. As pistas eram todas construídas, com estacionamento e 25% com acesso a PNE. Entre as piscinas, nenhuma era aquecida, entretanto todas tinham banheiros, 86% construídas e 78% eram privadas. Das 24 salas, todas estavam construídas, possuíam iluminação, banheiros e 17% com acesso a PNE.

CONCLUSÕES:
Observou-se no mapa que os pontos se concentravam em uma parcela próxima a região central, pelo fato de ser uma área mais habitada, com exceção dos campos de futebol, que estavam distribuídos por toda a região, e não concentrados em uma parte, talvez pela acessibilidade e números de adeptos ao esporte. Algumas piscinas ofereciam estruturas para prática da natação, hidroginástica, pólo aquático e biribol. Notou-se na região que em quase todas as praças havia uma pista de caminhada/corrida, e uma pista de skate foi encontrada. Os dados desta pesquisa podem ser usados no implemento de políticas públicas de incentivo e desenvolvimento das atividades físicas e de lazer na região, bem como contribuir para a Política Nacional de Saúde. O Atlas de Campo Grande, após completa elaboração, fará parte da divulgação via internet do Atlas do Brasil a fim de ter uma visibilidade de abrangência nacional. Essa divulgação pode influenciar diretamente na geração de empregos na área da Educação Física, tendo em vista que os profissionais terão um instrumento em suas mãos que lhes permitirá sua qualificação focada no que é necessário e/ou ausente em determinada região.

Instituição de fomento: PET Educação Física



Palavras-chave:  Atlas do esporte, atividade física, lazer

E-mail para contato: carolsobike@hotmail.com