60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

EFICÁCIA DA AROMATERAPIA NA DIMINUIÇÃO DE NÍVEIS DE ESTRESSE E ANSIEDADE EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE

Cassandra Santantonio de Lyra1
Larissa Sayuri Nakai1, 3
Amélia Pasqual Marques1, 2

1. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
2. Orientadora
3. Colaboradora


INTRODUÇÃO:
As chamadas terapias complementares, dentre elas a aromaterapia, são cada vez mais adotadas como tratamento de diversos distúrbios. Apresentam baixo custo, poucos efeitos colaterais, são de fácil acesso à população porém pouco utilizadas. No âmbito universitário, principalmente nos cursos da área da saúde, é elevado o número de alunos com sintomas de estresse e ansiedade. Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia da aromaterapia na diminuição dos níveis de estresse e ansiedade em estudantes dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO) da FMUSP. A diminuição de níveis de estresse e ansiedade pode colaborar para um melhor desempenho e aproveitamento acadêmicos dos alunos. Por seu baixo custo, as terapias complementares são mais acessíveis e têm poucos efeitos colaterais. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia da aromaterapia na diminuição dos níveis de estresse e ansiedade em estudantes dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO) da FMUSP.

METODOLOGIA:
Numa primeira fase, participaram do estudo 228 alunos de graduação da FOFITO, sendo 199 do sexo feminino e 29 do sexo masculino, com idade entre 17 e 29 anos, média (21,1±2,1). O nível de estresse foi avaliado através da Lista de Sintomas de Stress (LSS), composto por 60 questões, com pontuação total entre 0 e 180 e com a classificação de estresse: nulo (0 a 11), leve (12 a 28), moderado (29 a 60), alto (61 a 120) e altíssimo (121 a 180). Já o nível de ansiedade foi avaliado com o Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE), que consiste em duas listas de 20 afirmações, com pontuação entre 20 e 80 e classificação de ansiedade: baixa (20 a 32), média (33 a 49) e alta (50 a 80). Da amostra total, dentre os sujeitos que apresentavam níveis de estresse alto ou altíssimo e de ansiedade moderado ou grave, foram sorteados 36 participantes e divididos em dois grupos: Grupo Aroma (n=18) que recebeu tratamento para estresse e ansiedade que consistiu de inalação com uma sinergia aromaterapêutica específica (2 gotas em 5ml de soro fisiológico), utilizando um inalador elétrico e Grupo Controle (n=18) que não recebeu tratamento. O tratamento teve duração de um mês totalizando sete sessões de 10 minutos cada. Foi realizada análise estatística descritiva com nível de significância de 5% (p=0,05).

RESULTADOS:
Foram encontrados altos níveis de estresse e ansiedade nos alunos de graduação da FOFITO e mais de 80% apresentaram níveis de estresse médio ou acima e ansiedade (traço e estado) moderado ou acima. Em média, os alunos de Fisioterapia tiveram níveis mais baixos de estresse e ansiedade em comparação com os da Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, esta última com os maiores escores de estresse. Os alunos, em média, tiveram aumento progressivo de níveis de estresse e ansiedade até o terceiro ano, havendo diminuição desses níveis do terceiro para o quarto ano. Após a intervenção, o Grupo Aroma apresentou diminuição média de 21±23 de níveis de estresse, 7±7 de ansiedade-traço e 10±11 de ansiedade-estado, o que foi estatisticamente significante (p=0,007, p=0,023 e p=0,006, respectivamente). Já o Grupo Controle apresentou uma melhora de 8±15 de estresse, 3±7 de ansiedade-traço e 0±10 de ansiedade-estado, e não foi significante estatisticamente (p=0,162, p=0,421 e p=0,960, respectivamente).

CONCLUSÕES:
Há altos níveis e queixas importantes de estresse e ansiedade nos alunos de graduação da FOFITO-FMUSP. A aromaterapia reduziu os níveis de estresse e ansiedade nos alunos, mostrando-se uma ferramenta útil para auxiliar os alunos durante a fase universitária. Porém há necessidade de mais estudos com amostras maiores, maior tempo de seguimento e que também avaliem a qualidade de vida e desempenho acadêmicos dos alunos ao longo da graduação, a fim de avaliar se a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade tem um efeito significativo no desempenho e aproveitamento acadêmico dos alunos.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Estudante, Estresse, Ansiedade

E-mail para contato: cassandra.s.lyra@gmail.com