60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia

PAPEL REGULATÓRIO DO ÓXIDO NÍTRICO NA TRANSMISSÃO SIMPÁTICA EM MUSCULATURA LISA E CARDÍACA

Adriana I Un Huang1
Aron Jurkiewicz1, 2
Afonso Caricati Neto1, 2

1. UNIFESP
2. Prof. Dr.


INTRODUÇÃO:
Estudos experimentais e clínicos mostraram que disfunções simpáticas estão envolvidas na fisiopatologia da hipertensão arterial sistêmica (HAS) (de Champlain et al., Can J Cardiol, 15, 1999). Embora o uso de drogas simpatolíticas para reduzir o tônus simpático no sistema cardiovascular constitua uma das principais estratégias anti-hipertensivas, os mecanismos moleculares envolvidos nas disfunções simpáticas permanecem sob investigação. Após a descoberta da participação do óxido nítrico (NO) liberado pelo endotélio vascular na regulação da pressão arterial (Furchgott & Zawadzki, Nature 288, 1980), demonstrou-se que este agente também pode ser liberado pelos nervos autonômicos (Toda & Okamura, Pharmacol Rev 55, 2003). Todavia, o papel do NO na neurotransmissão mediada pelos nervos simpáticos permanece desconhecido. Visando investigar o papel do NO na transmissão simpática e nas disfunções simpáticas envolvidas na HAS, estudamos os efeitos de fármacos capazes de aumentar (Nitroprussiato de Sódio, NPS) ou reduzir (L-NAME) a síntese de NO sobre as respostas motoras da musculatura lisa e cardíaca mediadas pelos transmissores liberados pelos nervos simpáticos (NA e ATP) em ratos normotensos (NWR) e espontaneamente hipertensos (SHR).

METODOLOGIA:
Os NWR e SHR (machos de 16-20 semanas de idade) foram sacrificados por secção cervical e submetidos aos procedimentos cirúrgicos para a remoção dos ductos deferentes (DD) e do coração. Os tecidos (DD) foram isolados, limpos, lavados internamente e montados em banho de órgãos isolados contendo 10 ml de solução nutritiva (Tyrode) e entre dois eletrodos de platina paralelos conectados ao estimulador elétrico (Grass S88), para aplicação de estímulos elétricos transmurais (0,2 a 20 Hz, duração de 1ms e voltagem 60 V). Em outro protocolo, as preparações foram estimuladas pela aplicação exógena de ATP e NA. O átrio direito de NWR e SHR foi isolado, limpo dos tecidos adjacentes e montado em banho de órgãos isolados contendo 10 ml de solução nutritiva (Krebs-Henseleit). Para o registro das contrações, o átrio foi fixado ao transdutor de tensão modelo FT202 (CB Science, USA) conectado ao sistema de aquisição de dados analógico/digital Powerlab 800 (AD Instruments, USA).

RESULTADOS:
Os SHR mostraram um aumento significativo da PA e da massa cardíaca confirmando a HAS em SHR. Quando submetidos a EET de 20 Hz, os DD de SHR e NWR apresentaram contrações fásicas seguidas de contrações tônicas causadas pela liberação dos neurotransmissores simpáticos. As contrações fásicas são produzidas pelo ATP e as tônicas pela NA (Caricati-Neto et al.1992; 2004). O NPS 10-4M reduziu a magnitude das contrações fásicas e tônicas em NWR, mas não em SHR. Isto sugere que o NO liberado pelos nervos autonômicos poderia modular a transmissão simpática por agir sobre a liberação de transmissores dos nervos simpáticos e por agir nas células musculares lisas produzindo inibição da contração (Toda & Okamura, 2003), e que a síntese de NO encontra-se inalterada em NWR, mas reduzida em SHR (CRABOS et al., 1997; KOLO et al., 2004). Por outro lado, o L-NAME 10-4M aumentou a magnitude das contrações fásicas produzidas pela ETT de 20 Hz em DD de NWR e SHR. Porém, as respostas contráteis produzidas pelo ATP ou pela NA aplicadas exogenamente, não foram alteradas pelo NPS ou L-NAME em DD. No átrio direito de NWR e SHR, a magnitude das contrações espontâneas foi reduzida pelo NPS 10-4M e aumentada pelo L-NAME10-4M, sugerindo que o NO modula contrações da musculatura atrial (Choate & Paterson,1999).

CONCLUSÕES:
Estes resultados sugerem que o NO está envolvido na modulação da transmissão nas sinapses neuro-efetoras simpáticas da musculatura lisa e cardíaca e sua ação neuromodulatória parece estar alterada na hipertensão arterial.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Neurotransmissão simpática, Hipertensão, Papel regulatório do óxido nítrico

E-mail para contato: adriana_drih@yahoo.com.br