60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

ARELB - ARQUIVO REFERENTE AOS ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL

Elza Margarida de Mendonça Peixoto6
José Claudinei Lombardi7
Maria de Fátima Rodrigues Pereira4
Celi Nelza Zulke Taffarel9
Andréa Scomparin5
Vanessa Silva Guilherme8

4. Prof. Dr. - Departamento de Ciências Humanas - UNC
5. Prof. Esp. - Departamento de Educação Física - Escola Municipal Salim Aboriam
6. Prof. Dr. - Departamento de Estudos do Movimento Humano - UEL
7. Prof. Dr. - Departamento de Filosofia e História da Educação - UNICAMP
8. Graduanda - UEL
9. Prof. Dra. - Faculdade de Educação - UFBA


INTRODUÇÃO:
Ao final do século XIX, inicia-se a produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil, que se avoluma vertiginosamente durante os últimos 30 anos do século XX. Esta produção, no entanto, não é facilmente visível, encontrando-se dispersa por diversas áreas que se dedicam à investigação de aspectos da problemática do lazer. Considerando que todo o trabalho acadêmico necessita do reconhecimento do conhecimento pré-existente, entendemos que a dispersão dos estudos do lazer dificulta o acesso ao conhecimento e a identificação de problemáticas significativas ainda não tratadas. Com vistas à solução desta dispersão, estamos empreendendo amplo levantamento da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil e sua catalogação e disseminação em Banco de Dados eletrônico on line. Este levantamento tem como objetivo reconhecer a produção existente e o que ainda não é conhecido. Objetiva-se ainda a disseminação e popularização destes conhecimentos para além dos grupos de pesquisa. Neste trabalho apresentamos os primeiros resultados deste levantamento que vem sendo empreendido, em cooperação técnica e científica, pela Universidades Federal da Bahia (UFBA) e Estadual de Londrina (UEL).

METODOLOGIA:
Realiza-se Pesquisa Bibliográfica com vistas ao mapeamento de longo prazo do estado da arte da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil. As etapas desta pesquisa incluem a identificação e o levantamento da produção pré-existente, a catalogação da produção por autor, título, ano de publicação e imprenta, a compilação dos trabalhos reunindo-os em um único acervo físico, a elaboração de subprojetos de análise e a sistematização dos resultados destas análises disseminada em artigos. As fontes para o levantamento são: os sites das bibliotecas públicas; a Plataforma Lattes, e as referências bibliográficas citadas pelos trabalhos produzidos pela área no Brasil. Os trabalhos são buscados a partir das palavras chave: tempo livre, recreação, ócio, lúdico, lazer e estudos do lazer. Na Plataforma Lattes consideramos os artigos disseminados em periódicos, os trabalhos completos apresentados em eventos, os livros e os capítulos de livros. Os títulos localizados estão sendo catalogados em Banco de Dados eletrônico disponibilizado on line a toda a comunidade científica. O sistema permite a produção de listagens por palavras chave, e gráficos organizados cronologicamente, por autor, por editora, por palavra chave, entre outros cruzamentos conforme programação prévia.

RESULTADOS:
O crescimento desta produção, a partir da década de 1970, decorre: da política promovida pelos Sistemas CAPES/CNPq; da relevância que a problemática do lazer assume no século XX; da diversidade de áreas do conhecimento que se dedicam aos estudos desta problemática e de instrumentos de disseminação utilizados para a veiculação desta produção. No entanto, sua deflagração, no início do século XX, está associada à preocupação com a ocupação do tempo livre da classe trabalhadora. O levantamento efetuado permite a produção de gráficos que retratam o fluxo desta produção no Brasil, os períodos históricos nos quais se intensifica, as temáticas e problemáticas privilegiadas pelos estudiosos em cada período histórico, o levantamento dos autores mais produtivos e citados e indicações de problemáticas ainda não tratadas até o momento. Estes dados têm permitido a produção de conclusões quanto aos períodos nos quais a produção ocorre, às preocupações que a estão motivando, as temáticas privilegiadas e os momentos históricos nos quais aparecem, os referenciais teóricos aos quais os autores têm recorrido, entre outros cruzamentos que estão possibilitando um conhecimento minucioso e uma crítica rigorosa quanto à sua relevância, papel e contribuição para a compreensão da problemática do lazer.

CONCLUSÕES:
O projeto conduzido pelos Grupos MHTLE e LEPEL tem permitido reconhecer a produção existente apontando seu eixo condutor. O levantamento de trabalhos completos disseminados, efetuado a partir (1) das obras referidas pelos autores que produzem conhecimento em estudos do lazer no Brasil; (2) das informações prestadas nos currículos da Plataforma Lattes; (3) dos acervos disponibilizados on line pelas Bibliotecas Públicas, catalogamos um volume de 2700 trabalhos publicados entre os anos de 1891 e 2007. Estes trabalhos foram disseminados em periódicos e eventos relacionados às áreas sociologia (do lazer e do trabalho), direito (trabalhista, referindo-se ao repouso semanal, em feriados e anual), filosofia, história, geografia, administração, economia, arquitetura e urbanismo, matemática, enfermagem, turismo e hotelaria, educação física (recreação e lazer), antropologia cultural, pedagogia (educação lúdica, educação para e pelo lazer), psicologia entre outras ainda não mapeadas, atravessados pela preocupação com a ocupação do tempo livre, metamorfoseada conforme as demandas objetivas de cada período. A catalogação desta produção está viabilizando sua popularização para além dos grupos de pesquisa, abrindo possibilidades para a realização de diversos projetos.

Instituição de fomento: PICDT - CAPES



Palavras-chave:  Estudos do Lazer, Produção do Conhecimento, História da Educação

E-mail para contato: emmpeixoto@yahoo.com.br