60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO POLÍTICA: ENTREVISTA COM LÍDERES DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

Raquel Mendes de Oliveira1
Artemis Torres2

1. Graduanda de Serviço Social - Departamento de Serviço Social - UFMT
2. Profª Drª - Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMT - Orientadora


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa faz parte do Projeto Democracia em discursos de educadores, cujo principal objetivo é “compreender o modo como se apresentam, em distintos loci de produção da educação, as concepções de democracia”, por meio de identificação e análise de ambigüidades, contradições e recorrências em discursos escritos e orais de lideranças e militantes das ONGs. Optou-se por selecionar, no âmbito da sociedade mato-grossense, organizações não governamentais voltadas para as camadas populares, que, como entidades de direito público, sem fins lucrativos, realizam trabalho voluntário de preparação de educadores populares e de lideranças dos movimentos sociais. A necessidade de compreender as concepções que fundamentam as práticas educativas surgiu do reconhecimento de controvérsias acerca do estatuto político e da dimensão democrática de políticas e práticas educacionais presentes nessas instâncias organizadas da sociedade civil. Parte-se da suposição de que nas organizações civis as práticas sociais se alimentam de projetos distintos de democracia e que, em ONG envolvidas com as camadas populares da sociedade, têm-se produzido formas renovadas de participação social (GOHN, 2003), com vistas à construção do espaço público e ao exercício da cidadania.

METODOLOGIA:
Esta pesquisa abrange dois momentos de investigação: um de tipo bibliográfico e outro de tipo empírico. No primeiro momento, tendo como focos os temas democracia e educação, realizou-se o levantamento de fontes, seleção e organização de referências bibliográficas; catalogação e registro em banco de dados do GPMSE; pesquisa bibliográfica dos conceitos de democracia e da sua presença no pensamento educacional. Foram lidos e submetidos à discussão, no Grupo de Pesquisa, vários textos informativos sobre concepções de democracia em geral (CARNOY, 1988; SOUSA SANTOS, 2003; PATEMAN, 1992). Foram produzidas resenhas, sínteses e artigos, em processo coletivo de trabalho, distribuindo-se tarefas entre os pesquisadores. Para essa produção coletiva do marco teórico do projeto contou-se com reuniões semanais do GPMSE, nas quais foram explicitadas as dúvidas e debatidas e confrontadas interpretações sobre os textos. O segundo momento, da pesquisa empírica, que ainda não entrou em fase de execução, consiste em trabalho de campo, envolvendo elaboração, teste e aplicação de instrumentos; seleção de alguns casos, realização de entrevistas complementadas com análise de documentos.

RESULTADOS:
Ao longo do primeiro ano da pesquisa, a ampliação da discussão sobre o conceito de democracia no sub-projeto em questão gerou alguns resultados preliminares: o mapeamento teórico desse conceito, que possibilitou a identificação de distintas concepções; e, ao lado dessa tarefa de mapeamento, procedeu-se a uma incursão em estudos sobre ONGs, especialmente tendo em vista aquelas que se constituem como instâncias de educação política, pretendendo atuar propositivamente por meio de práticas contra-hegemônicas. Nesse sentido, procurou-se uma aproximação e aprofundamento de concepções de democracia que pudessem ter importância para o reconhecimento desse tipo de prática.

CONCLUSÕES:
Até o momento, o estudo possibilitou perceber que as diferentes tentativas de definir a democracia foram disputadas por várias correntes ideológicas. A corrente liberal, por exemplo, até o século XX era contrária a democracia e revisou sua posição reivindicando o estatuto de liberal-democracia por dois motivos principais: após descobrir o valor e o peso atribuído a ele pela sociedade e para ceder as pressões populares. Contudo, tal interesse, além de reduzir o caráter original subversivo da democracia, mostrou-se apenas formal bastando as eleições periódicas com revezamento da elite no poder para a concretização do processo democrático. Por outro lado, correntes socialistas apresentam-se como a principal alternativa contra-hegemônica, reconhecendo a democracia na sua esfera social e econômica e questionando sua suposta compatibilidade com o capitalismo. Nessa perspectiva, os valores democráticos devem necessariamente implicar a participação de todos na apropriação dos bens coletivamente criados. Os achados até este momento da pesquisa levam a supor que a concepção socialista terá maior poder explicativo para as práticas educativas as quais, segundo as investigações produzidas em Mato Grosso, permeiam as ONGs populares.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Democracia, Educação Política, Organização Não Governamental (ONG)

E-mail para contato: raquelmeu@hotmail.com