60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

A ESPACIALIDADE DO ENSINO BÁSICO PRIVADO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: EDUCAÇÃO E CRISE

Guilherme Macedo Pascal1
Marcos Bernardino de Carvalho2

1. Departamento de Geografia - PUC-SP
2. Prof°.Dr. - Departamento de Geografia - PUC-SP


INTRODUÇÃO:
A partir da representação cartográfica da localização de escolas de ensino fundamental e médio no Município de São Paulo, discute-se a concentração das Instituições na região chamada “centro expandido” , local onde concentram-se maior renda, escolaridade e infra-estrutura do município, resultado do processo de urbanização da capital paulista. Discute-se na pesquisa os contrastes que se apresentam nessa espacialidade sendo demonstrados pela área do ensino entre ensino privado, na região central, e ensino público, nas regiões periféricas. Posteriormente a pesquisa demonstra o avanço que ocorreu ao longo da década de 1990, em função de benefícios fiscais, nessas instituições e a diminuição do crescimento demográfico da classe média resultando numa crise que se instalou em algumas instituições, gerando fusões, crise, diminuição de alunos e falências.

METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos ao longo da pesquisa que utilizarão de análise bibliográfica, interpretação de mapas e dados estatísticos podem desencadear em análises superficiais dos fenômenos já que esses poderiam possuir uma constelação de interpretações.Sendo assim, pretendo analisar pelo método dialético a temática pesquisada.

RESULTADOS:
Nessa pesquisa, ainda em andamento, já foi realizado o mapeamento das instituições públicas e privadas na cidade de São Paulo. Nesse mapeamento foram selecionadas todas as escolas públicas da cidade e cerca de 1200 instituições privadas. Foi realizado também uma discussão em torno da classe média e como poderíamos localizá-la em função da renda, escolaridade e patrimônio.

CONCLUSÕES:
De fato, comprovou-se uma concentração de instituições privadas na região do centro expandido de São Paulo e uma diminuição dos jovens em idade escolar na classe média.

Instituição de fomento: Capes



Palavras-chave:  Ensino Privado, Espacialidade, Geografia

E-mail para contato: guilhermepascal@yahoo.com.br