60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança

CAPIBA: UMA VIAGEM AO MUNDO DO FREVO

Ana Cláudia Dias Batista1
Karla Danielle Fernandes da Silva1

1. PREFEITURA DO RECIFE


INTRODUÇÃO:
Em 2007 foi comemorado o centenário do frevo, patrimônio cultural imaterial do Brasil, no entanto, não tem sido um ritmo presente na vida de muitas crianças. Tem-se lutado bastante para que o carnaval do Recife verdadeiramente represente uma diversidade de ritmos que façam parte da cultura pernambucana, como é o caso do maracatu, afoxé, caboclinhos, ciranda, coco e o próprio frevo. E e importante também que tais ritmos bem como seus compositores, não sejam lembrados apenas no período carnavalesco, mas que as pessoas possam ter contato com obras que são verdadeiros exemplos de poeticidade e identidade cultural. Um dos grandes cantores e compositores de frevo no Recife é o Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba, este tornou-se uma referência da música pernambucana, chegando a compor mais de cem canções do gênero frevo, deixando um rico legado cultural que pode ser explorado como suporte pedagógico nas escolas do Recife.

METODOLOGIA:
Para fazer uma introdução sobre o gênero textual que seria trabalhado foi realizado um resgate histórico do carnaval do Recife através de pesquisas na biblioteca da escola e na internet, bem como apresentação de cartazes com fotos e gravuras do carnaval ao longo dos anos. Partindo disto os alunos começaram a ter contato com as letras de algumas músicas de frevo do cantor e compositor Capiba (através de recursos áudio-visuais como cd-s e vídeos referentes ao tema proposto) foram escolhidas algumas canções e realizadas atividades destacando a rima e a poética, esse processo dinamizou a leitura, a oralidade e a escrita dos alunos, através de interpretação e produções textuais. Como terceiro momento os alunos participaram de uma aula-passeio no centro do Recife, tendo como roteiro os pólos do carnaval recifense finalizando com uma visita a casa do carnaval, onde foi oferecida uma palestra sobre a história do frevo. Após fotografarmos os espaços visitados, foi solicitado aos alunos que produzissem imagens através de desenhos e pinturas acerca do “olhar” sobre a cidade. Das produções obtidas( produções textuais e artísticas, músicas, fotografias) confeccionamos um catálogo que foi exposto durante a culminância do projeto, de modo a socializar com os demais alunos da escola o conhecimento obtido. A culminância do projeto contou com a apresentação de um coral formado pelas duas turmas do terceiro ano do primeiro ciclo envolvidas. Houve também a participação de um grupo de dança, integrante do Programa de Animação Cultural que se reúne na escola aos sábados, esse grupo apresentou alguns números de frevo, bem como outros ritmos da cultura popular pernambucana, enriquecendo a proposta do trabalho.

RESULTADOS:
A partir do contato com o gênero frevo, do trabalho com as letras das músicas de Capiba e também da aula-passeio os alunos puderam conhecer mais da história do carnaval do Recife e passaram a gostar de um tipo de música ao qual não tinham muito contato. Através do gênero frevo puderam aprender sobre rimas e passaram a se interessar mais por poesia. Os alunos passaram a valorizar mais a cidade e saber da sua importância para o cenário cultural nacional. Foi importante perceber o entusiasmo das crianças ao se identificarem com as músicas (que só ouviam no carnaval) e com os espaços da cidade do Recife nos quais nunca detiveram um olhar mais profundo e significativo. Sentir-se parte da história da cidade os fez refletir sobre a participação nesse processo histórico e cultural.

CONCLUSÕES:
O projeto “Capiba: Uma viagem ao mundo do frevo” possibilitou aos alunos do terceiro ano do primeiro ciclo das turmas D e F da Escola Municipal Antonio Farias Filho, explorar um gênero pouco trabalhado utilizando-se dos componentes do mesmo para desenvolver a oralidade, a escrita e a leitura. Vale ressaltar a importância do trabalho com musicalidade, que dinamizou as aulas a partir da identificação dos sons produzidos pelo frevo. Do contato com as músicas e após a aula-passeio, construiu-se trabalhos artísticos que expressaram a leitura desas crianças ao longo do projeto. Dessa leitura pudemos observar a relevância do gênero escolhido pois este, contribuiu significativamente no processo de ensino-aprendizagem a medida que durante o seu desenvolvimento os alunos envolveram-se de forma participativa, expandindo seus conhecimentos acerca da cultura popular local (especialmente do frevo) através de procedimentos didáticos relacionados a Língua Portuguesa História e Artes.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Frevo, Recife, Capiba

E-mail para contato: anaclaudiadb@hotmail.com