60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia

DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO ÁCIDO BARBITÚRICO E 5,5-DIETIL-BARBITÚRICO (VERONAL®) PELO MÉTODO DO DPPH

THAIS GARCIA PEDROSA1
ANNA PAULA SILVA ANDRADE1
GEISA HELMOLD ASPHESI1
ANA LÚCIA ALVES ARRUDA1

1. Universidade Católica Dom Bosco


INTRODUÇÃO:
A descoberta de radicais livres envolvidos em determinadas doenças têm sido motivo de grande estudo pelos profissionais da área da saúde e vem provocando uma revolução na Medicina. A geração de espécies reativas de oxigênio (EROS) é um processo normal para a vida dos organismos vivos, porém elas são capazes de lesar componentes celulares, contribuindo assim, para o desenvolvimento de várias doenças, como o câncer, Doenças Cardiovasculares, Mal de Parkinson, dentre outras. Em condições fisiológicas, essas espécies são removidas por sistemas antioxidantes os quais são capazes de neutralizá-las. O ácido barbitúrico e o 5,5-dietilbarbitúrico são fármacos depressores do Sistema Nervoso Central utilizados no tratamento da ansiedade e distúrbios do sono. Porém pouco se sabe a respeito de outras prováveis ações farmacológicas que estes fármacos possam vir a apresentar, como por exemplo, atividade antioxidante. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar as atividades antioxidantes do ácido barbitúrico e o 5,5-dietilbarbitúrico de maneira a comprovar esta propriedade.

METODOLOGIA:
Soluções etanólicas nas concentrações de 5, 10, 25, 50, 125 e 250 ug/mL foram preparadas utilizando-se o ácido barbitúrico e o ácido 5,5-dietilbarbitúrico e foi utilizada uma solução 0,3mM em etanol de DPPH (2,2 difenil-1picril-hidrazila). O padrão positivo usado foi a rutina. As leituras foram feitas em espectrofotômetro no comprimento de onde de 517 ηm, após 30 minutos de incubação. As médias das porcentagens de atividade antioxidante das amostras, em cada uma das concentrações testadas, foram calculadas e a concentração inibitória (CI50) foi obtida por regressão linear.

RESULTADOS:
O ácido barbitúrico apresentou atividade antioxidante com valor de CI50 equivalente a 68,9ug/mL. O ácido 5,5-dietilbarbitúrico não apresentou propriedade antioxidante. O padrão rutina apresentou uma CI50de 9.04ug/mL.

CONCLUSÕES:
Portanto, somente o ácido barbitúrico mostrou-se ativo frente ao DPPH, podendo-se sugerir uma provável atividade antioxidante. Daí a importância de se buscar outras propriedades farmacológicas em fármacos que não apresentam todas as suas ações biológicas descritas na literatura.

Instituição de fomento: Universidade Católica Dom Bosco

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Antioxidante, DPPH, Barbitúricos

E-mail para contato: analu_arruda@hotmail.com