60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo

O CURSO DE PEDAGOGIA SOB O OLHAR DOS ALUNOS CONCLUINTES: UM ESTUDO DE CASO

Ana Cristina Medeiros dos Santos1
Grinaura Medeiros de Morais1, 2

1. Departamento de Estudos Sociais e Educacionais/UFRN
2. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Este trabalho se propõe à exposição de elementos para a discussão do Curso de Pedagogia do CERES-UFRN, à luz do conhecimento dos alunos concluintes acerca do que pensam sobre a formação que receberam e sua inserção no campo de trabalho, enquanto pedagogos com formação em nível superior. Para tanto, trás em seu interior uma reflexão elaborada sobre os componentes curriculares que embasaram a formação dos alunos, os objetivos e perfis a que se propunha o projeto de formação e as novas propostas que emergiram mais recentemente sobre a formação desse profissional, a saber, o novo Projeto Político-Pedagógico (PPP) implantado no ano de 2008. A implementação deste está sendo vislumbrada no âmbito da pesquisa, observação e análise, onde pretendemos acompanhar seu processo de instauração, através de uma avaliação contínua. Portanto, ao optamos por trabalhar neste momento com a turma concluinte 2008.1, fazemos uma ponte entre o “antigo” e o atual currículo do curso. As questões que norteiam nossos objetivos dizem respeito aos seguintes pontos: Que visões esses profissionais têm do campo educacional e de sua área de atuação no meio social? Que opiniões constroem a respeito das relações teoria-prática em sua formação? Que importância denota a matriz curricular na qual estão inseridos?

METODOLOGIA:
Ao elencarmos estas problemáticas, buscamos respostas em questionários objetivos com indagações que remetiam à problemática supracitada, bem como os motivos que os levaram à escolha da profissão. Os mesmos foram elaborados e aplicados mês de dezembro de 2007, juntamente com os demais que foram direcionados aos outros períodos e que, juntamente com os primeiros, integram a pesquisa intitulada O curso de Pedagogia e os trâmites de implementação e avaliação do novo projeto: perspectivas e prospectivas. Abordamos os discentes não de forma individualizada, mas chegamos às salas de aula, pedimos permissão ao docente e distribuímos os questionários objetivando que fossem respondidos naquele instante. Adotamos esse procedimento por considerá-lo mais eficaz, uma vez que se tornaria mais complexa a criação de subsídios por parte do público alvo da pesquisa que proporcionassem subterfúgios com relação à resposta dos mesmos. Os questionários analisados neste trabalho contêm onze perguntas e foram respondidos por quinze discentes, cerca de 43% da turma. A tabulação e análise dos mesmos, nos permite traçar um perfil, ainda que com tracejo leve, das perspectivas e prospectivas dos profissionais que irão ingressar no mercado de trabalho nesse ano de 2008.

RESULTADOS:
De acordo com as questões que permeiam nossa pesquisa obtivemos um relevante banco de dados. Assim, 47% dos questionários não deixam claros os motivos que os levaram a optar pelo curso de Pedagogia. A mesma percentagem pretende seguir carreira no âmbito educacional, o que corresponde a quase metade dos entrevistados. 87% nos mostram a construção de uma imagem do fazer pedagógico que se remete à discussão de realidades múltiplas e, portanto, que aborda variadas temáticas, campos de estudo e atuação. Quanto a matriz curricular, uma média de 67% a percebe como adequada à formação de profissionais situados com as necessidades educacionais contemporâneas. As opiniões apresentam-se bastante divididas no que compete às relações teoria-prática no currículo: aproximadamente 40% afirmam que as aulas teóricas encaminham para as práticas consolidando uma visão associativa das mesmas (CANDAU, 2002). 33% acreditam que o curso propõe uma metodologia que trabalha as duas dimensões separadamente, o que constitui uma visão dissociativa, (CANDAU, 2002). Com relação aos estágios, 60% dos entrevistados responderam que são práticas que complementam o aparato teórico do curso. Este último dado comprova novamente a visão associativa em relação à teoria-prática.

CONCLUSÕES:
A análise dessa amostragem nos possibilita a construção de uma imagem dos formandos permeada por contentamentos e descontentamentos a respeito da política pedagógica do curso. Levando em consideração que menos da metade da turma respondeu os questionários, já que nem todos se encontravam na sala no momento em que foram abordados, os discentes mostram-se relativamente satisfeitos com a matriz curricular. Uma das problemáticas mais relevantes concentra-se na questão das relações teoria-prática, trabalhadas no Projeto Político-Pedagógico no qual estão inseridos. Além disso, percebemos que há uma busca constante pelo emprego, seja na área educacional, seja em áreas distintas. São fatos que nos despertam para expectativas que clamam por mudanças empreendedoras, centradas em um processo de formação que interaja com outros ambientes sociais. Essas modificações proporcionarão suportes que direcionarão a uma formação mais ampla do profissional pedagogo, oferecendo-lhe subsídios para atuar em âmbitos formais, não-formais e informais da educação e, sobretudo, que cogite a teoria e a prática segundo uma visão unitária (CANDAU, 2002), que concebe seu trabalho conjunto. Remeter-se a estas problemáticas é um dos objetivos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) implantado neste ano de 2008.

Instituição de fomento: CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação, Currículo, Projeto Político-Pedagógico

E-mail para contato: annacrissantos@yahoo.com