60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística

O PAPEL DOS VOCÁBULOS AGORA, ENTÃO, MAS E E NA MUDANÇA DO TURNO CONVERSACIONAL

Emanuel Cordeiro da Silva1
Judith Chambliss Hoffnagel2

1. UFPE - Autor
2. Profª. Drª. - UFPE - Orientador


INTRODUÇÃO:
É sabido que, no campo dos estudos morfológicos, o léxico de uma língua é categorizado nas chamadas classes gramaticais. Desse modo, não seria diferente com os vocábulos agora, então, mas e e que, na gramática da língua portuguesa, são tradicionalmente classificados como advérbios temporais, os dois primeiros, e como conjunções coordenativas, os outros dois. No entanto, numa rápida análise desses vocábulos na transcrição de conversas, percebe-se que eles, muito freqüentemente, não desempenham os papéis previstos pelos compêndios gramaticais. Assim sendo, buscaremos observar como se comportam tais vocábulos na mudança do turno conversacional. Contudo, vale ressaltar que, devido à natureza do presente trabalho, não será aqui realizado nenhum tipo de tentativa de reclassificação.

METODOLOGIA:
Para a realização das análises lingüísticas, foram utilizadas transcrições de conversas gravadas, nas cidades de Recife e São Paulo, pelo Projeto NURC. Como o trabalho visava a resultados qualitativos, não nos prendemos a dados estatísticos. Como bem enfatiza Braga e Naro (1994): “Do ponto de vista da precisão ou confiabilidade dos resultados obtidos não importa quantos falantes foram relegados ao esquecimento. Importa, sim, o número dos que foram efetivamente estudados, bem como sua distribuição, isto é, se são representativos do grupo, não sendo apenas casos extremos ou pouco comuns.” No que tange à concepção de turno conversacional, adotamos o posicionamento de que toda e qualquer intervenção de um participante do diálogo, mesmo que não haja, através de tal intervenção, uma contribuição significativa ao desenvolvimento do tópico discursivo, consiste em uma tomada de turno. De acordo com McLAUGHLIN (1984:103 in Galembeck, 1995), “todos os enunciados devem ser tratados como unidades construcionais de turno.”

RESULTADOS:
Ao observarmos o comportamento desses itens lexicais, ficou bastante evidente que eles assumem, na língua falada, funções que diferem daquelas previstas pelos compêndios gramaticais. Tomemos como exemplo um fragmento extraído do inquérito 360 do Projeto NURC/SP: (1) L2 ( ) (2) L1 é e:: mas... depois diante das dificuldades de conseguir quem me ajudasse... nós:::s paramos no sexto filho... (3) L2 ahn ahn (4) L1 não é?... e ... estamos muito contentes e... No início desse trecho, L1, embora inicie sua intervenção com a forma verbal é (2), recorre às conjunções e e mas para assegurar a sua tomada de turno. Ora, é notório que essas conjunções não desempenham nenhuma função relacional na fala de L1 – função prototípica das conjunções. Não há, por parte da falante, nenhuma pretensão de estabelecer uma relação de soma ou adversação entre as partes de seu enunciado; até porque ele constitui-se de duas orações, aparentemente, organizadas numa relação de causa e conseqüência. Certamente, os resultados obtidos, embora quantitativamente não representativos, apontam para uma função argumentativa desses vocábulos, na medida em que eles operam numa construção simétrica do ato conversacional.

CONCLUSÕES:
A freqüência com que os fenômenos da tomada e retenção de turnos acontecem por meio desses vocábulos demonstra que eles desempenham, na língua portuguesa, papéis outros que não estão previstos nos compêndios gramaticais. Sem dúvida, esses termos operam significativamente no processo de alternância de turnos, não apenas como simples formas de tomar a palavra, mas, sim, como estratégias – não por acaso empregadas pelo falante – organizacionais e argumentativas do texto falado. É no uso da língua que os papéis morfossintáticos dos itens lexicais de uma língua emergem, assim sendo, que esse trabalho, embora simples e breve, possa chamar a atenção para a necessidade de uma categorização mais ampla dos itens lexicais com base no funcionamento discursivo.



Palavras-chave:  Turno Conversacional, Conjunções / Advérbios, Função

E-mail para contato: emanuel_nelfe@yahoo.com.br