60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística

ENSINO DE LÍNGUA, HISTÓRIA E CULTURA BRASILEIRAS ATRAVÉS DA MÚSICA

Marli Rosa1

1. Universidade Estadual de Campinas


INTRODUÇÃO:
Partindo da consideração de que o Brasil é um país com forte tradição de música popular, no ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) é fundamental que a música esteja presente, especialmente de maneira interdisciplinar, abrangendo não apenas a música em si, mas também o percurso histórico-social que nos permite compreender a história e a cultura brasileira, de um modo geral, e os efeitos de sentido de determinada produção artística, em específico. Assim, o presente trabalho tem como objetivo central apresentar um percurso discursivo de sentidos que podem ser traçados para a música “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento e Wagner Tiso, através, especificamente, do estudo de suas condições de produção. Para tanto, apresento a relevância das condições de produção dessa música para a compreensão de posicionamentos de jovens brasileiros frente ao poder estatal, tanto no período do regime militar, quanto na redemocratização do país.

METODOLOGIA:
Considerando que a metodologia científica consiste não apenas de um instrumental de pesquisa para levantamento e tratamento de dados, mas também do próprio percurso teórico adotado pelo pesquisador, a metodologia desse trabalho consiste de estudo e levantamento das condições de produção da música “Coração de Estudante”. Para tanto, utilizo o aparato analítico pertencente à Análise do Discurso de Escola Francesa, especificamente o conceito de condições de produção, que abrange desde o contexto “mais imediato” (tradicionalmente abordado pela Pragmática) – constituído pelo falante, pelo ouvinte, suas posições sociais, o local da enunciação, etc. - como o contexto histórico-social (ideológico) mais amplo. Os momentos históricos abordados para a compreensão das condições de produção e dos efeitos de sentido de Coração de Estudante são os períodos do regime militar e da redemocratização do Brasil. As referências bibliográficas e fontes adicionais que permitiram uma compreensão sobre os assuntos aqui abordados abrangem desde textos científicos, até sites da internet sobre cultura e história, além de video-reportagens dos períodos estudados disponíveis no site YouTube.

RESULTADOS:
Dar destaque ao papel e à importância da participação política de estudantes brasileiros em nossa história e cultura é um dos efeitos de sentido principais de Coração de Estudante. As condições de produção levantadas referem-se à história do Clube da Esquina e ao processo de redemocratização do país. O Clube da Esquina consistia de um grupo de amigos que se reunia em um determinado barzinho de Belo Horizonte, durante o período do regime militar, para se divertir e, ao mesmo tempo, refletir sobre a realidade brasileira e fazer música. A esse grupo pertenciam Milton Nascimento e Wagner Tiso. Do processo de redemocratização do país, destaco a constituição do movimento denominado “Diretas Já” e a presença da música nos comícios realizados de norte a sul do país. Coração de Estudante também nos possibilita um belo exemplo de como estrutura e acontecimento estão imbricados na linguagem: o uso intenso de metáforas e imagens poéticas nessa letra aponta para o desejo de querer falar (“quero falar de uma coisa”), meio indireto e camuflado (“adivinha onde ela anda?”) e até meio tímido (ou, talvez melhor, intimidado). Esse tipo de recurso - característico de produções artísticas do período do regime militar - tornou possível a possibilidade de dizer, de soltar a voz abafada - silenciada pelos censores.

CONCLUSÕES:
O estudo das condições de produção de Coração de Estudante nos aponta para a necessidade de utilizarmos a música em sala de aula partindo de estudos e reflexões que abordem o histórico como constitutivo da produção de efeitos de sentido. Assim, defendo que uma música não deve ser meramente utilizada pelo professor de maneira instrumental e conteudística. Antes, deve ela ser compreendida como parte importante do percurso de construção do conhecimento que o aprendiz de Língua Portuguesa vai delineando em seu processo de aprendizagem, que efetivamente não se limita à língua como estrutura, pois abrange também a língua como acontecimento, o que envolve tanto a História como a Cultura do país da língua alvo. Podemos concluir desse trabalho que, ao propormos a nossos alunos a construção de um percurso histórico de sentidos para uma determinada produção artística - no caso aqui específico a música Coração de Estudante -, estamos lhes proporcionando mais do que apenas informação, e sim construção efetiva de uma formação cultural mais ampla, que os possibilite, enquanto aprendizes, reflexões sobre a língua, a história e a cultura brasileiras, de maneira interdisciplinar.



Palavras-chave:  Música Popular Brasileira (MPB), Português-Língua Estrangeira (PLE), Cultura Brasileira

E-mail para contato: marlirosa_unicamp@yahoo.com.br