60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM CONSULTA ÀS IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Thais Marques Lima1
Ana Carolina Maria Araújo Chave1
Lydia Vieira Freitas1
Maria Leonor Costa de Moraes1
Ana Karina Bezerra Pinheiro1, 2
Lorena Barbosa Ximenes1, 2

1. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará/UFC
2. Profª Drª /Orientadora


INTRODUÇÃO:
No Brasil, as questões relativas ao envelhecimento têm sido estudadas com relevância, pois a estimativa de vida das pessoas vem aumentando. Consideram-se idosas as pessoas com no mínimo 60 anos. O idoso passa por período peculiar, podendo vivenciar o envelhecimento de modo natural ou em conflito com sua nova fase da vida, alterando a qualidade do mesmo, diferenciando-se entre si e em relação aos demais grupos etários. As Instituições Asilares (IA) para idosos constituem-se uma das opções para o cuidado desta população, visto que as famílias muitas vezes não têm condições ou não desejam responsabilizarem-se por este cuidado. Na permanência por períodos prolongados em IA, o idoso deve ter reconhecido pela Enfermagem, seus aspectos fisiológicos, psico-emocionais e sociais peculiares, tendo seus problemas identificados e compreendidos. Diante do exposto e das especificidades das mulheres idosas, acredita-se que a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia eficaz para identificação de Diagnósticos de Enfermagem (DE) precisos, cuidado específico e melhoria da qualidade de vida e saúde desta população. Objetivou-se identificar os DE mais freqüentes nas consultas de enfermagem em idosas institucionalizadas.

METODOLOGIA:
Estudo quantitativo, descritivo, realizado por meio de consultas de enfermagem realizadas no mês de julho de 2007 em uma instituição asilar para idosos de caráter filantrópico da cidade de Fortaleza-Ceará, tendo como amostra 26 idosas. Foi utilizado um instrumento durante a consulta de enfermagem para a coleta do histórico, o qual forneceu subsídios para identificação dos DE. Foram seguidas as diretrizes e normas de pesquisa envolvendo seres humanos da Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde-Ministério da Saúde com número de protocolo Nº 141/07.

RESULTADOS:
No estudo foram encontrados 18 DE, de acordo com a taxonomia I da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association:2007-2008):mobilidade física prejudicada (7,7%), eliminação urinária prejudicada (26,9%), risco para intolerância a atividade (7,7%), termorregulação ineficaz (23%), dor aguda (3,8%), estilo de vida sedentário (EVS) (38,5%), risco de disfunção neurovascular periférica (7,7%), risco de integridade da pele prejudicada (11,5%), ansiedade (26,9%), tristeza crônica (23%), risco de queda (RQ) (46,2%), dor crônica (19,2%), percepção sensorial prejudicada:auditiva (26,9%), insônia (15,4%), risco de infecção (7,7%), intolerância a atividade (11,5%), troca de gases prejudicada (3,8%) e risco de glicemia instável (7,7%). Por terem uma freqüência elevada e serem mais significativos na qualidade de vida das idosas institucionalizadas, foram discutidos os seguintes DE: EVS, identificado em 10 idosas (38,5%), definido como um hábito de vida com baixo nível de atividade física. Percebeu-se, nas idosas, o não hábito de praticar atividades físicas; o DE RQ, presente em 12(46,2%) idosas, defini-se como a susceptibilidade aumentada para quedas, podendo causar danos físicos. A artrite, dificuldades na marcha e visuais foram características que fundamentaram esse diagnóstico.

CONCLUSÕES:
A SAE proporciona assistência individualizada e de qualidade ao cliente, com embasamento científico. A identificação dos DE é um dos principais passos da SAE, contribuindo para a identificação do problema do cliente e ajudando na formulação das intervenções de enfermagem. Os DE mais significativos foram EVS e RQ, sendo possível, a partir dessa identificação, prestar os cuidados de enfermagem de forma objetiva e específica, porém sem desconsiderar os fatores globais do entorno vivenciado por esta população. Portanto, a partir do desenvolvimento de uma consulta de enfermagem direcionada a mulher idosa institucionalizada, e identificação dos principais diagnósticos de enfermagem, presta-se cuidado diferenciado a esta população, proporcionando reflexões para mudança de comportamento, diminuição dos riscos e resolução dos problemas de saúde da população estudada.

Instituição de fomento: Secretaria de Ensino Superior - SESu

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Idoso, Diagnóstico de Enfermagem, Consulta de Enfermagem

E-mail para contato: thaixinhaml@hotmail.com