60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 3. Fisiologia de Órgãos e Sistemas

GINÁSTICA NO LARANJAL: QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA GINÁSTICA LOCALIZADA EM SENHORAS DE MEIA IDADE

Luiziete Cristina do Nascimento1
José de Fátima Juvêncio1, 2

1. Universidade Federal de Viçosa
2. Prof. Dr. Orientador


INTRODUÇÃO:
Qualidade de vida é utilizada para definir o grau de satisfação de um indivíduo em aspectos sociais, psicológicos, fisiológicos e materiais. Em todas as abordagens feitas, aspectos de subjetividade e objetividade se conjugam predispondo os fatos cotidianos à maneira como o indivíduo os percebe. No aspecto do envelhecimento, a busca pela longevidade provida de independência passa pela manutenção das qualidades físicas bem como pela aceitação dos eventos que circundam o envelhecimento (conceitos sociais, alterações familiares, mudanças psicológicas). Dessa forma foi objetivo desse projeto inferir a possível interferência da atividade física no envelhecimento provido de qualidade de vida, bem como avaliar as variáveis físicas que tendem a ser degradadas pelo envelhecimento como força e resistência muscular, flexibilidade, capacidade aeróbica; variáveis essas que predispõem ou não o indivíduo a Qualidade de Vida.

METODOLOGIA:
Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se o questionário de avaliação da Qualidade de Vida elaborado pelo The Whoqol Group em sua forma abreviada (WHOQOL-bref) ao início e ao final do estudo, como forma de avaliar a percepção da amostra acerca da interferência da ginástica. Para avaliar as variáveis físicas foi utilizada uma bateria de testes na forma de pré e pós-teste. Essa era composta por avaliação antropométrica constando de medidas de massa corporal, estatura, dobras cutâneas e perímetros, além da avaliação das variáveis neuromotoras realizadas através dos testes de sentar e alcançar, dinamometria dorsal e de membros inferiores, hand grip, teste de resistência abdominal e resistência aeróbica, para os quais utilizou-se o tratamento estatístico de Pearson. Essas foram auxiliadas por um mapa de localização de dores corporais. A amostra foi composta por 38 senhoras de meia idade (485,76 anos) residentes no bairro Laranjal e adjacências em Viçosa – MG. Essas eram sedentárias ao início da pesquisa, tendo sido submetidas a um programa de ginástica localizada que se realizava três vezes na semana com duração de uma hora cada.

RESULTADOS:
Para esse estudo encontrou-se como resultado uma melhora na percepção das senhoras acerca de sua qualidade de vida comprovada pelos escores encontrados nas respostas fornecidas ao Whoqol-bref, bem como uma redução no quadro de dores corporais localizadas. Uma melhora significativa das variáveis físicas contrapondo os efeitos do envelhecimento e sedentarismo foi observada quando da comparação dos resultados de pré e pós teste demonstrada pelos valores de “r” superiores a 0,79 excetuando para o teste de resistência muscular abdominal que apresentou índice de significância igual a 0,53 porém demonstrando em valores absolutos melhora importante no ganho dessa valência física.

CONCLUSÕES:
Assim pôde-se concluir que a atividade física oferecida apresentou interferência positiva na qualidade de vida das senhoras que fizeram parte da amostra, tanto nos efeitos do sedentarismo, quanto por auxiliar no retardamento do processo de envelhecimento das valências físicas analiasadas. Vale ressaltar que essa interferência foi percebida pelas senhoras e analisada como positiva.

Instituição de fomento: PROBIC/FAPEMIG

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Qualidade de Vida, Ginástica Localizada, Meia idade

E-mail para contato: xxneguinhaluxx@yahoo.com.br