60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 3. Genética Humana e Médica

INCIDÊNCIA DO CÂNCER COLO-RETAL EM FORMIGA-MG

Lucas Michel Ferreira1
Jovino Severo dos Santos1
Mateus de souza Castro1
Rodrigo Jose da Silva1
Wellington Rodrigues Teixeira1
Éder Reis1

1. Centro Universitario de Formiga - Unifor-MG Prof. Ms. Heslley Orientador


INTRODUÇÃO:
O Câncer colo-retal desenvolve-se á partir de adenomas benígnos.A transição de um pequeno pólipo adenomatoso assintomático para um câncer leva cerca de 5 a 10 anos,com risco de praticamente 100% aos 50 anos de vida em pacientes que apresentem polipose adenomatosa familiar. A detecção precoce do câncer colo - retal pode levar a grandes possibilidades de cura,para individuos com história familiar do proprio devem procurar orientação constante.Os sintomas são perda crônica de sangue detectada no hemograma devem fazer endoscopia gastrointestinal superior e inferior,podem ocorrer,tambem,dor abdominal,massa abdominal,melena,constipação entre outros. Ele pode ser diagnosticado através de biópsia endoscópica com estudo histopatológico. Considera-se que o primeiro evento de mutação germinativa ocorra no gene supressor de tumor APC (Polipose Adenomatose de Cólon) localizado no cromossomo 5,em seguida diversas mutações somáticas podem acontecer inclusive alterações na metilação do DNA,ativação do proto-oncogênese K-ras no cromossomo 12 e uma perda progressiva de genes supressores de tumores DCC no cromossomo 18 e TP53 no cromossomo 17,geralmente,quando ocorre este ultimo evento,o tumor ainda benígno é desenvolvido a carcinoma (tumor malígno). Temos como objetivo levantar dados de pessoas físicas e verificar a incidência ou predisposição genética hereditária na cidade de Formiga –MG. Temos como relevância,através dos dados obtidos,passar informações sobre as causas, incidências e prevenções do câncer colo-retal.

METODOLOGIA:
Obtenção de dados do ministério da saúde,secretaria municipal de saude de Formiga-MG,INCA,pesquisa de campo. Utilizamos questionarios para obter dados familiares sobre a doença.

RESULTADOS:
Os dados analisados de 2000 até a presente data mostra um percentual de incidência de 0,020% em relação a população nacional, 0,024% em Minas Gerais e 0,039% em Formiga-MG

CONCLUSÕES:
Os dados obtidos mostram que a cidade de Formiga-MG apresenta um alto índice de incidência da doença comparada com os dados do estado e do país.

Instituição de fomento: Secretaria municipal de saúde de Formiga e população da mesma

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Tumor, Incidência, Hereditariedade

E-mail para contato: lucasmichel18@hotmail.com