60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Economia Regional e Urbana

A RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DO SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA PRESTADA PELO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS E A NECESSIDADE DE CONTRATAÇÃO DE UM PLANO PRIVADO DE SAÚDE.

Paulo de Farias Portela Júnior1

1. Universidade Estadual do Maranhão/UEMA


INTRODUÇÃO:
Diante da atual situação de precariedade nos serviços de saúde pública existentes em nosso país, apresentamos o seguinte projeto de pesquisa, com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento do sistema, e sobretudo, identificar que fatores levam as famílias a comprometer boa parte de sua renda em gastos com plano de saúde em São Luís do Maranhão. Para tanto, levantamos duas hipóteses: investimentos mal aplicados e/ou investimentos insuficientes, que buscam explicar uma prestação de serviço público de baixa qualidade, que não atende satisfatoriamente a demanda a que se propõe. O presente projeto de pesquisa tem importância para nós enquanto cidadãos ludovicenses, porque a saúde é condição sine qua non para a sobrevivência do indivíduo e enquanto estudantes, pois nos leva a fazer um levantamento e analisar as mazelas da gestão dos recursos públicos na área de saúde e nos vislumbra oportunidades de melhorias a serem estudadas e aplicadas futuramente no setor.

METODOLOGIA:
Quanto aos fins, a pesquisa será descritiva e explicativa. Descritiva porque visa descrever percepções, expectativas e informações sobre o investimento da população em planos de saúde. Explicativa, pois visa esclarecer quais fatores contribuem para a procura por planos de saúde. Quanto aos meios, a pesquisa será bibliográfica, documental e de campo. Bibliográfica porque para a fundamentação teórico-metodológica do trabalho, será realizada investigação sobre os indicadores sociais referentes à saúde da população ludovicense. Será documental, pois se valerá de documentos internos à Secretaria Municipal de Saúde, que nos forneçam dados necessários a comprovação das hipóteses levantadas. De campo, porque coletará dados de usuários de planos de saúde, através da aplicação de questionários, sobre a percepção que os mesmos possuem enquanto clientes e cidadãos.

RESULTADOS:
Obtivemos os resultados da pesquisa partindo primeiramente de alguns índices: taxa de mortalidade infantil, índice de desenvolvimento humano, expectativa de vida e quantidade de hospitais da rede pública pela quantidade de habitantes, no município de São Luís. Nesta capital, a mortalidade infantil vem diminuindo consideravelmente, porém o decréscimo ainda está aquém dos demais estados. O IDH de São Luís está localizado entre os piores resultados de capitais do Brasil. A expectativa de vida é uma das mais baixas entre as principais cidades brasileiras. Considerando a quantidade de hospitais da rede pública (61 estabelecimentos) pela sua quantidade de habitantes (980.000 habitantes), chegamos a um número preocupante, visto que existe um hospital público para cada grupo de 16 mil pessoas, o que certamente não atende à demanda de forma satisfatória. Os resultados da pesquisa de campo nos mostra que 22% da amostragem selecionada possui algum tipo de plano privado de saúde, sendo em sua maioria, mulheres acima dos 50 anos. Entre esta parcela da população, o comprometimento da renda familiar chega a 35%. De acordo com a análise dos questionários aplicados, este esforço é causado sobretudo pela falta de hospitais com capacidade de atendimento adequada dentro da cidade.

CONCLUSÕES:
O levantamento de informações junto aos órgãos públicos responsáveis pelo gerenciamento da saúde em São Luís e a análise minuciosa dos questionários aplicados a uma determinada parcela da população, nos permitem concluir que o principal fator que leva um cidadão a comprometer parte de sua renda com planos privados de saúde é pequena quantidade de hospitais públicos disponíveis na cidade e o medo de não poder contar com eles em momentos de maior necessidade, correndo o risco de deixar a sua família vulnerável em filas intermináveis nos postos de atendimento. O Governo enquanto gestor deste importante pilar da sociedade, que é a saúde pública, precisa aplicar os investimentos de forma sistêmica nesta área e acompanhar o andamento destes investimentos após implantados, para que o retorno seja efetivo e a população possa desfrutar de um serviço de qualidade sem precisar sacrificar o seu orçamento neste propósito.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Planos, Saúde, Pública

E-mail para contato: paulodefarias@yahoo.com.br