60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA DE MATO GROSSO

Bruna Maria Faria Batista1
Thiago Aurélio Souza das Chagas2
Ronaldo Senra3
Flavianny T. Otomura4
Aparecida Soares5
Ivone Maria Ferreira da Silva6

1. graduanda em Engenharia Florestal/UFMT
2. graduando em Engenharia Sanitária/UFMT
3. Pedagogo, monitor do Projeto Conexões Escola Aberta-MT
4. Filósofa, monitora do Projeto Conexões Escola Aberta-MT
5. Assistente Social, Coordª. Técnica Conexões Escola Aberta-MT
6. Docente/UFMT, Coordª. Geral do Projeto Conexões de Saberes


INTRODUÇÃO:
O Programa Escola Aberta, criado pelo Ministério da Educação, tem por objetivo abrir as escolas nos fins de semana visando: contribuir para melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação da integração entre escola e comunidade oportunizando o acesso à formação para a cidadania e reduzindo os índices de violência escolar. Dentro do Programa há a parceria com o Projeto Conexões de Saberes - MT e com o Coletivo Jovem de Meio ambiente CJ-MT. O Objetivo desta Parceria que resultou no Projeto Conexões Escola Aberta-MT tem o intuito de realizar diversas oficinas, entre elas a de Educação Ambiental – EA. A Equipe de EA irá contribuir com a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-vidas, que ajudará cada escola a realizar sua Agenda-21 Escolar. O Projeto Conexões Escola Aberta-MT conta com dois conexistas que participarão de todo o processo nas 20 escolas, atendidas pelo Programa Escola Aberta, de Cuiabá e Várzea Grande. Sendo que aqui em Mato Grosso a questão ambiental é de suma importância e as Agendas-21 nas escolas serão espaços de participação efetiva em defesa do meio ambiente.

METODOLOGIA:
Concordando com o conceito de "Pessoas que Aprendem Participando - PAP", todos/as estaremos aprendendo e participando dentro das escolas com diálogos fecundos entre os diversos conhecimentos. Nos três primeiros meses do projeto, que começou no final de 2007, foi realizado um diagnóstico sobre a EA realizada, ou não, nas escolas. Como metodologia inicial do trabalho da equipe de EA privilegiou-se o diagnóstico justamente para que a EA seja propositiva e não como algo imposta na realidade de cada escola. Este diagnóstico será aplicado em todas as escolas contendo perguntas como: se a mesma já desenvolve algum projeto de EA, como são desenvolvidos, quais são as pessoas envolvidas, tema abordado, se ocorre à integração escola-comunidade, qual a maior dificuldade, se tem conhecimento dos programas de EA no estado, etc. Sempre na tentativa de perceber como o Projeto Conexões Escola Aberta-MT pode contribuir nas questões da EA. Indo também de encontro com os pressupostos pedagógicos do Projeto Conexões de Saberes, onde o conhecimento científico e popular deve ser dialógico na construção de um processo educativo emancipatório. Somente após o diagnóstico é que poderemos através da "Oficina de Futuro", metodologia adotada para a Com-vida, trabalhar conforme cada realidade local.

RESULTADOS:
Como resultado inicial das ações da equipe, podemos citar o retorno de mais de 50% dos questionários, demonstrando o interesse pelas escolas quanto à questão ambiental. Em conversas informais com os coordenadores locais das escolas, podemos perceber que a EA é tema recorrente e de interesse dos mesmos ao trabalhar na proposta da Escola Aberta, mesmo havendo muitas dificuldades e problemas. Sendo assim, o diagnóstico aponta que a maioria das escolas desconhece os programas oficiais de EA como o Projeto de Educação Ambiental – PrEA da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC. Demonstra também, que a maior dificuldade de se trabalhar a EA nas escolas é a falta de interesse por parte dos alunos, que criam uma resistência quando o assunto é EA. Podemos ver que nas escolas diagnosticadas, mais de 40% não desenvolvem nenhum programa de EA e nas que já existe algum projeto só professores e alunos participam, deixando a comunidade de fora. Nas oficinas já realizadas constata-se que os jovens reclamam pela falta de organização da escola e também pela falta de diálogo entre professores e os mesmos. Mesmo com estas reclamações podemos perceber a falta de comprometimento dos alunos com a escola, como é o caso da depredação do ambiente escolar, relato vindo dos próprios estudantes.

CONCLUSÕES:
A partir desse diagnóstico traçamos nossos planos de oficina, dando prioridade às escolas que não desenvolvem nenhum Projeto de EA e nas que já desenvolvem iremos contribuir dando ênfase aos projetos existentes. Também iremos apresentar os programas e projetos de EA que são referências no Estado, como é o PrEA, que possui um Projeto Ambiental Escolar Comunitário-PAEC como pressuposto pedagógico, indo de encontro com os objetivos do Programa Escola Aberta, sempre na interação escola-comunidade. Formando as Com-vidas em todas as escolas através das oficinas de futuro e fazer com que a comunidade também participe despertando o interesse de todos. Demonstrando assim, que o Programa Escola Aberta vem para contribuir na ampliação de conhecimentos e na construção de oportunidades da comunidade se apropriar de um espaço que é seu, que é o espaço escolar. Este trabalho é um processo lento no qual não depende só da participação de uns e outros, mas sim, é preciso a participação de todos da escola e comunidade, fazendo com que verdadeiramente a escola seja aberta com cuidados socioambientais.

Instituição de fomento: UFMT / PROJETO CONEXÕES DE SABERES



Palavras-chave:  Educação Ambiental, Escola Aberta, Conexões de Saberes

E-mail para contato: bm.batista@hotmail.com