60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS EM POPULAÇÕES RIBEIRINHAS E MARAJOARAS DO PARÁ.

Luciana Santana Silva1, 2
Alex André Coutinho Maia1, 2
Luciana de Cássia Silva do Nascimento1, 2
Fabrísia Silva D'Encarnação1, 2
Jefferson Pereira e Silva1, 2
Jeannie Nascimento dos Santos1, 2, 3

1. Laboratório de Biologia Celular – ICB / UFPA
2. Programa de Educação Tutorial do Curso de Farmácia – ICS / UFPA
3. Profa. Dra. / Orientador-Tutor (jeannie@ufpa.br)


INTRODUÇÃO:
O grupo PET-FARMÁCIA-UFPA desenvolve atividades de pesquisa-ensino-extensão no exercício básico de educação e vigilância em saúde pública em amostragem populacional intra/extra-universitária. Para isto, realiza censo epidemiológico e atividades educativo-informativas como oficinas, palestras, confecção, distribuição de cartilhas e questionários direcionados à obtenção de conhecimentos das diferentes populações envolvidas nas atividades do grupo. No desenvolvimento de ações extensionistas e de ensino, o grupo realiza palestras públicas sobre principais verminoses e outras parasitoses de interesse médico veterinário, tanto em escolas de ensino médio e fundamental, quanto em associações comunitárias, nos bairros vizinhos à Universidade em municípios da Ilha do Marajó-PA. O principal objetivo destas ações é estimular o efeito multiplicador na comunidade, através da absorção de informações básicas para prevenção e controle de algumas doenças parasitárias, além de exercitar no grupo a capacidade de repensar atitudes enquanto cidadão e profissional em formação.

METODOLOGIA:
Promoveu-se na comunidade de Ilha Grande (Belém-PA) e no município de Salvaterra-PA, palestras com recursos multimídia e distribuição concomitante de cartilhas na forma de folders, elaborados pelo grupo PET-FARMÁCIA, contendo informações sobre as helmintoses mais comuns à espécie humana e aos animais de companhia, incluindo conceitos, modos de prevenção, diagnóstico e tratamentos de acordo com literatura pertinente. Na Feira de Ciências da Unidade Pedagógica de Ensino Fundamental “Nossa Senhora de Nazaré” (Ilha Grande-Belém-PA), foram ministradas três palestras: “Verminoses: quais são as mais comuns?”, “Destino adequados às fezes e modelos de fossas” e “A doença de Chagas” para pais, mestres e alunos de 3-10 anos. Desenvolveu-se também uma oficina com atividades de pintura e demonstração de parasitos (adultos, larvas e ovos), além de exposição de mini-painel com informações sobre o vetor da Doença de Chagas. Em Salvaterra-PA, as palestras versaram sobre “Teníase”, “Tuxina”, ”Ancilostomose e Larva Migrans”, ”Ascaridíase”, ”Leishmania” e “Dirofilariose”, apresentadas para crianças, adolescentes e funcionários das escolas de ensino fundamental: “Escola Dom Pedro I”; “Escola João Alves de Reis” e “Escola Bahá’í Olavo Novaes”.

RESULTADOS:
Para a comunidade ribeirinha da Ilha Grande (Belém-PA) foram ministradas, para cerca de 20 adultos (entre pais e mestres) e 50 crianças com faixa etária entre 3 a 10 anos, três palestras sobre verminoses; além de uma oficina, com painel, pintura, desenhos e jogos para demonstração do ciclo de vida e transmissão de parasitoses, incluindo a Doença de Chagas. Promoveu-se também a visualização das diferentes formas de vida (adultos, larvas e ovos) desses parasitos, ao microscópio de luz e estereomicroscópio. Em Salvaterra foram ministradas 06 palestras, sendo uma para a comunidade em geral (16 pessoas) e 05 nas seguintes escolas fundamentais: “Escola Dom Pedro I” (45 alunos); “Escola João Alves de Reis” (60 alunos) e “Escola Bahá’í Olavo Novaes” (75 alunos). O Grupo PET–FARMÁCIA–UFPA, deparou-se com a realidade dos ribeirinhos das cercanias da UFPA e com os moradores da Ilha do Marajó-PA, que possuem dificuldades de acesso ao conhecimento para prevenção de parasitoses. Contudo, apesar da humildade destas localidades, o grupo foi surpreendido pela impressionante avidez com que as crianças e adultos demonstravam interesse e absorviam parte significativa do conhecimento repassado nas palestras e oficina.

CONCLUSÕES:
Palestras e oficinas ministradas à população extra-universitária (ribeirinha e marajoara) com linguagem adaptada à realidade do dia-a-dia, bem como com demonstração prática de estágio de desenvolvimento de parasitos e vetores têm boa aceitação e assimilação pela comunidade, em várias faixas etárias. Entendendo os princípios básicos do ciclo de transmissão, do destino adequado das fezes, dos sintomas e das conseqüências de diferentes verminoses e também da Doença de Chagas, o público-alvo das ações realizadas tornou-se um elemento multiplicador de medidas preventivas destas parasitoses, confirmando a necessidade de mais atividades de educação em saúde pública. Esta experiência de mútuo aprendizado aplica o conhecimento do profissional em formação, estimula a percepção da responsabilidade social na construção de conhecimentos que servirão para o benefício da população em geral, podendo até mesmo salvar vidas, transformando a realidade de algumas pessoas.

Instituição de fomento: MEC-SESu (PET), CAPES-PROCAD 2005, CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  verminoses, educação, parasitos

E-mail para contato: petfarmacia_ufpa@yahoo.com.br