60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica

ANÁLISE DE CONFORMIDADE DO ECOFOGÃO COM OS DEZ PRINCÍPIOS DO DR. LARRY WINIARSKI

Jaime Martins Oliveira Júnior1, 2, 4
Tiago da Silva Santos1, 2, 4
Luiz Claudio da Cunha Marques1, 2, 4
Danilo de Souza Braga1
Adriane Lopes Mougo1, 4
Sergio Aruana Elarrat Canto1, 3

1. Universidade Federal do Pará/UFPA
2. Grupo Energia Biomassa e Meio Ambiente/ EBMA
3. Pof. Mr. / Orientador
4. Programa de Educação Tutoriao de Engenharia Mecanica - PETMEC / UFPA


INTRODUÇÃO:
Os fogões a lenha ainda fazem parte da vida de muitas pessoas na cocção de alimentos. Muitas vezes, os fogões são construídos de forma artesanal, sem métodos adequados, proporcionando baixa eficiência calorimétrica e alta emissão de poluentes. O Ecofogão é um fogão industrial a lenha que utiliza a tecnologia rock stove e é construído em cerâmica e metal, o seu projeto visa atender a demanda com melhor eficiência e segurança. Larry Winiarski formulou dez princípios para projetos de fogões. Estes princípios são usados por várias empresas do mundo para criar fogões. O objetivo desse trabalho é avaliar a conformidade do projeto construtivo do Ecofogão com tais princípios.

METODOLOGIA:
No processo de avaliação será empregada uma lista de verificação, previamente preparada, contendo os dez princípios de Winiarski (materiais leves e resistentes ao calor; posicionamento adequado da chaminé; queima adequada de combustível; variar a temperatura de acordo com a quantidade de combustível; manter uma boa corrente de ar por todo combustível; controlar a quantidade de ar; similaridade no tamanho das aberturas de entrada e saída de ar; usar uma grelha de baixo do fogo; análise da trajetória do ar quente; dimensionar os dutos transmissores de ar quente) que através da lista de verificação serão comparados ao Ecofogão. Os resultados das avaliações serão quantificados e qualificados para obtenção de um índice de conformidade que ira retratar o percentual de princípios considerados aceitáveis.

RESULTADOS:
Dos dez parâmetros avaliados do Ecofogão apenas 20% não estavam em conformidade, que foram à altura da chaminé e dimensionamento das aberturas de entrada e saída de ar. Com relação à altura da chaminé pode-se considerar que isso acontece pelo fato do aparato ser de uso domestico, isso implica no uso de uma chaminé mais alta do que se pede nos parâmetros de Winiarski, evitando deste modo que seus usuários respirem gases tóxicos. Já a diferença na entrada e saída de ar, pode ser para proporcionar uma melhor razão de equivalência entre o ar e a biomassa, tornando o processo de combustão mais eficiente.

CONCLUSÕES:
O Ecofogão estava em conformidade em 80% dos parâmetros de Winiarski. Paralelamente o teste da água fervente realizado no Laboratório de Gasificação da Universidade Federal do Pará, apresentou rendimento de 28,57%, ressaltando que segundo a literatura, o fogão tem rendimento acima da média dos fogões de sua categoria. Pode se considerar que o Ecofogão é um aparato que atende bem aos princípios de Winiarski e tem um bom rendimento.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Biomassa, Fogão, Winiarski

E-mail para contato: j.junior10@hotmail.com