60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPLEXOS DE NÍQUEL(II) COM BASES DE SCHIFF

Caio Benatti Marcondes1
Edward Ralph Dockal2

1. Departamento de Química - UFSCar
2. Prof. Dr. - Departamento de Química - UFSCar - Orientador


INTRODUÇÃO:
Bases de Schiff são compostos que apresentam um grupo imina, -R,R’C=N. O preparo destas bases envolve uma reação de condensação de uma amina primária com um composto que apresente um grupo carbonila ativo. Devido à versatilidade de suas propriedades estéricas e eletrônicas, complexos de metais de transição com bases de Schiff são amplamente estudados. Atenção especial tem sido dada aos ligantes bases de Schiff derivados do salicilaldeído, pois eles podem promover uma maior estabilidade para os centros metálicos. A química das bases de Schiff é uma área de crescente interesse atualmente. Complexos de metais com bases de Schiff têm numerosas aplicações, como no tratamento de câncer, agentes antibactericidas, agentes antivirais, agentes fungicidas, além de outras propriedades biológicas. Estão relatadas diversas aplicações destes complexos em análise química, absorção e transporte de oxigênio, catálise homogênea e heterogênea, catálise assimétrica, como catalisadores para oxidação e polimerização de compostos orgânicos, vulcanização de borrachas e em pesticidas. Este trabalho teve como objetivo a síntese e a caracterização de complexos de níquel(II) com bases de Schiff tetradentadas.

METODOLOGIA:
Foi preparada uma solução de salicilaldeído em etanol. Após isso, adicionou-se (±)-trans-diaminocicloexano à solução anterior. A nova solução foi colocada no agitador sob aquecimento, enquanto uma solução de acetato de níquel(II) e água foi preparada e adicionada lentamente à primeira. A solução final foi mantida sob aquecimento e agitação durante duas horas. O solvente foi evaporado e o sólido restante foi filtrado a vácuo, com funil de placa sinterizada. Os espectros vibracionais de absorção na região do infravermelho foram obtidos com um espectrofotômetro BOMEM MICHELSON FT-102, utilizando pastilhas de KBr (1% de massa) com amostras dos complexos. Os espectros eletrônicos de absorção foram obtidos com um espectrofotômetro SHIMADZU UV-1650 PC. Foram preparadas soluções de concentração 1 x 10-3 mol/L no solvente adequado, sendo posteriormente diluídas para 1 x 10-4 mol/L e 1 x 10-5 mol/L. As medidas foram feitas em cubeta com caminho óptico de 1 cm na faixa de 210 a 1100 nm. Os pontos de fusão foram medidos em equipamento Marconi NA 301, até o limite do aparelho de 400 ºC. Os testes de solubilidade foram realizados em diferentes solventes, com 1 mL de solvente e 1 mg do complexo.Todas as análises foram feitas no Departamento de Química da UFSCar.

RESULTADOS:
As tentativas de atribuições de bandas para os espectros vibracionais de absorção na região do infravermelho realizadas foram feitas de maneira comparativa com dados descritos na literatura para compostos semelhantes. A freqüência para o estiramento C=N em complexos é observada na região de 1635-1620 cm-1. A banda de estiramento da ligação C-O geralmente é observada na região de 1100-1200 cm-1. A banda de estiramento da ligação C-N geralmente ocorre na região entre 1400-1320 cm-1. Todas estas bandas puderam ser observadas nos espectros analisados, o que confirma que estas ligações foram estabelecidas. As bandas observadas entre 447 cm-1 e 781 cm-1 confirmam a formação do complexo, já que indicam as ligações entre o átomo metálico e o nitrogênio e o oxigênio da base de Schiff. Nos espectros eletrônicos de absorção, a formação das bandas de transição d-d comprovam a formação dos complexos, já que esta apenas é vista quando ocorre a complexação de um metal de transição, que possui elétrons d. Os testes de solubilidade mostraram que todos os complexos são insolúveis em água e parcialmente solúveis na grande maioria dos solventes testados. Os pontos de fusão mantiveram-se no padrão dos complexos, sendo todos próximos de 380ºC.

CONCLUSÕES:
Todos os complexos foram sintetizados com sucesso, conforme mostraram os resultados dos testes realizados. Além disso, foram obtidos bons rendimentos. A preparação das soluções para a obtenção dos espectros eletrônicos de absorção foi dificultada, pois todos os complexos apresentaram baixas solubilidades nos solventes utilizados. Por isso, algumas soluções 1 x 10-3 mol/L não foram estudadas, já que o complexo precipitava na cubeta.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Níquel, Bases de Schiff

E-mail para contato: caio_marcondes03@hotmail.com