60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia

COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE DE ARTRÓPODES ASSOCIADA À MACRÓFITAS AQUÁTICAS NO PERÍODO DE CHEIA E VAZANTE DO PANTANAL MATO-GROSSENSE

Rogério Conceição Lima dos Santos1
Wesley Oliveira de Sousa1
Marinêz Isaac Marques1

1. Universidade Federal de Mato Grosso


INTRODUÇÃO:
Este estudo teve como objetivo avaliar composição da comunidade de artrópodes associada às macrófitas aquáticas no período de cheia e vazante na região do Pantanal de Barão de Melgaço-MT. Os aspectos da estrutura da comunidade de artrópodes foram relacionados com as variáveis físicas do sistema como O2, pH e condutividade.

METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas durante o período de cheia (março/2007) e vazante (maio/2007), em 10 baías ao longo do rio Cuiabá. A partir do ponto sorteado foram realizadas 3 coletas empregando–se uma gaiola de alumínio modelo VIEIRA & ADIS (1992). Em campo, era realizada uma triagem prévia e separação do material coletado em dois estratos, submerso (raízes) e aéreo (parte vegetativa).

RESULTADOS:
Foram coletados 4.362 indivíduos durante as duas fases amostradas distribuídos nas classes Insecta (13 ordens) e Arachnida (2 ordens), tendo larvas de Diptera (1.737 ind.; 40,2%), Acari (1.012 ind.; 23,4%) e adultos de Coleoptera (556 ind.; 12,9%) como os táxons mais representativos. Durante a vazante obteve-se 2.731 indivíduos. Deste total, 2.502 (91,6%) encontravam-se no estrato submerso, e apenas 229 (8,4%) no estrato aéreo. No período de cheia, 1.631 indivíduos foram amostrados, sendo 1.390 coletados no estrato submerso, enquanto no estrato aéreo, somente 241 artrópodes foram amostrados.O grande número de artrópodes obtidos no estrato submerso sugere que seja um ambiente que apresente condições ideais de concentração de nutrientes e oxigênio dissolvido, e ainda de recursos alimentares, já o estrato aéreo talvez seja mais utilizado por indivíduos adultos, como substrato para oviposição.

CONCLUSÕES:
Assim pode-se afirmar que as macrófitas aquáticas subsidiam uma quantidade considerável de oxigênio para a fauna, e possibilita aos seus colonizadores deslocamento e local para postura, proporcionando condições para a sobrevivência de muitos grupos animais.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Artrópodes, Macrófitas, Pantanal

E-mail para contato: rogeriobiologia_ufmt@yahoo.com.br