60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

ESTUDO DAS REPERCUSSÕES DE UM JOGO VOLTADO À ORIENTAÇÃO SEXUAL JUNTO AOS PARTICIPANTES.

Li Men Zhao1
José Roberto da Silva Brêtas1, 2

1. Departamento de Enfermagem - UNIFESP
2. Profº. Dr. -Orientador


INTRODUÇÃO:
Na adolescência inicia-se o processo de resolução da identidade sexual. É o período da vida em que muitos iniciam atividades sexuais, passando por percepções ou sensações que podem despertar dúvidas, medos e angústias. Assim, surge a necessidade de discutir o assunto “sexualidade” com o público adolescente, a fim de esclarecer suas dúvidas e enfrentar os tabus e mitos sobre a sexualidade humana. Com essa finalidade surgiu o Projeto de Extensão Universitária “Corporalidade e Promoção da Saúde” da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que engloba a problemática da sexualidade e adolescência, atuando no campo da promoção da saúde, e visa catalisar discussões e reflexões críticas sobre esse universo, além de gerar conhecimentos e proporcionar intervenções por meio de oficinas de orientação sexual e desenvolvimento de tecnologias de ensino nesta área. Como tecnologia de ensino, elaboramos uma atividade pedagógica com características lúdica e didática na forma de um jogo denominado “SEXGAME”, destinado à orientação de adolescentes e multiplicadores na temática corpo e sexualidade abordada pelo projeto. O estudo tem como objetivo identificar a opinião geral (estrutura, conteúdo e inteligibilidade das informações) acerca do jogo.

METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo-exploratório realizado com população de 23 graduandos de Enfermagem da UNIFESP, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 24 anos de idade. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo 24 questões semi-estruturadas referentes aos dados sócio-demográficos e variáveis relacionadas à temática (estrutura, entendimento e conteúdo do jogo), que os participantes responderam após a sessão do jogo.

RESULTADOS:
Quanto à estrutura do jogo, 95% dos participantes julgaram o jogo como bom (referente ao formato, tamanho, cor e arte gráfica do tabuleiro e outros elementos do jogo); com relação ao entendimento, 96% não apresentaram dificuldade (referente ao entendimento da regra e das perguntas do jogo); Em relação ao conteúdo, 100% consideraram o assunto do jogo bom, completo e muito importante;

CONCLUSÕES:
Os resultados parciais deste estudo até o momento serviram para o aperfeiçoamento inicial do jogo “SEXGAME”, e para a correção de possíveis problemas em sua aplicação, desta forma, proporcionando a continuação da pesquisa com a população adolescente. E o impacto do estudo dar-se-á junto ao Projeto de Extensão Universitária “Corporalidade e Promoção da Saúde”, que contará com um instrumento importante para Educação em Saúde junto aos adolescentes e jovens que são sujeitos da nossa intervenção.

Instituição de fomento: CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Adolescente, Educação em saúde, Sexualidade

E-mail para contato: zhao_8775@yahoo.com.br