60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia

ANÁLISE QUALITATIVA DOS CONSTITUÍNTES QUÍMICOS DO FRUTO DA MACAÚBA (ACROCOMIA ACULEATA) (REAPRESENTAÇÃO)

Yolanda Ramos Losqui1
Emílio Santana de Abreu1
Ana Cristina Mendes Miranda1
Elionas Mendes Dias1
Vagner Tebaldi de Queiroz2, 3

1. FAMINAS - Campus Muriaé - 36880-000 - Muríaé - MG
2. Prof. DSc. em Bioquímica Agrícola/ orientador
3. UFV - Campus Rio Paranaíba – 38810-000 – Rio Paranaíba - MG


INTRODUÇÃO:
A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira da família Arecacea (Palmae), espinhosa, com mais de 16 metros de altura e se distribui ao longo da América tropical e subtropical, desde o sul do México e Antilhas até o sul do Brasil. A palmeira macaúba representa uma alternativa para produção de biodiesel, com vantagens sobre outras oleaginosas, principalmente com relação a sua maior rentabilidade agrícola e produção total de óleo. No presente trabalho foi realizado um estudo fitoquímico qualitativo para avaliar diferentes classes de constituintes químicos presentes no fruto (polpa e endocarpo) da macaúba. A presença de óleo essencial no endocarpo também foi averiguada.

METODOLOGIA:
O material vegetal foi coletado em Rio Paranaíba-MG e armazenado em geladeira (14 dias). A polpa (30g) foi cortada em pequenas partes e macerada (25 ºC) com etanol 98%(v/v) por sete dias. A solução obtida foi filtrada e incubada em estufa (40 ºC/12h). O extrato obtido foi avaliado qualitativamente para a presença de ácidos orgânicos, saponina espumídica, açúcar redutor, polissacarídeos, proteínas e aminoácidos, fenóis e taninos, flavonóides geral, catequinas, depsídeo e depsidona, esteróides e triterpenóides, derivados da cumarina e antraquinonas. O endocarpo foi cortado em pequenos pedaços e separados em duas porções. Uma porção (71g) foi transferida, juntamente com 500mL de água destilada para um extrator Cleavenger. A extração permaneceu por 4h. A outra porção (20g) foi macerada (25 ºC) com 200 mL de etanol 98% (v/v) por sete dias. Após esse período, o extrato foi filtrado e incubado em estufa (40 ºC/12h). O extrato seco (1,2g) foi utilizado para avaliar a presença das classes de constituintes químicos supracitados.

RESULTADOS:
As classes de metabólitos detectadas na polpa foram: saponina espumídica, açúcar redutor e proteínas e aminoácidos. No teste de saponina espumídica foi observada a formação e permanência de espuma acima de trinta minutos. As saponinas possuem uma parte de suas estruturas com características hidrofílica e outra lipofílica, determinando propriedades de redução da tensão superficial da água, ações detergentes e emulsificantes. Estudos revelaram a ação hipocolesterolemiante destas substâncias em animais, além de atividade antiinflamatória de algumas espécies vegetais. Para açúcar redutor, o resultado positivo foi confirmado pela formação de precipitado vermelho tijolo. Para proteínas e aminoácidos ocorreu formação de intensa coloração violeta, indicando a presença deste composto. Os testes realizados com o endocarpo, foram positivos para: açúcares redutores, proteínas e aminoácidos e esteróides e triterpenóides. Nesta última classe, o teste positivo foi confirmado pela formação de uma única fase quase transparente e levemente verde clara. Os triterpenóides e seus derivados, os esteróides, apresentam uma gama variada de funções, entre elas: proteção contra herbívoros, são antimitóticos e favorecem a germinação das sementes. A presença de óleo essencial não foi detectada no endocarpo.

CONCLUSÕES:
A metodologia proposta permitiu a avaliação qualitativa de diferentes classes de substâncias na polpa e no endocarpo do fruto da macaúba (Acrocomia aculeata). A presença de saponina espumídica (polpa), esteróides e triterpenóides (endocarpo) e aminoácidos e proteínas (polpa e endocarpo) serve para nortear estudos posteriores visando à avaliação nutricional e farmacológica de determinados constituintes químicos presentes no fruto.

Instituição de fomento: FAMINAS – Faculdade de Minas, Muriaé-MG; Universidade Federal de Viçosa-Campus Rio Paranaíba, Rio Paranaíba, MG.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Acrocomia aculeata, avaliação qualitativa, constituíntes químicos

E-mail para contato: yrl_22@hotmail.com