60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA: UM DIAGNÓSTICO NA ESCOLA ESTADUAL AGENOR FERREIRA LEÃO

Thiago Aurélio Souza das Chagas1
Bruna Maria Faria Batista1
Ronaldo Senra1
Flavianny Tiemi Otomura1
Aparecida Soares1
Ivone Maria Ferreira da Silva1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO-UFMT / PROJETO CONEXÕES DE SABERES


INTRODUÇÃO:
O Projeto Escola Aberta proporciona a comunidade em geral à oportunidade de se integrar no ambiente escolar nos finais de semana, com oficinas pedagógicas que abordam vários eixos como: educação, cidadania, trabalho, lazer e qualidade de vida. Sob a ótica crítica e construtiva, a oficina de Educação Ambiental, nas trocas de saberes entre a comunidade e a escola, pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida daquele local com o fomento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-vida). A Escola Agenor Ferreira Leão, na cidade de Cuiabá-MT, está inserida no Programa Escola Aberta, sendo que a escola já possui certo engajamento dentro da temática ambiental. Este trabalho tem o objetivo de contribuir na construção da Com-vida na escola, para que os grupos envolvidos sejam capazes de identificar os problemas socioambientais na comunidade e lutarem por uma qualidade de vida digna. Com isso podemos refletir e partilhar o senso de pertencimento tão salutar no compromisso das pessoas com sua localidade, portanto, o ambiente onde vivem.

METODOLOGIA:
Por meio das oficinas de Educação Ambiental desenvolvida durante os fins de semana, espera-se ampliar o diálogo entre os jovens, a escola e a comunidade mediante a troca de saberes e práticas de cuidados com o ambiente. Um dos procedimentos do trabalho é através da “Oficina de Futuro”, metodologia adotada para a criação da Com-vida, sempre em etapas (desejos da EA na Escola, dificuldades, superação e ações práticas). Outro procedimento metodológico foi à realização de um diagnóstico prévio em forma de questionário para que possamos fazer um Estudo de Caso sobre a realidade da EA na Escola Agenor Ferreira Leão. A estratégia dentro das oficinas é simples, uma vez que na abertura da oficina discorre-se sobre o ambiente, sobre alguns princípios básicos da Educação Ambiental-EA, e sobre grandes marcos nas políticas públicas; como é o caso das conferências nacionais e movimentos ambientalistas como os Coletivos Jovens de Meio Ambiente-CJs. Estes marcos políticos demonstram que os jovens querem melhorar a qualidade de vida e o convívio na escola-comunidade onde vivem. Após uma breve conversa no aspecto mais geral da EA, trabalhamos com as possibilidades e com a realidade da escola entorno das questões ambientais, para assim, chegar a criar a Com-vida.

RESULTADOS:
Como resultado do diagnóstico, constatamos que a escola já trabalha há quatro anos com EA, sempre com o objetivo de sensibilizar alunos e comunidade para a plena cidadania, a ética, promovendo valores e cuidados com a sustentabilidade planetária e tendo sempre a compreensão crítica da realidade socioambiental. De acordo com relatos de professores a EA também possibilita um melhor desenvolvimento de determinadas áreas/disciplinas. Sendo desenvolvida através de disciplinas, projeto político-pedagógico, atividades comunitárias. Apesar do grande desenvolvimento da EA na escola, a participação ainda é de professores e estudantes se restringindo apenas no espaço escolar e a poucos membros da comunidade. Mesmo relatando que a falta de materiais e de especialistas para se trabalharem a questão ambiental, a escola já participa efetivamente do Projeto de Educação Ambiental-PrEA, que é da Secretaria Estadual de Educação, representando um marco na política pública do estado, já que este está incorporado no Plano Estadual de Educação.

CONCLUSÕES:
O diagnóstico da EA dentro do Programa Escola Aberta corrobora justamente com os princípios da EA e da concepção político-pedagógica da equipe, fazendo com que haja uma troca de saberes e que o conhecimento deve ser de forma dialógico e não impositivo. Somente ao conhecermos a realidade local de cada escola é que podemos propor e construir coletivamente uma EA diferenciada, específica de acordo com cada realidade, sendo, portanto, um Estudo de Caso da realidade da EA na Escola Agenor Ferreira Leão dentro do Projeto Conexões Escola Aberta-MT. Aparentemente não haverá dificuldades da escola em se trabalhar com a Com-vida, se já não trabalha extra-oficialmente, porque o PrEA já comunga dos mesmos princípios e cuidados socioambientais, respeitando sempre o conhecimento local e favorecendo a interação escola-comunidade. Ao refletirem sobre as questões ambientais da sua escola, os participantes podem compreender que a EA ambiental mostra-se combativa e necessária, tornando-se elemento fundamental nas mudanças tanto no âmbito pessoal/micro, quanto no âmbito escola/macro, e em relação ao ambiente em que vivemos.

Instituição de fomento: UFMT / PROJETO CONEXÕES DE SABERES



Palavras-chave:  Educação Ambiental, Escola Aberta, Escola

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