60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola

BENEFICIAMENTO DA PRODUÇÃO COMO INSTRUMENTO PROMOTOR DE FONTE DE RENDA

Clériston Silva dos Anjos1
Antônio Fernando Mateus da Silva Junior2
Yara Morato de Albuquerque3
Patrícia Catanho3

1. Graduando em Agronomia - UFRPE / Administrador Mercadológico
2. Engº Agrônomo/Sec. Agricultura e Meio-Ambiente do Município de Abreu e Lima-PMAL
3. Economista Doméstica/Rede de Cooperação Tecnica - RECAT


INTRODUÇÃO:
A alimentação é fundamental para o ser humano, sua saúde, capacidade de trabalho, disposição geral e longevidade. A culinária, na medida em que introduz novas cores e sabores ao dia a dia, torna-se um fator de inclusão social que movimenta a vida das pessoas, oferecendo também novas perspectivas de trabalho e renda. Resgatar e valorizar a cidadania alimentar dessas pessoas pode criar oportunidades de mobilização entre elas, de acordo com suas possibilidades de interesse para pensar e atuar, de forma concreta e positiva, sobre suas necessidades de curto e longo prazo. O projeto oferece a oportunidade de uma participação concreta e ativa de jovens e adultos em todas as suas etapas de desenvolvimento, de forma simples, mas tocando na área mais fundamental e sensível da existência humana: a alimentação. Entretanto, esses elementos concretos como o alimento processado nas oficinas são apenas motivadores, que abrem as portas para uma mudança de hábitos alimentares e resgate dos produtos da agricultura familiar. As oficinas tiveram como objetivo principal capacitar as mulheres assentadas em Pitanga II, zona rural de Abreu e Lima/PE, utilizando a alimentação como instrumento de trabalho formal e informal, introduzindo a agricultura familiar e gerando alternativas de renda e emprego.

METODOLOGIA:
Os dados foram provenientes de uma capacitação em beneficiamento da produção realizada no assentamento de Pitanga II, na cidade de Abreu e Lima, localizada na região metropolitana do Recife. A capacitação foi dividida em 04(quatro) etapas inicialmente, que vão da seleção do pessoal interessado, especificamente as esposas dos trabalhadores rurais, até as oficinas de produção. Foram realizadas reuniões durante um mês com 82 (oitenta e duas) famílias mostrando a importância de se ter o beneficiamento da produção como uma fonte de renda extra. As oficinas tiveram 54(cinqüenta) horas/aulas e foram desenvolvidas com métodos participativos do aprender/fazendo, realizadas pelos profissionais da Recat – Rede de Cooperação Técnica em convênio com o INCRA e a Prefeitura Municipal de Abreu e Lima, promovendo oficinas de panificação com produtos sucedâneos, noções básicas de nutrição e capacitação em higiene e manipulação para produção de alimentos com alto valor nutritivo, resultando numa perspectiva de futuro para geração de renda. Os capacitados tiveram participação direta na manipulação e processamento, associando aulas teóricas-práticas, saindo aptos para a produção de alimentos e conhecedores da qualidade e quantidade de nutrientes necessários para nosso organismo.

RESULTADOS:
De forma simples, a capacitação deu oportunidade para as famílias da comunidade rural de ampliar a renda familiar mensal de R$ 400,00 para R$ 650,00 após a capacitação, pois os produtos por eles produzidos estão sendo comercializados na feira livre e nos mercados do município e das cidades vizinhas, além de ser um mecanismo motivador, pois os agricultores também estão investindo no cultivo, onde passaram a ter um aumento de 45% nas plantações nos últimos 5 meses. Esse trabalho gerou resultados ensejando a criação da cooperativa de mulheres de Pitanga II, que tem como finalidade juntar as famílias, partindo para produção industrial, visto que seus produtos são bem aceitos no comercio e que tem grande saída.

CONCLUSÕES:
É possível ampliar a geração de renda para as famílias que moram na região e que têm dificuldade para garantir sua sobrevivência apenas com agricultura. Isso proporciona cidadania a todos eles, o que automaticamente melhora a qualidade de vida. A execução de projetos deste tipo permite, além de facilitar a sobrevivência das pessoas com a agricultura, possibilitar a convivência com técnicas que educam e que socializam, criando alternativas para o crescimento pessoal e comunitário.



Palavras-chave:  Produção, Renda, Beneficiamento

E-mail para contato: cleriston_anjos@yahoo.com.br