60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental

COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA A DETERMINAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA(MO) EM LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (LETA).

Maria Luiza Ribeiro Aires1
Kleyton Lopes Viana1
Karina Pinheiro da Silva1
Dianna Rayla Carneiro de Sousa Gomes1
Gleison Pereira Costa1
Jorge Diniz de Oliveira2

1. Centro de Estudos Superiores de Imperatriz- CESI/UEMA
2. Prof. Dr. - Departamento de Química e Biologia - CESI/UEMA -Orientador


INTRODUÇÃO:
O lodo de estação de tratamento de água (LETA) é um resíduo formado nos decantadores da estação, resultado dos processos de floculação e coagulação. É uma mistura de poluentes, areia, silte, argila e substâncias húmicas presentes nas águas dos rios. A determinação de matéria orgânica em LETA tem merecido atenção em diversos campos de atividade cientifica, em virtude, da carga orgânica contida nesse tipo de resíduo, quando lançados in natura em corpos d’água podem contribuir para o consumo de oxigênio, levando as condições anaeróbias, produção de odores e mortandade de peixes e algas. Este trabalho tem por objetivo estabelecer comparação entre métodos analíticos consagrados na literatura científica sobre a determinação de matéria orgânica em LETA, visando conhecer o método mais adequado para quantificação de MO.

METODOLOGIA:
O LETA foi coletado na Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (CAEMA), do município de Imperatriz-MA nos meses de novembro de 2007 e março de 2008, as amostras foram acondicionadas em sacos plásticos e transportadas para o laboratório sob resfriamento. No laboratório, foram transferidas para cápsulas de porcelana e secas em estufa a 60° ±1 C, por 48 horas. As amostras, depois de secas, foram descompactadas e trituradas em gral de porcelana; em seguida, foram fracionadas utilizando-se peneiras de 0,35 mm. O material fracionado foi acondicionado em frasco de polietileno de cor escura e submetido à refrigeração até o momento das análises. Para a quantificação da matéria orgânica (MO) selecionaram-se três métodos analíticos: Walkley-Black modificado que consiste na oxidação do carbono com uma solução 1 mol L-1 de K2Cr2O7 seguida de titulação do excesso de K2Cr2O7 com uma solução de 0,50 mol L-1 de Fe(NH4)2(SO4)2, e como indicador difenilamina 1%. E método de calcinação, submeteu-se a amostra de LETA a calcinação por 4 horas, em forno mufla a 550º e 400º C. Decorrido o tempo de calcinação, o cadinho foi resfriado em dessecador. A porcentagem de matéria orgânica foi obtida por meio da diferença entre o peso inicial da amostra e o peso após a calcinação.

RESULTADOS:
Os teores de matéria orgânica variaram de 35,8 a 36,2 e 16,0 a 16,7 % de acordo com o método de calcinação a 550° C e a 400° C respectivamente e de 24,3 a 25 % de acordo com o método titrimétrico de oxi-redução (Walkley-Black). Os valores mais elevados obtidos por aquecimento em forno mufla a 550° C, devem-se ao fato de provocar perda de componentes inorgânicos voláteis contidos na amostra, como água de constituição, além das substâncias orgânicas. Pode-se inferir que toda gibsita e parte da caulinita presente na fração do lodo provenientes do processo de coagulação são também calcinados. A subestimação dos teores de matéria orgânica a 400º C em relação à calcinação a 550º C indica que apenas parte da gibbisita e caulinita existentes no LETA é calcinada. Com isto presume-se que o método de calcinação a 500º C para amostra de lodo com baixo teor de matéria orgânica, pois ele superestima a MO nestas condições. Os teores mais elevados obtido pelo método de Walkley-Black quando comparado à calcinação a 400º C pode ser atribuído ao fato que frações de substâncias húmicas existentes no lodo são oxidadas pelo dicromato de potássio.

CONCLUSÕES:
Considerando a possibilidade de incluir outros componentes voláteis na contagem da determinação da matéria orgânica pela perda ao fogo a 550º C e subestimação dos teores de matéria orgânica a 400º C, torna-se mais apropriado o emprego da titulação de Walkley-Black modificada na dosagem da matéria orgânica para amostras LETA.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Métodos comparativos, Matéria orgânica, Lodo de ETA

E-mail para contato: ma_aires20@hotmail.com